Simulação

Simulação com vítimas de catástrofes é realizada

Atividade foi realizada pelo Hospital São Domingos, ontem, visando preparar profissionais para atendimento que envolve um maior número de pessoas

Evandro Júnior / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31

Visando preparar profissionais de saúde para atuarem no atendimento a vítimas, em caso de ocorrências de catástrofes e acidentes de grandes proporções, o Hospital São Domingos realizou ontem, das 7h às 13h, o “II Simulado de Atendimento a Múltiplas Vítimas”. O treinamento contou com a participação de homens do Corpo de Bombeiros do Maranhão (CBMMA), da Polícia Militar (PM) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

O exercício prático serviu para verificar a estrutura hospitalar, desempenho e o tempo de resposta dos profissionais quando nos casos de atendimento além da demanda normal no hospital. “Nossas equipes já estão preparadas para atender, mas precisamos ter essa mesma resposta nos casos de acidentes ou catástrofes com muitas vítimas, quando a assistência exigirá maior agilidade da equipe. No simulado, estamos verificando a atual condição de atendimento e em que precisamos avançar”, explicou a gerente executiva de Apoio do HSD, Abgair Lima, que coordenou o simulado.

A equipe do Samu também verificou o tempo de resposta de atendimento, desde o acionamento da ambulância pela central, até a chegada ao local do acidente, para atendimento às vítimas e, posteriormente, transporte até o hospital. O treinamento foi feito em várias ruas e avenidas da cidade. Para evitar tumultos e sustos, os moradores do bairro onde as simulações aconteceram foram informados com antecedência.

No hospital, o teste constou do recebimento das vítimas (atores) e classificação, (cinza-óbitos, vermelha-estado gravíssimo, amarela-estado grave e verde-com lesões leves). A atividade envolveu médicos, enfermeiros, psicólogos e membros da equipe multidisciplinar, bem como equipes de comunicação e segurança orgânica do hospital, entre outros.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.