Treinamento

HSD realizará II Simulado de Atendimento a Múltiplas Vítimas

Exercício prático servirá para verificar a estrutura hospitalar, desempenho e o tempo de resposta dos profissionais, quando precisarem prestar atendimento, além da demanda normal no hospital; equipes estão preparadas para atender a demanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31
primeira simulação aconteceu em janeiro de 2017
primeira simulação aconteceu em janeiro de 2017 (simulado)

O Hospital São Domingos (HSD) realizará no domingo, 20 de maio, das 7h às 13h, o II Simulado de Atendimento a Múltiplas Vítimas, treinamento que visa preparar os profissionais de saúde para atuarem no atendimento a vítimas em casos de ocorrência de catástrofes (desmoronamentos, incêndios, deslizamentos) e acidentes de grandes proporções que necessitam de atendimento de urgência e emergência no hospital. O simulado terá a participação do Corpo de Bombeiros do Maranhão (CBMMA), Polícia Militar (PM) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Serão avaliados também logística, infraestrutura e comunicação.

De acordo com a gerente Executiva de Apoio do HSD, Abgair Lima, que coordena o simulado, este exercício prático servirá para verificar a estrutura hospitalar, desempenho e o tempo de resposta dos profissionais, quando precisarem prestar atendimento, além da demanda normal no hospital. “Nossas equipes já estão preparadas para fazerem o atendimento, mas precisamos ter essa mesma resposta nos casos de acidentes ou catástrofes com muitas vítimas, quando a assistência exigirá maior agilidade da equipe. No simulado, verificamos nossa atual condição de atendimento e em que precisamos avançar”, afirma.

A equipe do Samu também vai verificar o tempo de resposta de atendimento, desde o acionamento da ambulância pela central, até a chegada ao local do acidente para atendimento às vítimas e posteriormente o transporte até o hospital.

A gerente informa que para que o simulado pareça o mais real possível, serão realizadas atividades por várias ruas e avenidas da cidade. É escolhido um local onde ocorre o acidente ou catástrofe e devido ao transporte das vítimas até o hospital, no Bequimão, há intensa movimentação de ambulâncias, profissionais e veículos da Polícia Militar e da SMTT. “A gente precisa saber o tempo em que as ambulâncias levam do primeiro atendimento, no local do ocorrido, até o hospital e também como a equipe do hospital se prepara enquanto aguarda as vítimas”, explica.

Sem sustos
Para evitar tumultos e sustos, os moradores do bairro onde haverá a simulação do sinistro e vizinhos ao HSD já estão sendo informados sobre o simulado. “Essa medida prévia deixará os moradores mais tranquilos”, completa. As vítimas serão atores, que estarão devidamente maquiados para que a cena pareça bem real. Os pacientes em atendimento ou internados no hospital, também serão informados previamente sobre o simulado.

No hospital, o teste passará pelo recebimento das vítimas/atores, classificação (cinza (óbitos), vermelha (estado gravíssimo),
amarela (estado grave) e verde (com lesões leves).

A ação deve durar toda a manhã para que sejam avaliados todos os passos da assistência às vítimas bem como o apoio psicológico aos familiares e ao próprio sistema de atendimento e resgate pelo CBMMA e Samu. Durante todo o andamento do exercício, serão avaliados e cronometrados todos os procedimentos.

A atividade envolverá médicos, enfermeiros, psicólogos e demais membros da equipe multidisciplinar bem como equipes de comunicação e segurança orgânica do hospital e ainda, bombeiros, socorristas do Samu, policiais, agentes de trânsito e outros profissionais envolvidos em um resgate e assistência médica.

Será o segundo Simulado de Atendimento a Múltiplas Vítimas promovido pelo Hospital São Domingos, em parceria com o CBMMA, PM e Samu.

SERVIÇO:
O QUE:
II Simulado de Atendimento a Múltiplas Vítimas do Hospital São Domingos
QUANDO: 20 de maio, das 7h às 13h

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.