Literatura

Real e imaginário em romance literário de Antônio Melo

Livro “A Vingança”, de autoria do jornalista Antônio Melo e que mistura personagens reais com fictícios, será lançado hoje, às 19h, na Livraria Amei, no São Luís Shopping

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31
Antonio Melo lança livro hoje em São Luís
Antonio Melo lança livro hoje em São Luís (Antonio Melo)

SÃO LUÍS- Relações entre política, polícia, mundo empresarial, pistolagem e prostituição são elementos marcantes no livro “A Vingança”, de autoria do jornalista Antônio Melo e que será lançado hoje, às 19h, na Livraria Amei, no São Luís Shopping. A obra, com 324 páginas, mistura personagens reais e fictícios e pelo menos 30 páginas são contextualizadas na cidade de Imperatriz.

A vivência jornalística do autor dá o tom da linguagem, que envolve o leitor e o faz mergulhar na ambientação e nos personagens, que se fixam em fatos que permitiram construir o romance. Segundo Antônio Melo, o livro é atemporal e, em grande parte, é contextualizado na Guerrilha do Araguaia. “Mas há outros, cada um com uma particularidade e trazendo histórias bem interessantes e reveladoras. Uma delas é sobre Joaquim dos Santos Rodrigues, o lendário Seu Lunga, figura marcante de Juazeiro do Norte”, diz, lembrando que o livro também destaca cidades como Teresina (PI), Natal (RN), Catolé do Rocha (PB) e o Estado do Pará.

O jornalista escreveu o livro em praticamente um ano e a obra traz diversos personagens, entre eles, Maria Boa, nome de um famoso cabaré de Natal e que deu nome a um avião da força aérea. Há ainda o pistoleiro Chico Roçadeira e o Coronel Feliciano, este segundo, um “caçador” de pistoleiros, e Dinha, uma garota que nunca existiu, mas que pode ser considerada real em muitas cidades brasileiras.

“A história se passa em vários lugares e passei por 90% desses lugares. Apresento também muitas histórias reais, frutos de pesquisa que ajudou a contextualizar a obra. Menciono a questão do coronelismo, por exemplo, porque como comecei fazendo jornalismo policial, eu tive contato com fatos ligados a esse assunto”, diz Antônio Melo, que começou na atividade jornalística aos 16 anos.

Marketing

Antônio Melo atua atualmente na área do marketing político e já trabalhou em campanhas políticas no Brasil e exterior, como na Bolívia, Angola, Venezuela e Argentina. Trabalhou ainda em campanhas no Maranhão e, atualmente, está em novo projeto. “Antônio Melo é um profissional de reconhecido talento na área de Comunicação. Como jornalista e estrategista, ele sempre desempenhou um trabalho de respeito no Brasil e fora do país. Com certeza, essa empreitada dele, no romance, irá despertar muita curiosidade e atenção pelo tema e assunto tratado”, destaca o jornalista, escritor e empresário maranhense Félix Alberto Lima.

Natural de Natal, o jornalista Antônio Melo trabalhou a maior parte de sua vida profissional no Jornal do Brasil, nos jornais Folha de São Paulo e O Globo, e também na revista Veja. Depois que deixou o jornalismo, enveredou pelo marketing político no comando de campanhas de governador e prefeito, por praticamente todos os estados do Brasil, e ainda para candidatos a presidente em alguns países da América Latina. Ele pensava em escrever um livro de contos, mas a personagem, “Dinha”, levou-o a transformar a história em romance.

Serviço

O quê

Lançamento do livro “A Vingança”

Quando

Hoje, às 19h

Onde

Livraria Amei (São Luís Shopping)

Preço do livro: R$ 45,00

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.