Automákina – Universo Deslizante

Grupo gaúcho apresentará espetáculo instalação em São Luís

Na programação que ocorre de 31 de maio a 2 de junho, companhia desenvolve oficinas, intercâmbios com grupos locais e apresentações

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31
(Automákina)

SÃO LUÍS - O Maranhão será o próximo estado a receber o espetáculo instalação “Automákina – Universo Deslizante”, do grupo de teatro gaúcho De Pernas Pro Ar. As atividades ocorrem de 31 de maio a 2 de junho com apresentações na Praia Grande e intercâmbio e oficinas na sede do grupo Xama Teatro.

Trata-se de um espetáculo de teatro de rua, que aborda uma questão pertinente a todos os homens de todos os tempos: a arte da sobrevivência. Com uma linguagem que mescla o simbolismo do teatro de bonecos com seus personagens autômatos numa metáfora à existência humana, a montagem traz o virtuosismo das técnicas circenses e a poética do teatro de rua.

cenário móvel, a ‘automákina’ é resultado de uma pesquisa ousada e inovadora na qual o grupo se propõe a levar para rua um aparato cênico ímpar em qualidade visual e sonora, uma máquina gigante medindo sete metros de comprimento, por oito metros de altura, potencializando a dramaticidade do espetáculo.

Concebido pensando no olhar do próprio personagem como arquiteto, construtor do seu mundo, o processo de construção da nave foi desenvolvido simultaneamente com a criação do personagem.

O trabalho é do grupo de teatro De Pernas Pro Ar, companhia com um trabalho continuado em artes cênicas desde 1988. Desenvolve seus trabalhos na sua sede batizada Inventário – Espaço Criativo, na cidade de Canoas (RS). Conquistou vários prêmios do governo federal e tem circulado pelos principais festivais de teatro do país. A circulação do espetáculo tem patrocínio do programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2017/2018. A realização é do Grupo de Teatro De Pernas Pro Ar e Ministério da Cultura – Governo Federal.

Programação em São Luís

31 de maio – Instalação e espetáculo Automákina

Praça da Casa do Maranhão, Praia Grande, Centro Histórico, São Luís/MA

Horário do espetáculo: 19h30

Horário da instalação: a partir das 14h30

1º. de junho – Intercâmbio com o Grupo Xama e artistas locais

Sede do grupo Xama Teatro – Rua das Esmeraldas, q. 01, Quintas do Sol, Araçagy, São José de Ribamar/MA. Ponto de Referência (Entre a UPA e o Restaurante TCHÊ)

Horário: das 19h30 às 21h30

2 de junho – Oficina O Ator Inventivo

Sede do grupo Xama Teatro

Horário: das 15h às 19h

Informações e inscrições: wagnerheineck@gmail.com

Inscrições oficinas: https://goo.gl/forms/Cbdy4ivgoPNleUW62

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.