Modernidade

Hospital São Domingos terá UTI 5 com alta tecnologia

Entre os avanços disponibilizados, estão os leitos Progressa, da Hill-Rom, camas inteligentes que dispõem de recursos de segurança e de ergonometria, como informar se o paciente está em condição segura no leito

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31
UTI 5 do Hospital  São Domingos  é dotada do  melhor em tecnologia
UTI 5 do Hospital São Domingos é dotada do melhor em tecnologia (UTI HSD)

O Hospital São Domingos (HSD) inaugurou ontem, 24, a UTI 5, unidade que conta com equipamentos de alta tecnologia para assistência ainda mais avançada ao paciente. E para maior conforto e bem-estar dos pacientes e familiares, os leitos têm janelas amplas e de vidro que garantem a contemplação do ambiente externo, formado por uma praça com confortáveis cadeiras e bancos, jardim, aquário e painéis artísticos com imagens de personagens do folclore do Maranhão. Com a inauguração da UTI de alta complexidade cirúrgica, o HSD passa a ter 55 leitos de terapia intensiva.

De acordo com o coordenador da UTI do Hospital São Domingos, José Raimundo Azevedo, a nova UTI tem o mesmo padrão de atendimento das outras Unidades de Terapia Intensiva Clínica e Cirúrgica do hospital, com o diferencial de avanços nesta, como leito para queimados e a área de convivência.

“Essa nova UTI também conta, como as demais do hospital, com alto nível de segurança e o que há de melhor em tecnologia para o cuidado ao paciente de grande complexidade, que demanda atenção especial”, afirma José Raimundo Azevedo.

Entre os avanços estão os leitos Progressa, da Hill-Rom, camas inteligentes que dispõem de recursos de segurança e de ergonometria, como informar se o paciente está em condição segura no leito, possibilidade da realização de mudanças de posição e exercícios respiratórios de forma programada, sem intervenção da mão humana. Ciclo ergômetros adaptados aos leitos permitem a realização de exercícios ativos e passivos de membros superiores e inferiores pelo paciente evitando problemas futuros, já que normalmente ele fica muito tempo deitado, sem se movimentar.

A conectividade dos leitos ao sistema de gestão de informações TASY propiciam que os monitores de leitos recebam e integrem informações provenientes de todos os sistemas de vigilância de parâmetros fisiológicos, informando aos profissionais de saúde, através do prontuário eletrônico de forma numérica e em gráficos de tendência, as condições do paciente a cada 5 a 15 minutos, identificando anormalidades que demandem imediata intervenção da equipe.

Função cognitiva
A existência das janelas de vidro permite ao paciente ter a visão do Sol e a noção de dia e noite, o que ajuda a preservar a sua função cognitiva. Eles também podem contemplar a paisagem e os grandes painéis coloridos com figuras de personagens do folclore e de pontos turísticos do Maranhão.

A Unidade disporá também de leitos para atendimento de pacientes queimados e pacientes com comprometimento da imunidade que os deixam vulneráveis a adquirir infecções no ambiente hospitalar. São leitos que permitem controle de pressão e temperatura do ambiente para propiciar conforto térmico ao paciente queimado e segurança ao paciente com vulnerabilidade imunológica.

Profissionais
Toda esta tecnologia e conforto se somarão ao time de profissionais que assistirão os pacientes. Todo paciente internado na UTI do Hospital São Domingos é assistido por profissionais com pelo menos 10 anos de experiência e formação especializada, inclusive com titulação da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB).

A solenidade de inauguração da UTI 5 contará com a participação do prof. Dr. Elias Knobel, fundador e Diretor Emérito da UTI do Hospital Albert Einstein, que proferirá palestra com o tema “Passado, presente e futuro da Medicina Intensiva” e da enfermeira Renata Pietro, presidente do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP) e autora dos principais livros de terapia intensiva para enfermeiros editados no Brasil.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.