Imunização

Dia D Municipal de Vacinação contra a Gripe ocorrerá amanhã

Salas de vacina das unidades de saúde estarão abertas das 7h às 12h para receber público-alvo e garantir o cumprimento da meta do Ministério da Saúde, que é vacinar 209.974 pessoas, na capital maranhense

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31
As salas de vacinação nas unidades de saúde estarão abertas, amanhã, das 7h às 12h
As salas de vacinação nas unidades de saúde estarão abertas, amanhã, das 7h às 12h (As salas de vacinação nas unidades de saúde estarão abertas, amanhã, das 7h às 12h)

SÃO LUÍS - Acontece neste sábado, 26, o Dia D Municipal de Vacinação contra a Gripe, que reforça a campanha nacional. A ação será coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e tem como objetivo ampliar o acesso do público-alvo à vacina para garantir a cobertura da meta proposta pelo Ministério da Saúde, que é vacinar 209.974 pessoas, na capital maranhense. As salas de vacina das unidades de saúde estarão abertas das 7h às 12h.

De acordo com a Semus, estão sendo feitas várias ações de mobilização. "Desde que a campanha começou temos a vacina disponível em todas as nossas unidades, estamos indo às escolas para vacinar os professores e os agentes de saúde estão fazendo a busca ativa para alcançar toda a população alvo de suas áreas de abrangência. Mesmo assim, a adesão à vacinação em alguns grupos está abaixo do esperado; por isso, vamos abrir todas as salas de vacina das unidades de saúde neste sábado, das 7h às 12h", informou o secretário municipal de Saúde, Lula Fylho,

Durante o Dia D Municipal será feito um alerta aos pais para conscientizá-los sobre a importância da vacinação da gripe em crianças como o meio de imunização mais eficaz que pode evitar as complicações da doença. De acordo com dados da Superintendência de Vigilância Epidemiológica e Sanitária de São Luís, se destaca especialmente a baixa procura entre as crianças de seis meses a cinco anos. Para reforçar a vacinação neste público, técnicos da Semus estão realizando durante a semana vacinação em creches.

Campanha

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe será encerrada no dia 1º de junho e durante toda a próxima semana a Semus está com uma força tarefa para permitir que pessoas que ainda não tiveram tempo para ir a uma unidade de saúde consigam receber a dose; por isso, o horário de funcionamento das Unidades Mistas e dos centros de saúde Paulo Ramos, Turu, Cohab, Genésio Rego, Liberdade, Bezerra de Meneses, São Francisco, Djalma Marques, Fabiciana, Janaina, Clodomir Pinheiro e Vila Bacanga será estendido até as 18h.

Idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional e portadores de doenças crônicas (como o diabetes) e outras condições clínicas especiais também devem receber a vacina da gripe.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.