Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31
QUEM andou circulando na cidade no fim de semana foi a ex-prefeita de Cruzeiro (SP) Ana Karin Andrade. Ela, que é vista com a mãe Edite Andrade, já regressou a São Paulo mas promete estar de volta a São Luís na quinta-feira para comemorar o aniversário de sua irmã Fernanda
QUEM andou circulando na cidade no fim de semana foi a ex-prefeita de Cruzeiro (SP) Ana Karin Andrade. Ela, que é vista com a mãe Edite Andrade, já regressou a São Paulo mas promete estar de volta a São Luís na quinta-feira para comemorar o aniversário de sua irmã Fernanda

Poder de barganha
Com exceção dos grandes partidos, os demais fazem jogo de cena. Deixam de lado cogitações sobre a Presidência da República e se preocupam com a formação nos estados de coligações que garantam a eleição de deputados estaduais e federais. Quando mais parlamentares tiverem, maior será o poder de barganha junto ao presidente da República e aos governadores para obtenção de cargos.
Por isso, não haverá coerência entre as candidaturas que apoiarão ao Planalto e as definições nos estados.
Tudo vai se resumir a um salve-se quem puder.

Baile da Vida
Nos salões elegantes de São Luís não se fala em outra coisa.
Tudo gira em torno do evento mais esperado do ano: o Baile da Vida, um evento como nos bons velhos tempos, voltado para dar uma dimensão maior ao prazer da dança.
A programação musical da noite terá pocket-shows de vários ritmos de dança de salão, desde os grupos locais aos internacionais e haverá todo um clima voltado para o incentivo da dança moderna.

Baile da Vida 2
É assim que pretendemos celebrar, no próximo sábado, no Palazzo Eventos, os 50 anos de jornalismo, os 48 anos de colunismo social e os 70 anos de idade deste Repórter PH.
Os portões do Palazzo Eventos serão abertos às 20h, com os convidados usando traje passeio completo, sendo as mulheres (preferencialmente) de vestidos longos e os homens, de terno escuro.
Os espetáculos começam rigorosamente às 20h30.
Vale a dica: para não perder alguns dos momentos mais bonitos da noite, que será marcada por grandes shows nacionais e internacionais de canto e dança, é importante chegar no horário marcado.

Adeus a Cafeteira
Depois de ser velado no Plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão, na tarde/noite de segunda-feira, o corpo do ex-prefeito, ex-governador e ex-senador Epitácio Cafeteira foi enterrado na manhã de ontem, no Cemitério do Gavião, na Madre Deus.
Um carro aberto do Corpo de Bombeiros levou o corpo, em cortejo, até o local do sepultamento.
Amigos, correligionários, familiares e populares que admiravam Cafeteira prestaram as últimas homenagens ao líder político. O sepultamento aconteceu com honras militares e apresentação de armas.

Parlamento Amazônico
O deputado estadual Wellington do Curso foi eleito presidente do Parlamento Amazônico, durante o 22º Congresso Nacional da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), realizado no Rio Grande do Sul.
Além de Wellington, foram também eleitos o deputado Júnior Verde (secretário-geral), Rafael Leitoa (tesoureiro) e César Pires (Conselho Fiscal).
O Parlamento Amazônico é formado por deputados estaduais dos nove estados que compõem a Amazônia Legal brasileira: Amazonas, Acre, Amapá, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Pará, Maranhão e Tocantins.
O grupo busca soluções para problemas vivenciados na Amazônia, com alternativas que aliem desenvolvimento sustentável e crescimento econômico.

Último prazo do Enem
As inscrições para o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) terminam nesta sexta-feira. Conforme o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), até a última segunda-feira, quase 4 milhões de estudantes já haviam se inscrito para as provas, marcadas para os dias 4 e 11 de novembro. Também nesta sexta-feira termina o prazo para alteração de dados cadastrais, solicitação de mudança no município de provas, de opção de língua estrangeira, atendimento especial e envio de laudo médico, declaração ou parecer.

TRIVIAL VARIADO
O empresário Amaro Santana Leite passou o dia de ontem longe da família e dos amigos. Como tinha negócios urgentes no Pará, deixou a comemoração de sua nova idade para outra data.

O Senado, a Câmara dos Deputados e as Assembleias Legislativas têm um mês para votar projetos. A Copa do Mundo começará a 15 de junho. Depois, virão o recesso e o período de campanha eleitoral.

Guerra sem fronteiras em Brasília: a Advocacia-Geral da União defenderá que o Supremo Tribunal Federal não possa mais determinar a perda do mandato de parlamentares, após a condenação criminal. Justifica que deve ser respeitada a Constituição Federal.

A maioria dos entrevistados (51%) na pesquisa CNT/MDA considerou a prisão do ex-presidente como “justa”. A pesquisa também indica que 49,9% dos entrevistados acreditam que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não vai disputar as eleições presidenciais deste ano.

A cotação alcançada ontem pelo dólar, de R$ 3,63, o maior nível desde desde abril de 2016, segundo analistas, foi puxada pela divulgação da pesquisa CNT/MDA, a primeira depois da decisão de Joaquim Barbosa de desistir da disputa.

O crescimento das intenções de voto de Ciro Gomes, do PDT, teria sido a causa do aumento do dólar. Ciro Gomes é tido como um nome que causa desconfiança no mercado.

DE RELANCE

Empreendendo na Mesa
O secretário municipal de Saúde de São Luís, Lula Fylho, é o convidado de hoje do projeto “Empreendendo na Mesa”, da Associação dos Jovens Empresários do Maranhão (AJE-MA). O encontro acontecerá na Churrascaria Sal & Brasa, no Calhau, durante um bate-papo sobre empreendedorismo e gestão. Vale lembrar que esta é a segunda edição do evento, iniciativa da atual gestão da entidade.

Leis do Trabalho
“A Reforma da CLT e Atuais Repercussões” é o título da palestra que será proferida, no dia 29 deste mês, às 19h, no auditório da Academia Viva Água, no Renascença II. O tema será levado pela advogada Suzane de Castro, que é professora da Faculdade Ceuma e da Faculdade Fama. Ela é também diretora jurídica da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH).

Aquarismo em SL
Com a carência de locais interessantes para o lazer de crianças em São Luís, visitar o setor de aquarismo das lojas da Terra Zoo é uma boa ideia. A do Rio Anil Shopping, por exemplo, dispõe de dois aquários com propósitos e temáticas diferentes. Um deles tem 6 mil litros e, apesar de ter decoração semelhante ao de água salgada, é habitado por peixes ciclídeos africanos de água doce. Isto é o que se chama de falso aquário marinho. O segundo tem volume de 9 mil litros e é um do tipo paludário, ou seja, com parte seca, emersa e decoração nas paredes, simulando um jardim.

Técnica natural
A empresária Greyce Capelli, proprietária do Greyce Capelli Lashes Design, está despertando o interesse das mulheres maranhenses pela técnica conhecida como Kim Kardashian. Trata-se de uma metodologia que produz um resultado que se parece com cílios postiços, sendo que o efeito é muito semelhante ao natural: intercala-se tamanhos de pelos variados com as técnicas de volume em 3D e 6D.

Ao sabor do vento
As pesquisas ditam tendências, mas o perfil dos institutos segue obscuro. Não são conhecidos os diretores, os critérios para escolha dos entrevistadores e a forma como são apurados os resultados. A Justiça Eleitoral, que é tão zelosa, deveria regulamentar os procedimentos que influenciam e antecipam preferências.

Festança Junina
A décima quarta edição da Festança Junina no Ceprama, na Madre Deus, acontecerá nos dias 25, 26 e 27 deste mês, sempre às 19h. Com entrada franca, a prévia junina distribuirá ao público centenas de miniaturas alusivas ao folclore maranhense. Para a abertura, foram escalados Boi Barrica, Boi de Guimarães, Boi de Santa-Fé, Boi da Maioba e Boi de Axixá, entre outras atrações.

Festança Junina 2
Na segunda noite, haverá apresentações dos bois de Maracanã, Nina Rodrigues, Pindoba, Meu Tamarineiro e Boi Boa Hora dos Pachêcos. Os cantores César Nascimento e Gabriel Melônio farão shows no palco. Na última noite, participarão os bois de Ribamar, Pirilampo, Lendas e Magias, Morros e Boi de Presidente Juscelino.

Show de Célia Sampaio
O show “Crioula”, da cantora e compositora maranhense Célia Sampaio, será apresentado nesta quinta-feira, às 19h, com entrada franca, no Centro Cultural Vale Maranhão (Praia Grande). O espetáculo é composto de um panorama musical que passeia pelas obras dos grandes compositores do Maranhão e traz ainda canções de compositores renomados em âmbito nacional. A artista pretende redesenhar o novo cenário da vertente regueira incrementando os toques radiantes de sua ancestralidade outrora conhecida em nosso Estado.

Dívida é muito maior
A comissão mista do Congresso, que analisa mudanças na Lei Kandir, retomou ontem a análise de proposta de ressarcimento aos estados, obrigados a não cobrar o ICMS nas exportações. O prazo de funcionamento do colegiado se encerrará quinta-feira, não cabendo mais prorrogação. A proposta da relatoria obriga a União a repassar 39 bilhões todos os anos. É muito pouco. O pior: o valor foi calculado pelo Conselho Nacional de Política Fazendária, que reúne secretários estaduais de Fazenda.

Para escrever na pedra:
“A cada minuto que passamos com raiva, perdemos sessenta segundos felizes”. De Ralph Waldo Emerson

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.