Luto

Sérgio Ferretti será sepultado hoje no Parque da Saudade

O antropólogo e docente da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) morreu vítima de uma parada cardiorrespiratória na madrugada de quarta, segundo familiares; o corpo de Ferreti foi velado ontem na Pax União

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31

SÃO LUÍS - Será enterrado, às 10h de hoje, no cemitério Parque da Saudade, no bairro do Vinhais, em São Luís, o corpo do antropólogo Sérgio Ferretti, professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), que morreu na madrugada de ontem, 23, vítima de uma parada cardiorrespiratória, de acordo com familiares.

O corpo de Ferretti foi velado durante todo o dia de ontem na central de velórios Pax União, no centro de São Luís. Familiares e amigos estiveram presentes para homenageá-lo. “Ferretti representou muitos ganhos e ensinamentos para a comunidade científica do Maranhão. Grandes contribuições para a cultura maranhense, principalmente no que se refere a estudos sobre festas populares e religiões. Uma perda irreparável para todos nós”, externou, com tristeza, Joila Moraes, presidente da Comissão Maranhense de Folclore, a qual Ferreti exerceu o mesmo cargo por muitos anos.

Graduado em história e museologia, Sérgio Figueiredo Ferretti era mestre e doutor em antropologia. Natural do Rio de Janeiro, foi professor emérito da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), onde foi coordenador da graduação em ciências sociais e do programa de pós-graduação em políticas públicas e ciências sociais. Entre outros temas, Ferretti pesquisou o sincretismo religioso nos cultos afros, a herança cultural africana e suas manifestações na cultura popular maranhense. Colaborou com a sua pesquisa sobre a Casa das Ninfas para o tombamento daquela instituição. Sérgio Figueiredo Ferretti tinha 80 anos e era casado com a também professora e antropóloga Mundicarmo Ferretti.

Pesar

Sensibilizada com o falecimento do professor Sérgio Ferretti, a ex-governadora Roseana Sarney divulgou uma nota de pesar:

"Recebi, com imensa tristeza, a informação sobre o falecimento do Professor Doutor Sérgio Figueiredo Ferretti. Doutor em Antropologia, com formação em História e Museologia, Sérgio Ferretti contribuiu para a formação de gerações de profissionais em ciências humanas e sociais nas universidades estadual e federal do Maranhão e é reconhecido pela comunidade acadêmica e científica pela importância dos seus estudos sobre cultura, folclore e religiosidade populares. Sua morte é uma grande perda para o Maranhão.Portanto, os meus mais sentidos pêsames à sua querida esposa, a também Professora e Antropóloga Mundicarmo Ferretti, e a todos os seus familiares e amigos".

O Governo do Maranhão também divulgou, por meio das Secretarias de Estado da Cultura e Turismo (Sectur) e da Igualdade Racial (Seir), nota de solidariedade na qual lamenta a morte do professor Ferretti e se solidariza com a antropóloga e professora da UFMA, Mundicarmo Ferretti, e demais familiares, amigos e admiradores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.