Documentário

Trajetória marcante de um maranhense na telona

“José Louzeiro - Depois da Luta”, curta-metragem sobre a trajetória do roteirista, escritor e jornalista, será lançado hoje, às 18h, em sessão para convidados, no Cine Praia Grande; amanhã, no mesmo horário, haverá sessão aberta ao público

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31
José Louzeiro é tema de documentário
José Louzeiro é tema de documentário

O escritor e jornalista maranhense José Louzeiro, falecido em dezembro do ano passado, é o grande homenageado no curta-metragem “José Louzeiro - Depois da Luta”, dirigido pela cineasta Maria Thereza Soares, a ser lançado hoje, às 19h, no Cine Praia Grande, no Centro Histórico de São Luís, em sessão exclusiva para convidados. O curta será exibido novamente amanhã, no mesmo horário, em sessão aberta ao público, seguida de debate com a diretora do filme e a jornalista Bruna Castelo Branco, que assina a pesquisa e argumento da obra. Além dessas duas sessões, o filme também será exibido no 41º Festival Guarnicê de Cinema, em junho.

O trabalho sobre o roteirista de obras consideradas clássicas do cinema nacional foi aprovado no II Edital do Audiovisual do Maranhão, concebido por meio de parceria entre Governo do Estado e Agência Nacional de Cinema (Ancine). De autoria de José Louzeiro, foram adaptadas para o cinema obras como “Infância dos Mortos”, que foi para às telas com o título “Pixote – a lei do mais fraco” e “Lúcio Flávio – o passageiro da agonia”, cinebiografia de um anti-herói brasileiro, ambos dirigidos por Hector Babenco.

Além deles, Louzeiro, que escreveu durante décadas no jornal O Estado, colaborou no roteiro de obras como “Quem Matou Pixote?”, dirigido pelo cineasta José Joffily e “O Homem da Capa Preta”, em parceria com o cineasta Sérgio Rezende, entre outros. Sua última contribuição para o cinema foi como colaborador do documentário “Lembrar para não esquecer”, de Milton Alencar Júnior, sobre a chacina de Vigário Geral.

Segundo a cineasta Maria Thereza Soares, a opção por explorar no documentário a atuação de José Louzeiro como roteirista foi para valorizar essa faceta do maranhense. “Nós temos um vasto material de gravação, mas José Louzeiro já é conhecido como jornalista, escritor, e a sua faceta como roteirista traz um legado importantíssimo para o cinema nacional e ficava relegada ao segundo plano. Logo, foi o enfoque que quisemos ressaltar no documentário”, destaca.

“José Louzeiro - Depois da Luta” começou a ser produzido ano passado e as gravações foram feitas no Rio de Janeiro, cidade na qual José Louzeiro era radicado desde 1950, e também em São Luís. Além de entrevistas com o escritor, a obra contou com depoimentos de amigos e parceiros de trabalho do homenageado.

No Rio de Janeiro, as filmagens duraram cerca de 10 dias e foram rodadas na casa do escritor e na Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Cineastas como José Joffily, Sérgio Rezende e Jorge Duran foram alguns que contribuíram com depoimentos sobre as obras. Em São Luís, o filme teve depoimento de escritores e amigos e, entre as locações, a sede da Academia Maranhense de Letras, entidade da qual José Louzeiro era membro desde a década de 1980.

De acordo com Bruna Castelo Branco, que assina a pesquisa e o argumento, a ideia inicial era trazê-lo a São Luís, mas tal proposta foi alterada no decorrer do projeto. “Queríamos muito fazer um reencontro de Louzeiro com a sua cidade natal, terra que sempre foi muito presente em suas memórias. Porém, como ele já tinha 84 anos, quando fomos gravar, percebemos sua saúde debilitada e achamos melhor, pelo conforto dele mesmo, entrevistá-lo somente no Rio de Janeiro”, explica. O filme tem apoio da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio), Restaurante Thai – Cozinha Contemporânea e TV UFMA. Com duração de 15 minutos, a obra é voltada para a contribuição de José Louzeiro para o cinema brasileiro.

Maria Thereza Soares e Bruna Castelo Branco
Maria Thereza Soares e Bruna Castelo Branco

Trajetória

Falecido em 29 de dezembro de 2017, aos 85 anos, José Louzeiro tem uma trajetória de vida e profissional marcante. De menino pobre, morador do bairro Camboa, em São Luís, conseguiu imprimir seu nome no jornalismo, na literatura e no cinema nacional. Passou pelas redações dos jornais O Imparcial e O Combate, até mudar para o Rio de Janeiro, em 1954, quando atuou em diversos jornais e revistas.

Autor de mais de 40 livros, ele colaborou esporadicamente com artigos em jornais até os 84 anos e tinha como projetos escrever sua biografia e transformar em filme o romance-reportagem “Aracelli, meu amor”, sobre o assassinato da menina Aracelli Crespo, violentada e morta aos 8 anos de idade, em Vitória (ES), no dia 18 de maio de 1973. Hoje, a data da morte da garota Aracelli é lembrada como o Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, graças também ao trabalho incansável de Louzeiro em denunciar o crime.

A data da morte de Aracelli Crespo é emblemática por ser um símbolo de luta do escritor contra as injustiças sociais no Brasil. “Nós escolhemos a data do dia 18 de maio para fazer a sessão de lançamento por causa desse episódio lamentável e, também, uma forma de dizer que a luta de José Louzeiro não pode ser em vão”, destaca Maria Thereza Soares.

Serviço

O quê

Lançamento do Documentário José Louzeiro – Depois da Luta

Quando

Hoje (sessão para convidados) e amanhã, às 18h (aberta ao público)

Onde

Cine Praia Grande (Centro Histórico de São Luís)

Entrada gratuita no sábado

FICHA TÉCNICA

Direção: Maria Thereza Soares

Pesquisa e Argumento: Bruna Castelo Branco

Produção Executiva: Maria Thereza Soares e Bruna Castelo Branco

Produção de Set: Fernanda Oliveira

Assistente de Produção: Claudia Marreiros

Direção de Fotografia: Paula Monte e Paulo Malheiros

Still: Paula Monte e Claudia Marreiros

Assistente de Direção: Thiago Barbosa dos Santos

Técnico de Som: Paulo Senise e Marcos Belfort

Design de Som: Paulo Senise

Edição: Bruno Santos

Assessoria de Imprensa: Bruna Castelo Branco

Masterização e Mixagem: Daniel Braga

Colorização e Designer Gráfico: Aléssio Seabra

DCP: LumnaStudios

Locação de Equipamentos: Youle, Paulo Malheiros e Super8 Filmes

Trilha original: Rui Mário

Tradução para inglês: Dafne Baddini e Alcance Consultoria de Idiomas

Tradução para francês: Marilia de Laroche

Tradução para espanhol: Alexis Espinosa

Tradução e interpretação em Libras: Rita Costa Pereira

Roteiro de Audiodescrição: Monica Magnani

Consultoria: Elizabet Dias de Sá

Narração: Márcia Caspary

Edição: Bernardo Garcez

Consultoria jurídica: B, F e B Advogados

Contabilidade: Delta Assessoria Contábil

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.