Lucro no desabastecimento

Venda de água é intensificada com o desabastecimento

Segundo a Caema, instalação da nova adutora segue cronograma e sistema será religado hoje

Monalisa Benavenuto / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31

A procura por água mineral tem gerado lucro para vendedores varejistas e atacadistas de galões. No bairro Madre Deus, empresários do ramo observam aumento de cerca de 40% nas vendas do produto.

A água é um recurso essencial para a existência humana. Em momentos em que há desabastecimento pela Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), a população busca outros meios para não passar necessidade.
Pontos de venda e distribuição de água mineral são os primeiros a perceber o aumento na procura. Em bairros centrais, como Madre Deus, o serviço de distribuição hídrica não ocorre diariamente e os moradores já tem o costume de consumir água mineral.

Após o anúncio de desligamento do Sistema Italuís, para instalação da nova adutora, as vendas de galões de água aumentaram significativamente, como apontou o proprietário de uma distribuidora de água, Diego Valente, atuante no ramo há dois anos.

“As vendas melhoraram muito esta semana. Para mim, está sendo satisfatório. A venda subiu uns 40%. A gente não quer para faltar água, mas no meu caso é bom”, ressaltou.

Segundo Diego Valente, desde o anúncio do desligamento, a equipe tem se preparado para atender o consumidor, abastecendo todos os dias o ponto com cerca de 1.500 galões de água mineral. Ele afirmou que todo o estoque está sendo esgotado diariamente.

“Normalmente, eu vendo em média 1.200 galões, mas nessa semana estou vendendo 1.450 por dia, até mais”, relatou.
Os gastos com água representam um valor significativo nas contas da população. Os preços desses produtos variam, de acordo com os bairros, entre R$ 3,00 e R$ 8,00. Em algumas residências, a compra acontece diariamente, devido ao alto consumo.

Com o desabastecimento, alguns estabelecimentos ficarão fechados até segunda-feira, 21. Por meio das redes sociais, um café localizado no Centro Histórico informou os clientes.

“Acabamos de decidir que abriremos apenas na segunda. O bloqueio de abastecimento de água nos atingiu bastante. Para abrir com qualidade, só quando regularizar”, informou o restaurante.

De acordo com a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), os trabalhos continuam acontecendo dentro do cronograma, para que o abastecimento seja religado a partir das 12h deste sábado.

Segundo o boletim emitido na manhã de sexta-feira, a concretagem, etapa para dar mais segurança operacional ao sistema, foi concluída por volta da meia-noite de quinta-feira, 17. Nesta etapa, foram usados dez caminhões betoneiras. O tempo de cura do concreto é de 24 horas. Após este período, terá início o enchimento da adutora.

O fim dos trabalhos de interligação continua previsto para o início da tarde de sábado. A Caema reforçou ainda que vai manter a circulação de caminhões-pipa até a próxima segunda-feira, 21, para fazer o abastecimento prioritário.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.