São João

A magia do Boi Unidos de Santa Fé no São João do Maranhão

Grupo folclórico sotaque da Baixada festeja 30 anos e tem vasta programação de apresentações entre os meses de maio e junho; para os arraiais juninos, levará 180 brincantes e batizado está marcado para o dia 10 de junho

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31
Boi Unidos de Santa Fé celebra 30 anos
Boi Unidos de Santa Fé celebra 30 anos (Boi de Santa Fe)

SÃO LUÍS- Um dos grupos folclóricos de maior expressão no Maranhão, o Boi Unidos de Santa Fé, sotaque da Baixada, está festejando três décadas no São João. Para celebrar a data, cumpre a programação dos “30 Anos de Guarnicê”, iniciada com os ensaios para a temporada nos arraiais juninos.

O primeiro ensaio aconteceu no dia 5 de maio, data do aniversário do novilho, na sede, no Bairro de Fátima, com a participação especial do Boi da Fé em Deus, Boi da Lua, entre outros convidados especiais. No dia 12, houve festa na Fé em Deus, e neste sábado é a vez do João Paulo, na sede do Boi da Lua.

Conforme informou Cláudio Cantanhede, coordenador geral do grupo, uma apresentação na Praça Nauro Machado está marcada para o dia 26 de maio. Na Casa das Minas, na Rua São Pantaleão (Centro), a festa acontecerá no dia 2 de junho, ao lado de vários outros grupos.

De 29 deste mês a 8 de junho, o público poderá conferir a exposição “30 Anos de Santa Fé”, no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, retratando a trajetória do grupo folclórico, com sua indumentária, instrumentos musicais e outros elementos. “Ou seja, temos uma vasta programação nesta temporada, que compreende os meses de junho e julho”, destacou Cláudio Cantanhede.

O Boi de Santa Fé levará para os terreiros 180 brincantes, todos usando novas indumentárias. O ritual de batizado está marcado para o dia 10 de junho, na sede.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.