Investimento

Vale firma parceria para desenvolver municípios do MA

Nesta quarta-feira, será assinado convênio de R$ 5,8 milhões com Alto Alegre do Pindaré

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31
Unidade de Saúde Básica entregue a Arapapá, em Alto Alegre do Pindaré
Unidade de Saúde Básica entregue a Arapapá, em Alto Alegre do Pindaré (unidade de saúde)

O investimento social da Vale alcança muitas comunidades no Maranhão e Pará, especialmente aquelas que ficam próximas à Estrada de Ferro Carajás (EFC). Para fazer com que esses recursos cheguem aos municípios, a empresa firma diversas parcerias. Uma delas se dá por meio do Consórcio Intermodal de Municípios (CIM), antigo Comefc. Nesta quarta-feira, 16, mais um importante convênio será firmado com Alto Alegre do Pindaré, por meio do consórcio. Na ocasião, representantes da Vale e da Prefeitura Municipal assinarão seis termos que totalizam R$ 5,8 milhões a serem repassados aos cofres públicos. Esse valor será aplicado em projetos elaborados pela própria prefeitura, contemplando a construção de três centros educacionais esportivos e três escolas. A expectativa é que as obras atendam, inicialmente, 1.185 pessoas entre crianças, jovens e adultos.

Com os novos convênios assinados, as obras de um novo Centro Educacional Esportivo serão iniciadas em Altamira, Auzilândia e Boa Vista. Em Vila Fufuca (sede), Mineirinho e novamente Auzilândia será construída em cada comunidade uma escola com seis salas. Esta não é a primeira vez que Alto Alegre recebe recursos por meio do consórcio. No ano passado, as comunidades de Arapapá e Três Bocas inauguraram duas Unidades Básicas de Saúde (UBS) equipadas com consultórios médico e odontológico, farmácia, enfermaria, sala de espera e toda infraestrutura necessária para o atendimento das comunidades. Já em São Miguel, houve a entrega de uma escola de ensino fundamental com capacidade para atender mais de 70 alunos.”

Todos os projetos do CIM precisam atender as demandas das comunidades e estarem dentro dos eixos de educação, atenção básica de saúde e geração de trabalho e renda. Desde a criação do consórcio, em 2014, 263 projetos foram aprovados para beneficiar milhares de moradores que residem nos 22 municípios que integram o CIM.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.