Mostra

Tecnologia e museus em conexões

Integrante da 16ª Semana de Museus, o museu do IFMA compus Centro Histórico apresenta até sexta-feira a mostra “Conexões de Memórias - Arquivo Vivo: Acervo em Transformação”

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31
Exposição aborda memória e conexões
Exposição aborda memória e conexões (Exposição)

SÃO LUÍS- Com o tema “Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”, ocorre até o dia 20 deste mês, em todo o Brasil, a 16ª Semana de Museus. Em São Luís, o Memorial do Instituto Federal de Educação (IFMA), está com a exposição “Conexões de Memórias - Arquivo Vivo: Acervo em Transformação”, em cartaz no campus Centro Histórico (Praia Grande) até sexta-feira. Visitações podem ser feitas das 8h às 12h e das 14h às 18h. A semana é realizada em 1.130 instituições participantes, somando 3.261 eventos que em 489 municípios de 26 estados brasileiros.

Um desses eventos é a mostra “Conexões de Memórias - Arquivo Vivo: Acervo em Transformação” que discute as modificações no conceito de arquivo no contexto atual, tomando como ponto de partida a conectividade, cultura e arte contemporânea. Tudo isto em relação à maneira como o Memorial IFMA vem construindo e reconstruindo conexões entre passado e presente em diálogo com seus antigos e novos públicos; se apropriando de acervos tidos como tradicionais e transformando-os em simulacros.

Dialogando com o conceito de “Mal de Arquivo” proposto pelo filósofo Jacques Derrida – para quem o arquivo é lacunar, incompleto e sempre aberto a novas e constantes reescrituras – a exposição apresenta 10 instalações artísticas. Estes trabalhos, de forma diversa, incorporam temas e procedimentos que dizem respeito ao arquivo e ao banco de dados em sua relação com a história, memória e esquecimento articulado a dois vetores principais: acervos e apropriação de documentos da história institucional do IFMA e arquivo aberto - uma página em branco.

A mostra tem concepção, planejamento e curadoria de Diêgo Jorge Lobato Ferreira e curadoria geral de Rosilene Martins de Lima. Pesquisa, execução e montagem dos alunos do curso Técnico em Artes Visuais; consultoria técnica de Márcio César de Castro Aragão. A promoção é do Projeto Memorial IFMA (Fase II) e Grupo de Pesquisa História, Cultura e Patrimônio do IFMA.

Tema

Anualmente, o Conselho Internacional de Museus (Icom) lança um tema diferente para nortear as atividades em celebração do Dia Internacional de Museus (18 de maio) em instituições de todo o mundo. No Brasil, o tema é trabalhado durante a Semana de Museus, evento coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) que tem como objetivo promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros, aumentar o público visitante e intensificar a relação dos museus com a sociedade.

O tema deste ano, “Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”, propõe uma aproximação das instituições com seus públicos tanto pelo viés tecnológico quanto por outras conexões. Ao mesmo tempo em que museus investem em tecnologia para alcançar novos públicos, ainda é indispensável esforços para engajar quem ainda não está online – especialmente em áreas periféricas, rurais e regiões de difícil acesso.

Serviço

O quê

Exposição “Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”

Quando

Até sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h

Onde

Campus IFMA Centro Histórico

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.