Sujões

Acúmulo de lixo causa problemas na Rua do Aririzal

Quem circula diariamente pelo local reclama da falta de consciência da população, que suja área

Igor Linhares / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31
O Estado flagrou pessoas descartando lixo na área pública
O Estado flagrou pessoas descartando lixo na área pública (flagrante)

Uma quantidade expressiva de lixo se amontoa diariamente na Rua do Aririzal, próximo a um posto de combustíveis. Moradores e quem circula pelo local dizem que a situação persiste há mais de dois anos e que o problema não é apenas uma precariedade na administração pública, mas também uma falta de consciência de pessoas que residem na localidade.

Carroceiros depositam lixo diariamente em parte da via e prejudicam até mesmo o tráfego de veículo, pois, de acordo com os moradores e quem trabalha próximo de onde o lixo fica acumulado, algumas vezes, o lixo se espalha pela rua, e acaba dificultando a circulação de veículos que, ao passarem pelo local, precisam reduzir a velocidade e desviar pela outra faixa.

O lixo que é depositado no espaço que virou o “lixão do Aririzal” vem das casas dos próprios moradores do bairro da Cohama, onde fica localizada a via pública. “A coleta passa aqui duas vezes na semana, mas em pouco tempo carros de mão, carroceiros, carros pequenos e grandes voltam a jogar lixo de novo”, declarou a vendedora ambulante Acácia Macedo.

O Estado flagrou, ontem, 21, durante a manhã, o momento em que dois homens com carros-de-mão cheios de lixos, depositavam lixo doméstico e resíduos de construção civil no local.

O descarte irregular de resíduos domiciliares e de construção civil na capital maranhense não é um problema recente. A prática é comum e transforma terrenos abandonados em lixões, locais que ameaçam a saúde pública por servir de criadouro do mosquito Aedes aegypti, o transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.

O Comitê Gestor de Limpeza Urbana informou, em nota, que realiza a coleta regular de resíduos sólidos e promove a limpeza de espaços públicos da cidade, como praças, ruas e avenidas. São ações que deixam a cidade mais limpa, previnem doenças e contribuem para o escoamento adequado das águas das chuvas, evitando assim alagamentos. Esse é um trabalho permanente.

Na Rua do Aririzal, a coleta domiciliar está regular e é feita diariamente no período noturno. Além disso, a via já recebeu serviços de capina e também são feitas ações de remoção mecanizada e manual para limpeza dos pontos de descarte irregular de lixo ao longo da via.

O Comitê pediu ainda o apoio dos moradores da via para que façam o descarte dos resíduos de forma ambientalmente adequada e que os mesmos sejam acondicionados em sacos plásticos, na frente do seu respectivo domicílio, nos dias e turnos em que passa o caminhão de coleta, evitando o acúmulo de lixo nas vias públicas, atraindo animais e provocando mau cheiro.

O órgão informou também que materiais recicláveis e resíduos não coletados pelo serviço de coleta convencional, como resíduos de construção civil e restos de poda e capina, devem ser descartados no Ecoponto Turu, localizado na Travessa G, Habitacional Turu, e funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 19h.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.