Resiliência

Como o empreendedorismo das Startups pode ajudar na educação

Um bom caminho para começar a se adaptar a esse mundo que se transforma a todo momento é testar as novas ideias de forma ágil e levar às escolas a atual realidade

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31
A nova postura deve ser transportada às escolas para que funcione
A nova postura deve ser transportada às escolas para que funcione (Sartup)

São Paulo - Senso de urgência, planos disruptivos e liderança em sua área de atuação. O caminho trilhado pelas startups de sucesso é motivo de inspiração para diversos setores, que observam com curiosidade e admiração a relevância do serviço que prestam, o impacto que causam e, especialmente, a facilidade que elas têm em inovar e crescer de forma exponencial. Em um mundo que muda diariamente, apurar essa habilidade de "pensar fora da caixa" e de aplicar as boas ideias no campo prático pode ser um diferencial competitivo fundamental para qualquer negócio.

E isso vale sobretudo para as escolas, que precisam estar um passo à frente se desejam sobreviver no cenário da Nova Economia e se querem atender com precisão às demandas de formação das novas gerações. Mas o que há no "mindset" de empreendedores à frente de grandes startups que podem inspirar gestores a trilharem caminhos rumo à educação do futuro?

Resiliência aos erros
Fabrício Bloisi, CEO da Movile, startup brasileira criadora do iFood, PlayKids, Leiturinha entre outros, defende que as mudanças que despertem para a inovação precisam acontecer agora.

"Para quem está aqui preocupado com o mundo que muda muito rápido, tenho uma má notícia: vocês estão perdidos porque vai mudar muito mais e muito mais rápido. E você não vai conseguir manter o que está acontecendo hoje porque seu aluno vai te pressionar para ir além. E isso é muito bom porque a gente tem espaço para mudar a posição, para sair de onde a gente está e ir para um lugar muito diferente do passado. Mas isso só vai acontecer se a gente tiver aberto para liderar e aproveitar essas mudanças", destacou durante painel de abertura do ClassUP: Escolas Exponenciais.

Para ele, um bom caminho para começar a se adaptar a esse mundo que se transforma a todo momento, é testar as novas ideias de forma ágil.

Citando o exemplo da própria Movile - que cresceu 500% em 15 anos -, ele defende que esse desenvolvimento expressivo se deu principalmente pela capacidade de ser resiliente aos erros e de aprender com eles, trabalhando sempre com o maior ritmo possível. E, na opinião do empreendedor, essa postura pode ser transportada às escolas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.