Ligação

Ao volante de caminhão, Putin inaugura ponte entre Rússia e Crimeia

União Europeia protesta contra ''violação da soberania da Ucrânia''; território de maioria russa foi anexado por Moscou em 2014

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31

CRIMEIA E BRUXELAS - Ao volante de um caminhão e usando jeans, o presidente russo, Vladimir Putin, inaugurou ontem,15, uma ponte rodoviária e ferroviária ligando a região de Taman, no sul da Rússia, à Crimeia - península no Mar Negro de maioria russa que, depois de ter sido cedida à Ucrânia pela antiga União Soviética, foi anexada por Moscou em 2014. A construção de 19 quilômetros, que atravessa o estreito de Kerch, está sendo chamada de "ponte de Putin".

"Finalmente, graças ao seu talento, esse projeto, esse milagre, aconteceu", disse Putin a operários que o esperavam do lado da Crimeia, em uma cerimônia transmitida pela TV estatal russa.

O governo ucraniano e a União Europeia protestaram contra a inauguração, que foi chamada pela UE de uma "nova violação da soberania" ucraniana. "A construção da ponte é uma integração forçada da península ilegalmente anexada pela Rússia", disse o comunicado do bloco. A UE apontou ainda que a "a ponte limita a passagem de navios que navegam pelo estreito de Kerch para os portos ucranianos, no Mar de Azov".

"A construção ilegal da ponte de Kerch é a mais recente prova do desdém do Kremlin pelo direito internacional", reagiu o presidente ucraniano, Petro Poroshenko, que foi eleito em 2014, depois que a chamada Revolução da Praça Maidan afastou um governo pró-Russia.

O movimento abriu um fosso entre Kiev e Moscou, que em represália anexou a Crimeia, depois de organizar um referendo — considerado ilegal por Estados Unidos e União Europeia — em que a maioria da população da península votou pela separação da Ucrânia e a união com a Rússia. O governo Putin também passou a apoiar um movimento separatista da população de origem russa no Leste da Ucrânia. Por esses dois gestos, o governo russo sofre até hoje sanções dos Estados Unidos e da União Europeia.

Construída a um custo equivalente a US$ 3,6 bilhões, a construção será a mais extensa de uso duplo - rodoviário e ferroviário - da Europa. Ela será aberta para carros hoje, 16, mas os trilhos para a passagem de trens só serão inaugurados em 2019.

"Muitos não acreditavam nesse projeto, mas Putin apostou nele", disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.