Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31

Seis décadas do Colégio Dom Bosco
No dia 25 de maio de 1958, há 60 anos portanto, a jovem Maria Izabel Pereira Rodrigues, natural de uma família de grandes educadores, unia-se às amigas educadoras Maria de Lourdes Arôso Mendes e Maria Amélia Mendes, para fundar um moderno Jardim de Infância, “O Pequeno Polegar”. Começava ali um amplo e bem-sucedido grupo de educação, que depois, D. Maria Izabel levaria adiante com apoio de uma competente equipe.
Mas o sonho da jovem e visionária professora Maria Izabel ganhou também envolvimento de toda a sua família: o marido Dr. Luiz Pinho Rodrigues, as filhas educadoras Ceres e Elizabeth, e, atualmente, as netas que estão na terceira geração do Grupo Dom Bosco. Todos abraçaram com igual paixão e devoção a essência da escola idealizada pela sua fundadora.
Um ambiente acolhedor e inovador, repleto de arte e onde a aprendizagem acontece de forma instigante e prazerosa. Uma escola integrada com as famílias de seus alunos, uma instituição que valoriza seus docentes e prioriza a formação continuada de seus colaboradores.
Ao longo de seis décadas, o Dom Bosco inovou na pedagogia, nas artes, nos eventos, nos festivais de música que marcaram época. E ficaria conhecido como “um caminho para a Universidade”, pela alta aprovação de seus alunos em vestibulares de todo o país, o que mantém até hoje.
O Dom Bosco se tornou também uma potência do esporte amador, revelando grandes talentos em diversas modalidades. E acima de tudo, tem formado grandes lideranças e exímios profissionais nas mais diferentes áreas.
Referência nacional em educação (em 2003, recebeu a Medalha Darcy Ribeiro de Educação da Câmara dos Deputados), o Grupo Dom Bosco é também um modelo exitoso de empresa familiar que não para de crescer, inovar e ousar. Mas, agora, de forma bem mais ampla, com uma gestão profissional e compartilhada, sempre voltada para seus alunos e colaboradores.
Hoje, a sede da escola, no Renascença, amanhece festiva, com ampla programação cultural e educativa. E as celebrações estendem-se ao longo do ano, com projetos relevantes como a modernização da sede e outras surpresas mais.

Várias atividades
Dois grandes eventos marcarão as atividades do Grupo Crescimento, no dia 30 de maio. Às 17h, acontecerá a abertura da Simulação da ONU Crescimento, evento voltado para alunos do ensino médio e universitários de instituições particulares e públicas do Maranhão.
Às 19h30, o navegador e escritor brasileiro Amyr Klink, proferirá palestra com o tema “A importância do socioemocional na superação dos desafios da vida”, para pais de alunos das Escolas Crescimento, unidades Renascença e Calhau, e Maple Bear São Luís.
A palestra faz parte das atividades da disciplina Laboratório Inteligência de Vida, que trabalha as habilidades socioemocionais dos estudantes do Crescimento.

Camisa de força
O governo federal promete cortar impostos sobre a gasolina para tornar mais barato o preço nos postos.
Acrescenta, porém, que precisará compensar, aumentando tributos em outras áreas.
Nada estranho para um país submetido à camisa de força das despesas fixas e com déficit anual próximo de 200 bilhões de reais no orçamento, sem contar os 400 bilhões do pagamento de juros para rolar a dívida pública.
Resultado da loucura de gastar, por décadas, muito mais do que arrecadou.

Voracidade
As mandíbulas dos governos funcionam, sobretudo em serviços indispensáveis para a população como telefonia e energia elétrica.
Em relação aos combustíveis, a mordida também é forte: os tributos são ICMS; 16 por cento da Cide e do PIS/Cofins, além de outros.
Só Piauí e Rio de Janeiro cobram mais ICMS na gasolina do que o Maranhão.

Efeitos perversos
A greve dos caminhoneiros sempre é a mais violenta e de maiores reflexos. Começou com a corrida aos postos de abastecimento, que esgotaram os estoques.
Antes disso, houve elevação oportunista e irresponsável dos preços.
Começa a faltar combustível para os aviões decolarem. Supermercados não recebem produtos. Caminhões que transportam lixo para aterros sanitários pararam.
A lista vai longe.

Duro de roer
Animal de estimação deve ser considerado parte da família? Os ministros do STJ discutem o tema em uma ação que pede a guarda compartilhada de um pet.
O ex-marido procurou a Justiça para ter o direito de visitar uma cadela comprada enquanto ainda era casado.
Por enquanto, o placar é de 2 a 1 para a guarda compartilhada. O ministro Marco Buzzi pediu vista.
De Gaulle tinha razão.

Encontro de Gigantes
O tradicional “Encontro de Gigantes”, evento que integra o calendário anual de grupos de bumba meu boi, começa amanhã, na Praça Maria Firmina, no bairro da Camboa, em São Luís. O evento será realizado na área sob a ponte Bandeira Tribuzi. Haverá apresentação do Cacuriá da Vila Gorete e show com Juarez Sousa e maestro Nonato Silva, tocando toadas em ritmo de bolero. Em seguida, se apresentará o Boi de Morros, Roberto Ricci, Boi da Maioba e os cantadores do sotaque de matraca.

TRIVIAL VARIADO

Levantamento do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação demonstra: entre os 30 países com maior carga tributária, o Brasil continua sendo o que proporciona o pior retorno em serviços à população.

No para-choque de um caminhão parado ontem no Mercado Central: “A diferença entre um credor e um devedor é que o primeiro tem a memória muito melhor.”

Eleito para o mandato 2018-2021, o ex-prefeito de Saldanha Marinho (RS), Glademir Aroldi, assumiu o comando da Confederação Nacional de Municípios (CNM). Aroldi substitui o também gaúcho Paulo Ziulkoski, que liderou a instituição por 21 anos.

Retorno: a volta dos que não foram. Geraldo Alckmin patina nas pesquisas e João Doria passa, mais uma vez, a ser cogitado para a eleição presidencial.

O Presidente da República Michel Temer acaba de anunciar uma redução de 25% no litro da gasolina, a partir 01/06/2018. O litro irá para 750ml.

Estão na África os países mais interessados na Copa do Mundo. Pelo menos durante a última semana. É lá que o termo foi mais procurado nos buscadores do Google. A análise é feita com base no total de pesquisas realizadas em cada região.
A maioria das lojas de São Luís ainda não entrou no clima. Faltando pouco mais de duas semanas para o início da Copa do Mundo na Rússia, pouco se vê de decoração verde e amarela nas vitrines.

Prévia da inflação oficial do país, o IPCA-15 mostrou ontem que os combustíveis sobem bem mais do que o índice geral. A alta é seis vezes superior. No ano, o diesel teve o maior aumento, de 7,10%.

Hoje é dia de abraçar um empresário que faz sucesso pela dedicação e amor à atividade que escolheu: Reges Gomes Fialho, no dos restaurantes Cabana do Sol, está mudando de idade.

DE RELANCE

Crescimento na construção
De acordo com a Sondagem da Indústria da Construção Civil do Maranhão, elaborada pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) e Confederação Nacional da Indústria (CNI), no mês de março, o setor da construção registrou aumento de 4,9 pontos em relação ao mês anterior, e alcançou a faixa de 39,3 pontos. No entanto, o índice ainda permanece a 10,7 pontos do considerado satisfatório. A elevação das expectativas para os próximos seis meses (+5,5), somada ao aumento do número de empregados, de 34,4 pontos em fevereiro para 45,6 pontos em março, indica uma possível retomada do setor para os próximos meses.

Estatal só olha seu umbigo
A variação diária no preço dos combustíveis, determinada pela direção da Petrobras, que não consulta ninguém, ajudou a criar a crise. O ministro Eliseu Padilha tentou livrar o presidente da estatal, Pedro Parente, dizendo que ele não corre risco, “mas que o cargo é de confiança de Temer”. Seu colega Carlos Marun, conhecido como atropelador, declarou que “há razão na reivindicação dos caminhoneiros”. Parente pode deixar as gavetas de sua mesa abertas. De repente, precisará limpá-las. O setor de telecomunicações também sofre excessiva tributação, que fica em torno de 47 por cento. Há Estados, como Rondônia, onde chega a 70 por cento.

Gastronomia maranhense no RJ
O chef executivo do Grupo Mateus, Luciano Rosa, está representando o Maranhão na primeira edição do Santander Delícias do Brasil, onde renomados Chefs nacionais estão reunidos para oferecer pratos exclusivos, inspirados na fascinante cultura gastronômica brasileira. Conhecer o Brasil através dos sabores de nossa terra. Esse é o lema do evento, que reúne ambientes intimistas e uma seleção musical bem carioca em um dos maiores cartões postais da cidade: o Jockey Club Brasileiro, na Gávea. O evento segue até domingo.

Homônimas
Uma mulher chamada Dilma entrou com uma ação na Justiça paulista para trocar de nome. Argumenta ser vítima de bullying desde 2015, quando começaram as críticas mais contundentes à ex-presidente e ao Partido dos Trabalhadores. “A partir de então, as brincadeiras passaram a ser mais frequentes e menos lúdicas” – afirma na ação. A Dilma anônima já sabe como quer se chamar: Manuela. Uma homenagem ao pai, Manuel, já falecido.

Opção à espera do Planalto
Enquanto o país espera do governo uma solução para a crise dos combustíveis, o mesmo governo tranca a evolução de uma alternativa à gasolina e ao diesel. Prometida desde o ano passado, segue estacionada a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para veículos elétricos. Hoje, automóveis flex comuns, por exemplo, têm alíquota de 7%, mas nos elétricos puros chega a 25% e, nos híbridos, a 13%.

Opção à espera do Planalto 2
É uma opção ainda longe de ser massificada, mas não há razão para o Planalto sentar em cima do incentivo a essa nova tecnologia que cada vez mais ganha terreno nos EUA, na Europa e na China. Tanto para carros de passeio quanto para caminhões e ônibus, embora ainda existam gargalos, como os pontos de recarga em rodovias e o custo da tecnologia. O número de veículos é muito pequeno em relação ao total da frota. Assim, a perda de arrecadação seria microscópica.

Situação de Alckmin
Por que o tucano Geraldo Alckmin não decola? Estaria ele gravemente ferido pelas estrepolias de Aécio Neves ou o noticiário requentado para a ocasião, ou pelo envolvimento dele com a Lava Jato? Ou foi o apoio do PSDB a Temer que melou o partido. Ou é o conjunto da obra? Bom lembrar que nos últimos 20 anos os tucanos do PSDB duelaram com o PT de Lula na disputa presidencial. Está três a dois para o PT (duas de Lula e uma de Dilma contra duas de FHC).

Situação de Alckmin 2
E Alckmin, que disputou e perdeu para Lula em 2006, nas quatro pesquisas até agora realizadas só emplacou os dois dígitos no Ibope em abril. Também em abril no Datafolha ficou com 7%, 8% no Paraná este mês e 4% na do CNT/MDA também este mês.

Para escrever na pedra:
“Não se importe com o que vão pensar de você, faça o que você quiser e procure apenas a sua felicidade”. De Katy Perry.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.