Crise dos combustíveis

Serviços essenciais à população são afetados pelo desabastecimento

Paralisação dos caminhoneiros já está no quarto dia consecutivo; Postos de combustíveis estão escassos; Alimentos no limite

Daniel Júnior / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31
(CEASA PARALISAÇÃO )

SÃO LUÍS - Postos de combustíveis de São Luís, Região Metropolitana e de cidades do interior do Maranhão estão afetados pelo desabastecimento dos produtos, devido à paralisação realizada por caminhoneiros, que está no quarto dia consecutivo e ocorre no Estado e em todo o país. Além disso, a presidência da Central de Abastecimento (Ceasa) já sinalizou que alimentos essenciais poderão faltar nas prateleiras.

Nas cidades de Caxias, Bacabeira, Balsas e Imperatriz também há falta de combustíveis em vários postos. “Tentei viajar hoje para o interior, mas não fui porque não consegui abastecer o meu veículo com gasolina. Trabalho com vendas e preciso viajar, mas não vou mais”, relatou o vendedor Francisco, enquanto tentava abastecer em um posto na Ponta d’Areia, em São Luís.

Conforme João Rolim, presidente da junta governativa do Sindicato dos Revendedores de Combustíveis do Maranhão (Sindcombustíveis-MA), desde a última quarta-feira (23), não houve a entrada de nenhum caminhão com combustíveis em São Luís.

Alimentos:

"Se até amanhã não chegar nada é capaz de que na segunda-feira, não tenha mais os produtos considerados essenciais como cebola, tomate e batata nas prateleiras. Fica difícil até para fazer novos pedidos porque os produtores não estão querendo carregar os caminhões com medo do que eles vão encontrar pelas estradas e também não temos ideia de como estão esses produtos que deveriam estar vindo para cá, qual é a qualidade deles”, afirmou Milton Gadelha, presidente da Ceasa.

Transporte coletivo:

De acordo com o Sindicado das Empresas de Transporte de São Luís, as empresas Ratrans e Taguatur já formalizaram que vão diminuir a frota de veículos nesta sexta (25) por causa da falta de combustível.

Aeroporto:

De acordo com a Infraero, o Aeroporto Internacional Marechal Hugo da Cunha Machado, em São Luís, opera normalmente e não há previsão de cancelamento e atraso de voos por conta da falta de combustível nas aeronaves.

Rodovias bloqueadas no MA:

Até as 15h25 desta quinta-feira (24), a Polícia Rodoviária Federal no Maranhão (PRF-MA) registrou pontos de bloqueio em estradas do estado nos seguintes locais:

São Luís - km 5 da BR-135 e Kms 2, 6 e 16 da Avenida dos Portugueses.

Cidelândia - km 299,5 da BR-010

Estreito - km 131 da BR-010

Balsas - kms 398 e 406 da BR-230

Caxias - km 544 da BR-316

Imperatriz - km 246 da BR-010

Açailândia: Km 662 da BR-222.

São Domigos do Azeitão - km 216 da BR-230

Grajaú - km 413 da BR-226

Bacabeira - BR-135

Fonte: PRF-MA

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.