Defensoria

DPE entrega novas instalações do núcleo regional de S.J. de Ribamar

O novo prédio do núcleo de São José de Ribamar, situado na Avenida Gonçalves Dias, nº 324, Centro, passou por obras de reforma e adaptação.

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31

SÃO LUÍS - O defensor-geral do Estado, Werther de Moraes Lima Junior, inaugurou, nesta semana, as novas instalações do Núcleo Regional da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), na cidade balneária de São José de Ribamar, localizada na Região Metropolitana de São Luís.

Com o serviço implantado no munícipio desde 2001, essa é a segunda mudança de endereço do núcleo da Defensoria de Ribamar. A atual unidade conta com 467,37 metros quadrados, mais que o dobro da sede anterior. Depois de Bacabal e Timon, trata-se do terceiro núcleo regional a receber novas instalações na atual gestão.

Para Werther Lima Junior, isso demonstra a preocupação da Administração Superior de não apenas ampliar a presença da Defensoria no estado, mas também de melhorar as condições das unidades já existentes, que já não suportam mais a demanda crescente.

“Com isso, alcançamos o nosso objetivo de levar cidadania aos maranhenses e promover direitos humanos no estado, conforme preconiza a nossa Constituição Federal, que completa 30 anos. É mais um viés do trabalho realizado pela gestão nos últimos dois anos, na perspectiva de aprimorar e fortalecer o acesso da população carente aos seus direitos”, destacou o defensor-geral em seu discurso, ao fazer agradecimentos ao “time administrativo” da Defensoria, responsável pela concretização do projeto executado em um curto espaço de tempo e menor dispêndio de recurso.

O coordenador do núcleo da DPE de São José de Ribamar, o defensor público Éviton Marques da Rocha, classificou a entrega das novas instalações como uma conquista do povo ribamarense.

“Estou há cinco anos na Defensoria Pública e a cada dia me orgulho ainda mais de fazer parte desta instituição, que se destaca pela acolhida aos seus assistidos. É permanente a nossa preocupação em garantir o conforto e a segurança às pessoas que trazem suas demandas para serem resolvidas conosco”, frisou.

Reforma e adaptação

Antes de ser entregue, o novo prédio do núcleo de São José de Ribamar, situado na Avenida Gonçalves Dias, nº 324, Centro, passou por obras de reforma e adaptação. No térreo, foi estruturada uma ampla recepção com 60 lugares, salas de administração e de atendimento especial. A nova unidade também conta com dependência para oito estagiários, área de apoio, copa-cozinha e serviço. No andar superior, estão as salas dos defensores públicos, além de duas outras, para reunião e outra de apoio.

Representando o movimento social do município, a liderança de comunidades de terreiros Ana Rosa Silva agradeceu à Defensoria pela entrega de uma unidade maior e melhor estruturada. “É uma alegria para nós participarmos de momento tão importante para a nossa população, que já tem a Defensoria como referência na busca por seus direitos”, frisou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.