Luto

Corpo de Cafeteira é sepultado em clima de comoção em São Luís

Ex-governador do Maranhão morreu no último domingo, em Brasília; corpo estava sendo velado no Plenário da Assembleia Legislativa

Ronaldo Rocha da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31
Cafeteira recebeu honras militares em seu sepultamento no Cemitério do Gavião
Cafeteira recebeu honras militares em seu sepultamento no Cemitério do Gavião (Cafeteira)

O corpo do ex-governador do Maranhão, Epitácio Cafeteira (PTB), foi sepultado na manhã de ontem no Cemitério do Gavião, situado no bairro Madre Deus, em São Luís. Familiares, amigos, lideranças políticas, admiradores e eleitores, todos consternados, dedicaram homenagens.

O corpo do político, que atuou por cerca de 50 anos na vida pública, havia sido transladado de Brasília – onde o ex-governador morreu no último domingo, aos 93 anos de idade -, a São Luís na segunda-feira.

O velório, realizado no Plenário da Assembleia Legislativa foi transmitido ao vivo pela TV Assembleia e pelo site do Poder Legislativo.

O corpo de Cafeteira foi conduzido da Casa ao local do sepultamento, na manhã de ontem, num carro do Corpo de Bombeiros. Os militares dedicaram as honras ao ex-chefe do Executivo com apoio da Tropa de Choque da Polícia Militar.

O cortejo foi formado por familiares, amigos, ex-secretários da gestão Cafeteira e políticos.

O funeral foi simples e rápido. Isso porque as cerimônias religiosas já haviam sido celebradas todas na Assembleia Legislativa, na ocasião do velório.

Comovida e amparada por familiares, a viúva do político, Isabel Cafeteira, agradeceu os gestos de carinho e as homenagens ao ex-governador e falou do momento de dor.

“Eu tenho certeza de que ele está em paz e a gente também fica em paz por poder ter trazido ele para cá [São Luís]”, disse.

Sobrinho do ex-governador, o deputado Rogério Cafeteira (DEM) também agradeceu os gestos de carinho e lembrança à figura de Cafeteira.

“Eu queria só agradecer a atenção de vocês e o carinho de todos que de ontem para cá estiveram conosco e mais uma vez repito: com certeza se o governador Cafeteira pudesse deixar uma mensagem era de agradecimento ao povo do Maranhão pelo carinho e pela confiança que sempre depositaram nele. Mais uma vez obrigado a todos pela atenção e pelo carinho”, disse.

Legado - Ex-secretário de Comunicação da gestão Cafeteira, o jornalista Ademário Cavalcante falou da trajetória política de Cafeteira. Para ele, o legado deixado pelo político foi a valorização da educação no estado.

“No Maranhão, Cafeteira deu exemplo de humildade combinado com popularidade, e o grande objetivo dele era intensificar a educação. É tanto que, quando foi deputado, chegou a distribuir 5 mil bolsas de estudo. E como governador, os professores recebiam seis salários mínimos. Para mim, o legado dele foi a valorização do potencial do homem através da educação”, enfatizou.

O ex-deputado federal e ex-vereador, Haroldo Saboia também destacou o legado deixado por Cafeteira.

“Durante o regime militar Cafeteira esteve na oposição pelo velho MDB e nós estivemos juntos de 1978 a 1982 nas campanhas do velho partido. Depois de 1985 tomamos caminhos diferentes, mas Cafeteira sempre teve um profundo respeito pelo povo de São Luís e pelo povo do Maranhão e com certeza foi o político dos últimos 50 anos mais querido do povo de São Luís”, finalizou.

Saiba Mais

Epitácio Cafeteira (PTB) foi governador do Maranhão, senador da República, deputado federal e prefeito de São Luís. Atuou por cerca de 50 anos na vida pública. Foi dele, à frente do executivo Estadual, a obra de revitalização da Praia Grande, no Centro Histórico de São Luís. O chamado “Projeto Reviver” alicerçou o processo que levou a capital do Maranhão, anos mais tarde, a ser reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.