Eleições 2018

Repercute na Assembleia ato político da ex-governadora Roseana Sarney

Deputados de oposição exaltaram evento e apontaram incômodo do Palácio dos Leões com manutenção da emedebista na disputa

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31
Bira do Pindaré descontrolado em sessão da Assembleia
Bira do Pindaré descontrolado em sessão da Assembleia

SÃO LUÍS - ato político comandado pela ex-governadora Roseana Sarney (MDB) em São Luís, na segunda-feira, 21, ganhou ampla repercussão, ontem, na Assembleia Legislativa.

Mesmo numa sessão esvaziada, sem quórum para deliberar a Ordem do Dia, membros da base aliada ao governador Flávio Dino (PCdoB) permaneceram em plenário para tentar contrapor os discursos dos roseanistas Max Barros (PMB), Edilázio Júnior (PSD) e César Pires (PV), que participaram do evento pré-eleitoral e destacaram sua importância para a disputa pelo Governo do Estado.

Segundo eles, a movimentação de Roseana tem levado preocupação ao Palácio dos Leões – que reforçou o estoque de ataques contra a emedebista nas últimas semanas.

“Nós que temos uma convivência estreita com a governadora sempre soubemos que ela é pré-candidata, nunca ninguém ouviu da boca dela dizer que havia desistido de concorrer nas eleições de outubro deste ano.Porém era o grande pesadelo do Governador Flávio Dino e ele, usando a mídia que tem a seu dispor, usando aqueles aliados que têm seus contracheques no Palácio dos Leões, começaram a disseminar esta fofoca que tira o sono do governador Flávio Dino, porque ele remete-se a 2010 e lembra da primeira taca que ele pegou da governadora Roseana e que vai pegar a segunda agora em 2018”, provocou.

Ato de Roseana foi destacado em discursos na Assembleia
Ato de Roseana foi destacado em discursos na Assembleia

Na visão do parlamentar do PV, o ato político conduzido pela ex-governadora “contagiou” seus aliados.

“Ontem [segunda-feira], a governadora Roseana reafirmou e contagiou todos que ali estavam, lideranças das mais diversas entre prefeitos, deputados federais, deputados estaduais, senadores de todas as regiões do Estado do Maranhão e ali ela mostrou empolgação e disposição para enfrentar o pleito vindouro”, comentou.

César Pires, por sua vez, avalia que a pré-campanha do Palácio dos Leões baseia-se em “pesquisas falsas”, o que explicaria a reação dos comunistas a mais um de tantos atos da pré-candidatura da ex-governadora.

“A afirmação da candidatura de Roseana mexeu com os pilares do Governo, atingiu-se o objetivo, fez tremer as bases palacianas e eu não sei se as estruturas vão resistir a tanta pressão popular. Ora, como é que o governo se preocupa tanto com duzentos municípios, com 12 partidos, com mudança de um lado para o outro, eu não vejo por que isso. Mas eu entendo o porquê. É porque as pesquisas falsas começaram agora a desmontar”, ressaltou.

Apoio

Em seu discurso, Max Barros destacou a importância da presença de Roseana no pleito.

“É um fato importante na política maranhense e é um fato louvável e saudável. Quanto mais opções o povo do Maranhão e o eleitorado maranhense tiver para decidir o seu voto e para decidir sobre seu destino político nos próximos quatro anos é salutar. E a governadora tem experiência política já foi governadora, lidera um grupo político que tem representatividade no Maranhão. Eu acho muito importante a confirmação da candidatura dela para o próximo pleito, para que aí o eleitorado democraticamente tenha opções de decidir qual o futuro que quer para o Maranhão”, pontuou.

Ele minimizou, no entanto, o discurso governista de exaltação ao fato de que o governador tem ao seu lado mais de uma dezena de partidos políticos.

Para Barros, a maioria desses partidos estará sempre “com o governo”, independentemente de quem seja o governador.

“A maioria deles [dos partidos] não está com o governador Flávio Dino. A maioria deles, com algumas exceções, está com o governo. Se a ex-governadora Roseana Sarney for governadora, eles estarão com a governadora Roseana Sarney. Infelizmente essa é a dinâmica da política. Alguns o fazem fisiologicamente vendo só seus interesses pessoais. Eu já tenho muitos anos de Casa. Não estou aqui para julgar ninguém, mas 80%, 90% dos partidos que hoje apoiam o governador Flávio Dino apoiam o Governo. Se amanhã for Roseana, eles vão apoiar Roseana do mesmo jeito”, completou.

Mais

Em resposta aos discursos da oposição, os deputados Marco Aurélio (PCdoB) e Bira do Pindaré (PSB), exaltaram a quantidade de partidos políticos que apoiam Dino, e obras e ações do governo.

Governista perde o controle e ataca oposição

O deputado Bira do Pindaré não gostou das críticas que os deputados da oposição fizeram ao governo Flávio Dino após debate sobre o lançamento da pré-candidatura da ex-governadora Roseana Sarney.

O deputado Edilázio Júnior desafiou os governistas da mostrarem uma obra de impacto do comunista. Segundo o oposicionista, a atual gestão não tem qualquer feito que possa ser a marca do governo.

“Fiz um único desafio. Eu pedi para o deputado Marco Aurélio, eu quero uma, eu não quero duas, eu quero uma, uma única obra estruturante que o governo iniciou e vai findar. Uma. O Deputado Marco Aurélio veio e falou de asfalto sonrisal. Deputado Bira veio e falou de pintura de escola, mas ninguém teve a humildade de chegar aqui e falar: ‘deputado Edilázio, vou dar o braço a torcer. Realmente V. Ex. ª tem razão, pois nós não temos nenhuma obra que vamos começar e que vamos terminar”, disse o parlamentar.

Após ser confrontado pelo, Bira do Pindaré perdeu a compostura de decidiu partir para a agressão verbal contra o colega de parlamento.

Devido aos gritos de Pindaré, a sessão foi encerrada.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.