Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31
MÉDICA oftalmologista das mais conceituadas e aplaudidas do Maranhão, Raissa Braúna Moreira marcou presença no XVII Congresso Internacional de Catarata e Cirurgia Refrativa, realizado em São Paulo, onde aprimorou as suas técnicas cirúrgicas, com novas tecnologias para otimizar os resultados cirúrgicos aos pacientes
MÉDICA oftalmologista das mais conceituadas e aplaudidas do Maranhão, Raissa Braúna Moreira marcou presença no XVII Congresso Internacional de Catarata e Cirurgia Refrativa, realizado em São Paulo, onde aprimorou as suas técnicas cirúrgicas, com novas tecnologias para otimizar os resultados cirúrgicos aos pacientes
MARILÉA (Procuradora de Justiça do Estado) e Gerson de Oliveira Costa Filho (Desembargador do Trabalho) comemoraram seus 34 anos de casados curtindo as belezas do Belmonte, famoso hotel das Cataratas do Iguaçu. Depois, foram rever o ambiente mágico da Bahia de todos os santos
MARILÉA (Procuradora de Justiça do Estado) e Gerson de Oliveira Costa Filho (Desembargador do Trabalho) comemoraram seus 34 anos de casados curtindo as belezas do Belmonte, famoso hotel das Cataratas do Iguaçu. Depois, foram rever o ambiente mágico da Bahia de todos os santos

O brinco e a arte
Não faz muito tempo, no Museu Casa de Maurício, em Haia, na Holanda, contemplei a tela A Moça com Brinco de Pérola, de Johannes Vermeer.
Trata-se de uma obra intrigante e sedutora. Em um jogo de sombra e luz, o olhar do espectador é direcionado para a luz refletida pela pérola do brinco, iluminando um ponto na sombra misteriosa entre o pescoço e a orelha. Aquele ponto do arrepio, de apelo erótico. Suspiro!
Contudo, a sedução está em sugerir… o olhar direto nos olhos do espectador, dúbio, ambíguo; a boca entreaberta em vermelho; a posição em perfil que quase indica um movimento na direção de quem a olha; o claro-escuro que destaca o rosto do fundo preto, projetando-a para fora da tela…

O brinco e a arte 2
Pois bem, o brinco como elemento de arte chega ao teatro maranhense na noite de hoje, com o espetáculo “O Brinco de Julieta”, uma obra escrita pelo juiz de Direito Fernando Cruz, que também participa como ator, interpretando a personagem principal da peça que tem tudo para causar polêmica, sobretudo pelo mistério que está envolta quanto ao seu conteúdo e por envolver um magistrado em sua produção.
O espetáculo será apresentado às 19h, no Auditório Fernando Falcão, da Assembleia Legislativa do Estado, que se transformará em teatro para receber essa ousada e erótica proposta teatral.

Baldez no Conotel
Durante o 60º Congresso Nacional de Hotéis (Conotel), promovido em Fortaleza pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), o presidente da entidade, Manoel Cardoso Linhares, homenageou o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-MA e da Fiema, Edilson Baldez das Neves, pelos préstimos ao turismo maranhense e brasileiro.
O Sebrae coordenou a maior missão técnica do evento, com 138 empresários e gestores de meios de hospedagem e restaurante dos municípios de São Luís, São José de Ribamar, Raposa, Morros, Barreirinhas, Araioses, Carolina e Riachão.

Senai 65 anos
Tudo pronto para a comemoração dos 65 anos do Senai no Maranhão, que ocorre nesta quinta-feira, às 19h, no auditório Alberto Abdala, na sede da Fiema.
Haverá uma mostra de tecnologias educacionais utilizadas pelo Senai, a exemplo de um Simulador de solda, Impressora 3D, Mesa digitalizadora e Realidade aumentada, além de homenagens a personalidades ilustres que fazem parte da história da entidade.
O evento será prestigiado pelo diretor-geral do Senai, Rafael Lucchesi, e conduzido pelo presidente da Fiema e do Conselho Regional do Senai, Edilson Baldez das Neves, e pelo diretor regional do Senai, Marco Antônio Moura da Silva.

Presos pela coleira
Às vésperas da Copa do Mundo, o governo de Vladimir Putin está tentando se livrar dos cachorros de rua. Quer causar uma boa impressão nos turistas que visitam o país. Acabou irritando os ativistas dos direitos dos animais russos, que reclamam da medida e denunciam o extermínio de milhares de vira-latas. Apenas Moscou, São Petersburgo e Níjni Novgorod – três das 11 cidades onde a Copa será disputada – têm abrigos para animais de rua. Especialistas calculam que haja de 400 mil a 2 milhões de animais sem dono vagando pelo país.

TRIVIAL VARIADO

Até a década de 1980, lideranças de municípios protestavam quando distritos queriam se emancipar. Hoje, prefeitos e vereadores aplaudem a possibilidade de separação de algumas áreas. Com a crise, querem diminuir o território e as despesas.

Redução de cargos em comissão tornou-se assunto para discursos inflamados durante as campanhas, fazendo surgir nos eleitores a falsa ilusão de austeridade. Conhecidos os resultados, os vencedores passam a ter súbita amnésia.

O Rio de Janeiro já não está só. Minas Gerais tem dois ex-governadores, Eduardo Azeredo e Aécio Neves, mais o atual, Fernando Pimentel, enrolados em processos criminais.
A todo o começo de campanha eleitoral, há uma divisão inevitável: de um lado, os chatos e de outro os chateados.

O presidente Michel Temer surpreendeu e participou da abertura oficial da Marcha dos Prefeitos, ao lado do ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha. Anunciou um decreto que desburocratiza a relação entre municípios e governo federal na gestão do Sistema Único de Saúde.

O jornalismo perdeu esta semana o talento de Alberto Dines. Fui apresentado a ele em São Paulo, pelo então gerente de Comunicação Social da Alumar, Carlos Henrique de Souza Pereira Júnior, seu amigo particular. A propósito: Carlos Henrique marcou época no Maranhão quando conseguiu aproximar a multinacional da comunidade. Naquela época a rejeição à implantação da Alumar era muito grande.

Em evento ontem na Associação Comercial do Rio de Janeiro, o presidenciável do PSL, Jair Bolsonaro, descreveu como tratará grupos como o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) e o MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto): “esses movimentos são compostos por marginais que devem ser tratados como terroristas. A propriedade privada é sagrada. Temos que tipificar como terroristas as ações desses marginais. Invadiu? É chumbo”.

DE RELANCE

Nova Academia
Com muito entusiasmo foi instalada no último dia 20, a Academia de Letras, Ciências e Artes Perimiriense - ALCAP. Vale destacar que o município de Perimirim dispõe de poetas, cantores de bumba meu boi, escritores, professores de qualidade e muitos outros amantes da cultura e das artes. Reunir esses talentos foi tarefa do Fórum em Defesa da Baixada Maranhense, para o qual se tornou um dever inadiável, com foco no incentivo à produção da cultura, das ciências e das artes ao consumo local e do mundo. Os confrades ficaram lisonjeados com a participação do engenheiro Itaquê Mendes Câmara, neto do primeiro Intendente, da então Vila de Macapá, Inácio de Sá Mendes. O município foi emancipado em 31 de março de 1919, instalado e inaugurado em 7 de agosto do mesmo ano.

Nova Academia 2
A primeira Diretoria da ALCAP para o biênio 2018/2020 é constituída por Eni do Rosário Pereira Martins (Presidente), Jessythannya Carvalho Santos (Vice-presidente), Diêgo Nunes Boes (Primeiro secretário), Ana Creusa Martins dos Santos (Segunda secretária), Edna Jara Abreu Santos (Primeira tesoureira), Elinalva de Jesus Campos (Segunda tesoureira). Fazem parte do Conselho Fiscal, Ataniêta Márcia Nunes Martins, Francisco Viegas Paz e José Ribamar Martins Bordalo.

Proibições do Instagram
Uma das redes sociais mais populares da atualidade, o Instagram não cansa de relembrar aos seus usuários seus “termos de uso”, para evitar a publicação de conteúdos indesejados e fortalecer a experiência de todos durante a navegação. Coisas que vão contra estas regras podem resultar na exclusão de contas por lá. Logo no início de sua lista de “termos de uso”, o Instagram deixa claro que não tolera publicações de imagens e outros tipos de conteúdo que contenham violência, ódio ou discriminação.

Proibições do Instagram 2
Tem mais: a rede social ainda alerta, em outro ponto de seu guia: “Você não pode difamar, perseguir, praticar bullying, praticar abuso, assediar, ameaçar, intimidar ou fingir ser pessoas ou entidades”. A classificação etária do Instagram é de 13 anos. E esse é um dos motivos para vetar qualquer tipo de conteúdo que contenha nudez, nudez parcial, pornografia ou sexo em publicações na rede social. Outro alerta do Instagram é para a publicação de dados pessoais. O usuário não pode dar informações de seu cartão de crédito sob nenhuma hipótese.

Terá vantagens
A candidatura do ex-ministro Henrique Meirelles, agora confirmada, terá pelos menos dois efeitos: 1º) conhece muito mais Economia do que os adversários e não responderá a perguntas sobre o setor com evasivas; 2º) será constrangedor para os candidatos de esquerda o ataque a quem foi escolhido por Lula para presidir o Banco Central por oito anos. Mais: como ministro da Fazenda, Meirelles em dois anos conduziu o processo que baixou a inflação e a taxa de juros.

Elsinho Mouco na campanha
Temer e o MDB sugeriram a Henrique Meirelles contratar o marqueteiro Elsinho Mouco para ajudá-lo na campanha. Elsinho, que possui muitos amigos no Maranhão, trabalha há mais de 15 anos com o partido e atualmente ajuda Temer a pensar as ações de governo. Junto com o ministro Moreira Franco (Minas e Energia), era um dos principais entusiastas da reeleição de Temer.

Outro enfoque
O movimento dos caminhoneiros demonstra que uma greve nacional pode ocorrer sem que a categoria tenha uma liderança em busca de projeção. Dispensa a tradicional organização sindical com diretoria, cargos, dinheiro, carreirismo, sede e vínculos com partidos. Alguns políticos tentaram pegar carona e garantir votos, mas até agora se deram mal. A categoria parou por não suportar o preço do combustível e ponto final.

Para escrever na pedra:
“A despedida é uma dor tão suave que te diria Boa Noite até o amanhecer...”. Trecho do livro 'Romeu e Julieta' de William Shakespeare.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.