Governo Flávio Dino

Agente de Flávio Dino confessa que governo banca propagação de fake news contra adversários

Fabrício de Oliveira, que se identifica como funcionário do governo comunista revela em grupos de troca de mensagens como recebe dinheiro para disseminar notícias falsas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31
Fabrício Oliveira é do PcdoB e recebe do governo para fazer fake new
Fabrício Oliveira é do PcdoB e recebe do governo para fazer fake new (Fabrício Oliveira)

A notícia de fato protocolada nesta semana pelo Partido Verde, na Polícia Federal e Na procuradoria Regional Eleitoral do Maranhão, contém uma segunda grave denúncia sobre a propagação de fake news contra adversários do governador Flávio Dino (PCdoB).

Além do crime eleitoral em si – a partir da disseminação de boato com objetivo político-eleitoral -, o partido político relata que a operação pode estar sendo financiada com recurso público.

A denúncia consta a partir da página 29 do documento entregue à PF e à PRE. Nela, foi incluída uma manifestação de Fabrício de Oliveira, que se identifica como funcionário do Governo do Estado do Maranhão em uma de suas páginas em redes sociais.

Numa discussão em um dos grupos do qual participa, o agente – que aparece em fotos com a camisa do PCdoB – revela como recebe recursos para disseminar informações pró-governo e contra adversários dos comunistas.

“Tiro nota da agência em nome do governo, assim como faço com a câmara (sic)... Minha nota é para o Estado, assim como tiro nota de prestação de serviços para a câmara municipal (sic)”, diz Oliveira.

O fato criminoso do secretário de comunicação, Ednaldo Neves, não é um caso isolado. Há pólos produtores de notícias falsas em todo Maranhão que devem ser investigados com seriedade e rapidez, para que seja elucidado quais são os financiadores de prática nociva ao sistema republicano”Trecho da representação do PV

Para o PV, trata-se da comprovação de que o governo tem financiado a disseminação de fake news no Maranhão.

“Há documentos comprobatórios que levam a concluir que o Sr. Fabrício Oliveira faz parte do grupo de pessoas ligadas ao Governo do Estado que recebe recurso público para produzir e disparar mensagens de conteúdo falso e violadaras da honra (objetiva e subjetiva) daqueles que firmam posicionamento contrário ao Governo Flávio Dino. O fato fora confessado pelo próprio Fabrício em grupo de WhatsApp”, destaca a representação partidária, que acrescenta, ainda, uma série de montagens disparadas por Fabrício Oliveira em diversos grupos de discussão – conduta também atribuída a um segundo denunciado, identificado como Uberlandes Alves.

“O tecido probatório carreado comprova, de maneira categórica e incontestável – trata-se de confissão - que os Senhores Fabrício Oliveira e Uberlandes Alves, ambos residentes em Imperatriz, recebem recursos do Governo do Estado do Maranhão, por meio de agência de publicidade vencedoras de certames, para propagar centenas de matérias falsas e notícias que ataquem a honra, a imagem da candidata adversária do Governador Flávio Dino, com o objetivo de desequilibrar o pleito vindouro”, completa a denúncia.

Avalanche

A representação do partido acrescenta que o uso de dinheiro público pode ser uma das explicações para o que considera “avalanche de ‘fakenews’ veiculadas por meios de comunicação” ligados ao Palácio dos Leões.

Na visão do PV, existe uma rede de rádios e blogs montada no Maranhão e custeada com verba do Estado.

“É de conhecimento público que a ex-Governadora Roseana, pré-candidata ao Governo do Estado do Maranhão vem, diuturna e incessantemente, sendo alvo de avanlache de ‘fakenews’ veiculadas por meios de comunicação alinhados ao Governo do Estado do Maranhão. São centenas de rádios e de blogs, espalhados por todo o Maranhão, que veiculam de forma orquestrada matérias negativas e falsas contra a ex-governadora Roseana e seus aliados com o fito de desequilibrar o processo eleitoral.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.