Infração

São Luís: embriaguez ao volante é a principal causa de flagrante

Lesão corporal lidera o número de Boletins de Ocorrência registrados; 221 procedimentos criminais já foram instaurados só este ano, na Delegacia de Acidentes de Trânsito do Maranhão (DAT); blitze identificam condutores sob efeito de álcool

Daniel Júnior / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31
Flagrantes de embriaguez ao volante são realizados em ações no  trânsito
Flagrantes de embriaguez ao volante são realizados em ações no trânsito (embriaguez)

Embriaguez ao volante é a principal causa de prisão em flagrante no trânsito em São Luís, e lesão corporal lidera o número de Boletims de Ocorrência (BOs) registrados pela Delegacia de Trânsito do Maranhão (DAT). De acordo com a DAT, 221 procedimentos criminais foram instaurados, de janeiro até ontem, sendo 162 inquéritos instaurados e 59 Termos Circunstanciado de Ocorrências (TCOs) aplicados, para investigar casos de mortes por atropelamentos, colisões, embriaguez ao volante, entre outras ocorrências registradas nas avenidas que cortam a capital maranhense, com exceção do bairro da Cidade Operária, que possui uma unidade policial própria. Os municípios da Região Metropolitana também têm outras unidades policiais.

“Quando se trata de uma lesão grave ou morte no trânsito, temos a obrigação de instaurar um inquérito para apurar o caso. A partir do momento em que sabemos do ocorrido, instauramos automaticamente. Quando a lesão não é grave, aplicamos um TCO. Realizamos também muita prisão em flagrante por embriaguez ao volante. Segunda-feira é o dia da semana que mais registra Boletim de Ocorrência”, explicou a delegada Rosa Maria Nava, titular da Delegacia de Acidentes de Trânsito do Maranhão (DAT).

Na manhã de ontem, na DAT-MA, o motociclista Marcos Antônio Oliveira Santos, de 29 anos, registrava um boletim de ocorrência referente a um acidente que sofreu no bairro Cruzeiro do Anil, na capital maranhense. Marcos teve a clavícula quebrada após colidir com outra moto. “Um motociclista veio em alta velocidade e colidiu comigo. Caí e quebrei a clavícula.

Ele caiu também, mas não aconteceu nada, e depois foi embora. O acidente foi no domingo passado, dia 13, mas só pude vir hoje aqui na delegacia. Agora, vou tentar receber uma indenização”, relatou Santos.

“Aqui, na Delegacia de Acidentes de Trânsito, investigamos todos os tipos de ocorrências registradas no trânsito, menos quando se trata de homicídio doloso - quando a pessoa tem a intenção de matar, seja por atropelamento ou desentendimentos”, acrescentou a delegada Rosa Nava.

SAIBA MAIS

Mortes no trânsito:

Quatro mortes no trânsito foram registradas em São Luís só neste mês de maio pela Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA). Dessas, três foram causadas por colisão e uma por atropelamento. As vítimas foram: Ronald Martinho Madeira Durans, de 32 anos – morreu após uma colisão no São Cristóvão; Marita Ribeiro Viana, 46 anos – morreu após uma colisão na Alemanha; Maria Benedita Sanches Macedo, de 71 anos – morreu após ser atropelada no Bacanga / UFMA; e Marcelo das Neves Ribeiro, de 26 anos – morreu após uma colisão no Olho d’água. Esses crimes são considerados homicídios culposos – quando não há a intenção de matar.

Fonte: SSP-MA

Punição para quem for flagrado embriagado ao volante:

O motorista que conduzir o veículo automotor com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool ou de outra substância psicoativa que determine dependência pode pegar detenção de seis meses a três anos, multa e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor, de acordo com o artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Fonte: CTB

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.