Casamento real

Príncipe Harry e Meghan Markle são declarados marido e mulher

O casamento foi um evento global graças ao status de Harry como parte da realeza britânica e da carreira de atriz de Markle, após estrelar série de TV

Estadão Conteúdo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31
Harry e Markle estão oficialmente casados e agora podem ser chamados de duque e duquesa de Sussex.
Harry e Markle estão oficialmente casados e agora podem ser chamados de duque e duquesa de Sussex. (Príncipe Harry, Meghan Markle, casamento real, Inglaterra)

Harry e Meghan Markle se casaram neste sábado (19), no altar da capela de St. George, em Windsor, felizes, sorrindo um para o outro e olhando nos olhos, enquanto uma soprano cantava uma obra de Handel para celebrar a união, diante de centenas de convidados famosos e milhões de espectadores ao redor do mundo.

A atriz americana caminhou pelo corredor acompanhada em parte do caminho pelo príncipe Charles e por 10 crianças, incluindo o príncipe George, de 4 anos, e a princesa Charlotte, de 3 anos, filhos do príncipe William e de Kate Middleton. O elegante vestido branco de Markle, projetado pela designer britânica Clare Waight Keller, tem uma gola canoa e é feito de seda. O véu vem até a cintura na parte da frente e ondula na parte de trás como uma calda, por muitos metros.

O Príncipe Harry e seu irmão e padrinho príncipe William vestiam um traje militar formal e escuro, com luvas brancas. Harry manteve sua barba ruiva intacta. Enquanto eles estavam no altar, Harry disse a Meghan: "Você está incrível".

O arcebispo de Canterbury, Junstin Welby, declarou Harry e Markle marido e mulher. Ele fez a proclamação após o casal jurar amor até que a "morte os separe" e trocar as alianças. Harry e Markle estão oficialmente casados e agora podem ser chamados de duque e duquesa de Sussex.

Quebrando expectativas, Meghan Markle se casa usando marca francesa

Muito se especulou sobre o vestido que a atriz Meghan Markle iria usar para subir ao altar no casamento com o príncipe Harry neste sábado. O grande palpite era de que ela seria vestida pela grife inglesa Ralph & Russo. Outros apostavam que a estilista Stella McCartney, filha de Paul McCartney, assinaria o longo do grande dia.

Mas, contrariando todas as expectativas, o vestido escolhido não foi de uma marca britânica, e sim da Givenchy, uma grife francesa. Meghan quase desafiaria as convenções, caso a diretora da criativa da marca não fosse Clare Waight Keller, responsável pelo desenho do vestido e que nasceu no Reino Unido.

O longo em questão é um vestido de crepe de seda, com decote ombro a ombro e com renda discreta na cintura, uma das exigências do protocolo. A tiara faz parte das joias da Coroa e pertencia originalmente à rainha Mary.

A cerimônia

Milhares de convidados, com seus trajes de gala, mulheres vestindo as habituais plumas e entusiastas da realeza chegaram a Windsor neste sábado (19), para presenciar o extravagante casamento real entre o príncipe Harry e a atriz Meghan Markle. Oprah Winfrey, Idris Elba, Elton John, George e Amal Clooney e David e Victoria Beckham estavam entre os primeiros convidados a chegar, em torno das 11h, no horário local, uma hora antes do evento (8h, no horário de Brasília). Eles estavam entre as 600 pessoas que receberam o convite. Membros da realeza, celebridades, personalidades e amigos da família foram à capela gótica de St. George, que fica nas dependências do Castelo de Windsor.

Quando as celebrações começaram, a rainha Elizabeth II homenageou seu neto ruivo de 33 anos com um novo título: duque de Sussex. Isso significa que Markle se tornaria a duquesa de Sussex. O casamento foi um evento global graças ao status de Harry como parte da realeza britânica e da carreira de atriz de Markle, após estrelar na famosa série de televisão americana Suits por sete anos. Com transmissão ao vivo para dezenas de milhões de telespectadores em todo o mundo, destacou-se a pompa da cerimônia do casamento - completa com orações e tradições anglicanas, música clássica, um coral gospel e um passeio de charrete puxado por cavalos.

Assista a cerimônia do casamento real

Os parentes da cerimônia incluíam Charles Spencer, o irmão da falecida mãe de Harry, a princesa Diana, e a prima de Harry, Zara Tindall, e seu marido. Também estava presente a família da esposa do príncipe William, Kate Middleton: os pais Carole e Michael Middleton, a irmã Pippa Middleton e o irmão James Middleton. A ex-namorada do príncipe Harry, Chelsy Davy, também estava na congregação. Do lado de fora, milhares de fãs encheram as ruas de Windsor. Irene Bowdry, advogada da Califórnia, estava a bordo do primeiro trem para Windsor. Ela reservou sua viagem para a Inglaterra assim que a data do casamento foi anunciada.

O tempo estava ameno e claro, banhando as antigas pedras do Castelo de Windsor em uma bela luz de primavera. Fãs da realeza acamparam do lado de fora do castelo há dias e a polícia britânica aumentou a segurança, com cães farejadores, barricadas e patrulhas por toda a cidade. "Windsor está absolutamente explodindo de emoção", disse o historiador especializado Hugo Vickers.

O príncipe Charles, o pai do noivo, levou Markle até o altar depois que seu próprio pai ficou doente demais para comparecer. É uma época de transição para a monarquia britânica, que parece cheia de esperança quando William e Harry - os dois filhos da falecida princesa Diana e do príncipe Charles - entram cada vez mais confiantes nos seus papéis como herdeiros da família real britânica.

O serviço da capela refletiu as raízes afro-americanas de Meghan Markle. O reverendo Michael Bruce Curry, o líder afro-americano da Igreja Episcopal, fez um sermão e as seleções musicais incluiram versões de Stand By Me, de Ben E. King, e Etta James Amém / This Light Of Mine. Markle foi acompanhada por sua mãe, Doria Ragland, quando ela foi levada para a capela, e muitas das suas mais próximas. Amigos e ex-colegas de Suits estavam na plateia.

Ela optou por não ter uma dama de honra, mas houve 10 crianças, incluindo o príncipe George de 4 anos e a princesa Charlotte, de 3 anos, os filhos mais velhos de William e Kate. Harry foi acompanhado por alguns de seus amigos de seus 10 anos de serviço militar - uma experiência que incluiu passeios no Afeganistão - e de muitas das instituições de caridade que ele apoia, que se concentraram em ajudar veteranos feridos ou encorajar uma discussão mais aberta sobre problemas de saúde mental.

O casal fez um esforço para honrar a memória da mãe de Harry, Diana, cuja irmã mais velha, Jane Fellowes, fez uma homenagem durante o culto de casamento.

Muitos na multidão, como Ana Karukin, uma enfermeira brasileira que mora na Flórida, disseram que vieram para testemunhar um momento da história. "Temos que estar aqui para ele e para ela, minha Meghan, minha menina especial, para apoiá-los, porque é um momento incrível", disse ela. "Eu gostaria que Diana estivesse aqui, mas ela está no céu cuidando deles". William e Harry acharam tempo hábil, em meio ao alvoroço do casamento, para passear fora do castelo na noite de sexta-feira (18), para agradecer aos fãs pela ida à Windsor.

Um sorridente Harry fez um sinal de joia com o dedo polegar quando perguntado por um fã como ele estava se sentindo na véspera de seu casamento. E parece ser uma época de alegria para a rainha Elizabeth II, de 92 anos, e seu marido, Philip, que tem 96 anos e planejava participar da cerimônia, apesar de sua recente cirurgia de substituição do quadril. Ela está vendo seu neto se casar com uma mulher que claramente lhe trouxe a felicidade que muitas vezes ele disse estar faltando em sua vida, após a morte prematura da mãe. O quadro da família foi exibido no estágio mais amplo possível. Dezenas de radiodifusores montaram nos terrenos do castelo para uma festa visual.

A capela em si é uma obra-prima do estilo gótico tardio, e o Castelo de Windsor é o lar de soberanos britânicos há quase mil anos. Quinze casamentos já foram realizados no local. Após a cerimônia, os recém-casados montaram em uma carruagem puxada por cavalos pelas ruas de Windsor, acompanhados de uma procissão militar britânica. Em seguida, o casal foi enviado para a primeira de duas recepções de gala. O primeiro será hospedado à tarde pela rainha, com petiscos, vinho e champanhe. A segunda recepção é menor, com recebimentos do Príncipe Charles.

Um intervalo de três horas permitirá um descanso e uma troca de roupas para os 200 convidados restantes à festa noturna.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.