Comemoração

Festa de 100 anos da Liberdade vai acontecer no bairro

Prefeitura, por meio da Semurh, havia revogado autorização que deferiu no dia 23 de março

Igor Linhares / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31
Viva Liberdade foi liberado e depois desautorizado para a festa
Viva Liberdade foi liberado e depois desautorizado para a festa (Liberdade)

Os moradores da Liberdade não ficarão sem a festa de comemoração do centenário nos dias 25, 26 e 27 deste mês por causa da desautorização da Prefeitura de São Luís para a utilização da área do Viva.

Mesmo ainda sem local definido para realização da festa em comemoração aos 100 anos da Liberdade, o vereador Cézar Bombeiro (PSD), um dos organizadores do evento, garantiu que a grade de programação não vai sofrer nenhuma alteração e que, para a alegria dos moradores do bairro, a festa vai acontecer.

O vereador conseguiu uma Autorização Especial, no dia 23 de março, para realizar evento em comemoração ao Centenário da Liberdade, um dos bairros mais antigos da capital. Porém, após ter perdido a autorização por causa de um outro evento, da Prefeitura, a festa programada ficou sem local, quando a Praça do Viva – local onde seria realizada a comemoração durante três dias – ficou à disposição da Prefeitura, para realizar a ação social intitulada “Todos por São Luís”.

A carta de revogação, enviada no dia 8 deste mês pelo secretário adjunto de fiscalização da Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh), Joaquim Azambuja de Sousa Filho, frustrou as expectativas da comunidade, que estava empenhada no trabalho para realização de um evento considerado um marco histórico para o bairro, com várias atrações culturais para crianças, jovens e adultos.

Embora o vereador, autor de lei municipal que oficializa o dia 25 de maio como a data de aniversário do bairro da Liberdade e do evento que comemora seu centenário, tenha tentado acordo e se disposto a unir a programação proposta por ele e pela comunidade para a realização do Centenário com a programação das ações promovidas pela Prefeitura nos mesmos dias – de 25 a 27 –, não houve um consenso.

O Estado manteve contato com Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh) para saber o seu posicionamento diante das situações, mas até o fechamento desta edição não obteve retorno.

Programação

Sexta (25)

18h Culto Ecumênico
19h Casa de Dona Rosa
19h30 Cacuriá Assacana
20h20 Maracriolade Nelsinho
21h Seresta Som Costa
22h Boi Novilho Branco
23h Mano Tropical
0h Japa do Arrocha

Sábado (26)
CIRCUITO DE RUA

15h Bloco Afro Abijêjê
16h Bloco Tradicional Guerreiros
17h Bloco Afro Akomabu

Domingo (27)

14h Sambacana
15h Negro Jó
16h Bloco Afro Abanaja
17h André Ramos
18h Discotecagem Reggae

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.