Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31
EDILSON BALDEZ com o ministro conselheiro da Embaixada da França, Gilles Pecassou, e o diretor da Agência Francesa de Desenvolvimento, Philippe Orlianges, durante a visita que os dois fizeram à Fiema
EDILSON BALDEZ com o ministro conselheiro da Embaixada da França, Gilles Pecassou, e o diretor da Agência Francesa de Desenvolvimento, Philippe Orlianges, durante a visita que os dois fizeram à Fiema

França no Maranhão
O presidente da Fiema, Edilson Baldez das Neves, recebeu ontem em seu gabinete, na Casa da Indústria Albano Franco, a visita oficial do Ministro Conselheiro da Embaixada da França, Gilles Pecassou, e do Diretor da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), Philippe Orlianges.
A visita contou com a presença de Ana Paula Moura Rodrigues, secretária municipal de Articulação Institucional da Prefeitura de São Luís, do titular da Secretaria de Programas Especiais do Governo do Estado, Pierre Januário, e dos diretores da Fiema, Alexandre Ataíde, Pedro Robson Holanda da Costa, João Batista Rodrigues, Raimundo Gaspar, Ana Rute Mendonça, além do superintendente daquela entidade, Albertino Leal de Barros Filho e da empresária do setor de vestuário Lisyane Arize, criadora da grife franco-brasileira Lizzi Couture.
O objetivo da visita foi prospectar futuros negócios entre as indústrias maranhenses e a França, fortalecimento de futuras parcerias institucionais, além de dar visibilidade e força para futuros projetos de interesse mútuo, assim como agregar conquistas de possíveis parceiros técnicos.
Vale ressaltar que segundo o Ministério da Indústria e Comércio, a França é o décimo principal país de destino das exportações maranhenses com o volume de US$ 38,7 milhões exportados, representando 3,73 % da pauta total de produtos exportados no Maranhão, no período de janeiro a abril de 2018.
Em relação ao mesmo período no ano anterior, houve um incremento de 181,35% no volume exportado à França.

Momento sublime
A Cabana do Sul viveu um momento raro na noite de domingo. Quando os ponteiros marcavam meia-noite, Bruno Almeida, o tenor português mais aplaudido da atualidade na Europa e que foi uma das grandes atrações internacionais do Baile da Vida, sábado, nos brindou com a interpretação, a capela, do clássico Malagueña.
Não é preciso de dizer que a voz possante do artista fez estremecer as vidraças do salão e arrancou aplausos calorosos dos felizes convidados para aquele momento de rara beleza.
No grupo, José Carlos Salgueiro, que é filho de portugueses, ficou em êxtase. O mesmo aconteceu com o jornalista de Rondônia, Marcelo Régis, que acompanhava o executivo hoteleiro Armando Ferreira.

Foguetório
Na manhã de ontem os moradores do bairro do Calhau foram surpreendido pelo foguetório logo identificado como vindo das imediações circundantes da residência da família Sarney, no Calhau.
Era a comunicação formal da ex-governadora e ex-senadora Roseana Sarney de que vai para a luta, com o objetivo de reconquistar a cadeira que ocupou durante quatro mandatos no Palácio dos Leões.
Uma multidão de políticos importantes, parlamentares e gente do povo fez coro com a grande líder política e testemunhou o ato que significa uma mudança de rumo na sucessão estadual maranhense.
No jogo, a partir de agora, não há lugar para amadores. A disputa é de profissionais da política.

Neymar e Bruna
Coube à jornalista Mônica Bergamo a exclusividade da informação que estourou como uma bomba, ontem, no noticiário de celebridades: depois de muitas idas e vindas, ao que tudo indica atriz Bruna Marquezine e o craque Neymar estão pensando em juntar as escovas de dentes oficialmente.
Segundo o Glamurama, top fornecedores brasileiros já estão sendo cotados para o casamento dos dois, que aconteceria no segundo semestre deste ano na França, onde Neymar mora desde que foi contratado pelo Paris Saint Germain.
No fim de semana, o casal curtiu a festa do amigo Thiaguinho, no Rio de Janeiro, e ontem o craque se apresentou na Granja Comari, para iniciar a concentração junto com a seleção brasileira para a Copa do Mundo.

O calendário se move
Faltam 87 dias para o começo da propaganda eleitoral, com os comícios, as carreatas, a distribuição de material gráfico e a propaganda na Internet, entre outras formas.
Com o empobrecimento dos quadros partidários e da escassez de vocações genuínas para a vida pública, vamos ouvir muitas falas demagógicas e baratas, traduzindo a politiquice.
Sabemos: a campanha precisa de candidatos, não de promotores de ilusões.

Jogos das Caixas
Entre os dias 30 de maio e 2 de junho, a Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), no Calhau, receberá, pela primeira vez, os Jogos das Caixas de Assistências dos Advogados do Nordeste. A organização estima a presença de mais de 600 atletas, todos advogados dos estados vizinhos, divididos em nove modalidades esportivas, nas categorias masculino e feminino. Na abertura, será realizado o Congresso Técnico, com presença de várias autoridades.

TRIVIAL VARIADO
Em 2015, com a minirreforma eleitoral, o Supremo Tribunal Federal determinou, por 8 votos a 2, que empresas não poderiam mais financiar campanhas. Será ingenuidade pensar que grupos econômicos poderosos aceitarão ficar longe do processo, mesmo que tenha se tornado mais difícil. O motivo é claro: empresas não têm vontade política, têm interesses.

Radiografia rápida: é infernal o círculo vicioso da política clientelista. A miséria alimenta o poder e esse mantém a miséria para não largar o osso.

A bela modelo e cantora Surama de Castro desembarcou sábado no Palazzo Eventos para participar do Baile da Vida e foi recepcionada pelo atuante empresário Juninho Luang.

Há sempre um novo imposto na incubadora. É assustadora a capacidade dos governos de tentar tirar mais dinheiro da população em um dos piores momentos da vida econômica nacional.
Muitos administradores públicos, do alto da insensibilidade, perguntam: por que buscar a austeridade se é mais fácil enfiar a mão no bolso do contribuinte?

Redundância: a agenda da Câmara dos Deputados para esta semana, publicada no site, prevê 98 eventos. Nada que enfrente os graves problemas enfrentados pelo país.

Avanço no bolso: o Dia Nacional do Respeito ao Contribuinte será assinalado na próxima sexta-feira. Instituído por lei em 2010, dá chance de debater sobre a alta carga tributária, que diariamente impacta a vida da população.

Vale lembrar: o peso é maior para os que têm menos renda. Quando uma família gasta o que ganha em consumo, quase 70 por cento correspondem a impostos.

É assim: o Código de Defesa do Contribuinte, que começou a tramitar em 2011 na Câmara dos Deputados, chegou há dois anos ao Senado onde está encalhado.

Predileção pelo conflito: quando há brigas internas, alguns líderes de partidos atiram uma pedra ao alto para conferir para que lado sopra o vento.

A radialista e produtora cultural Helena Leite, grande entusiasta e incentivadora da cultura popular do Maranhão, em especial do bumba-meu-boi, será homenageada na abertura da 14ª Festança Junina no Ceprama, no bairro da Madre Deus, como reconhecimento da Festança por sua valiosa e atuante contribuição na comunicação e na cultura popular do Estado.

O principal espaço de eventos culturais do Centro de Comercialização de Produtos Artesanais do Maranhão (Ceprama), a partir deste ano será denominado de ‘Palco Jesiel Pontes’ pela organização da Festança Junina no Ceprama. O publicitário, morto em março último, assinou em várias edições a programação visual do evento.

DE RELANCE

Pingos nos “is”
A presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministra Cármen Lúcia, refutou a possibilidade de que a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seja bloqueada sem que haja contestação prévia – ou “de ofício”, como se diz no jargão jurídico. “O Judiciário não age de ofício, age mediante provocação”, disse a ministra, em entrevista ao programa Canal Livre, da Band, transmitido na madrugada de ontem. Na semana passada, ministros do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) passaram a discutir nos bastidores a possibilidade de tomar a iniciativa de impedir Lula de ser candidato, para supostamente evitar um impasse durante a campanha.

As votações no Supremo
Cármen Lúcia acredita que a divisão verificada na Corte nas últimas votações importantes é um reflexo do atual estado de ânimo da sociedade. “Há uma divisão no mundo, há uma divisão no Brasil, há uma divisão às vezes dentro de famílias sobre a compreensão de mundo”, afirmou durante a entrevista. A ministra disse que há diversos exemplos de casos que terminaram com placar de 6 a 5 na história do Supremo, e que a diferença agora é que a Corte está presente “em todas as discussões”. “Numa sociedade dessa, imagina se o Brasil todo dividido e o Supremo votasse sempre no mesmo sentido, sem ninguém ter dúvida sobre outra visão de mundo. Acho que aí seria algo um pouco desconectado.”

Redução de confiança
O Índice de Confiança do Empresário Industrial do Maranhão (ICEI-MA) apresentou mais uma redução no mês de abril (-3,9), sofrendo sua segunda queda consecutiva desde fevereiro. Nesse mês, o índice geral de confiança fechou em 56,1 pontos. A pesquisa elaborada pela Fiema, entre 2 e 16 de abril, destacou que o segmento da indústria foi o que apresentou maior queda, colaborando, dessa forma, com maior peso para a redução do índice geral.

Redução de confiança 2
A queda da confiança do setor da indústria de transformação foi de 4 pontos, encerrando o mês de abril com 58,1 pontos. A construção civil também apresentou queda (-2,7) no índice de confiança e concluiu o mês com 50,7 pontos. Embora venha apresentando reduções seguidas, a confiança do empresariado maranhense ainda se sustenta em patamar satisfatório, apresentando-se mais elevada em relação ao mês de abril de 2017, quando atingiu 55,4 pontos.

Wanderley Andrade em SL
Consagrado como o cantor de música brega mais querido do Brasil, Wanderley Andrade está de viagem marcada para São Luís. Ele fará um show, na próxima-sexta-feira, na casa Malte Show, ao lado do Shopping do Automóvel, no Calhau. A apresentação ocorrerá durante programação de tributos a dos ícones da música brasileira e que já partiram para o andar de cima: Reginaldo Rossi e Raul Seixas.

‘As Vizinhas’ de volta
Com sessões de casa lotada, a comédia ‘As Vizinhas e o Misterioso Caso do Maníaco das Unhas’, da Companhia Rodapé de Teatro, será encenada no próximo sábado, às 20h, no Teatro da Amei, no São Luís Shopping. A direção é de Fernando Braga. A autoria também é dele e de Ione Coelho. Com classificação para 12 anos, a peça encerrará a sua temporada no dia 26. Quem já viu o espetáculo, recomenda a quem quise dar boas gargalhadas.

Marcha histórica
A 21ª Marcha dos Prefeitos, iniciada ontem, em Brasília, terá alguns marcos importantes. O principal deles será a maior concentração de prefeitos, vice-prefeitos e líderes municipais, subscrevendo um documento no qual pedem à ministra Cármen Lucia, presidente do STF, que libere o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade contra a Lei dos Royalties, que beneficia a todos os municípios brasileiros.

Para escrever na pedra:
“A melhor maneira de lidar com os outros é tomá-los por aquilo que eles acham que são e deixá-los em paz”. De Antonio Lobo Antunes, escritor português.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.