Sem água

População é impedida de tomar vacina contra a gripe em posto

Falta de abastecimento de água no Centro de Saúde Paulo Ramos foi o motivo que impossibilitou quem procurou a unidade, ontem, para se imunizar

Igor Linhares / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31
Centro de Saúde Paulo Ramos ficou sem abastecimento de água, e atendimentos foram suspensos
Centro de Saúde Paulo Ramos ficou sem abastecimento de água, e atendimentos foram suspensos (Paulo Ramos)

Quem procurou a vacina contra a gripe no Centro de Saúde Paulo Ramos, no centro da capital, ontem, 14, recebeu a informação de que a vacinação tinha sido suspensa por causa da falta de água no posto.

De acordo com a direção, a bomba que ajuda no abastecimento no local teve problemas, e, por isso, seria inviável prosseguir com a vacinação no Centro de Saúde.

Várias pessoas que procuraram o serviço saíram frustradas, porque não puderam se imunizar. Algumas mães, que levaram seus filhos recém-nascidos, tiveram de deixar para outro dia e declararam que a situação não deveria acontecer em um posto de atendimento de porte igual ao Centro de Saúde Paulo Ramos, que recebe um grande número de pacientes e realiza diversos tipos de atendimentos.

A funcionária pública Verônica Costa disse que situações como essa se repetem em vários postos de saúde do Município. “Essa situação é inaceitável e não deveria acontecer. A gente tem um atendimento péssimo e ainda tem de voltar para casa por causa de desculpas que os funcionários dão”, frisou.

Vacinação
Desde o dia 23 de abril, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza campanhas de vacinação contra a gripe e, até o momento, 3.624 doses já foram aplicadas no Centro de Saúde Paulo Ramos. Em toda a São Luís, 90 mil doses da vacina foram aplicadas até o Dia D, no sábado. A meta é vacinar mais de 230 mil pessoas.

No sábado, 12, foi realizado o Dia D de vacinação, ação para melhoria da saúde pública, especialmente na área de atenção básica. O dia é considerado estratégico para atrair a população para imunização e tem por finalidade contribuir com os objetivos da Campanha Nacional contra a Influenza, coordenada pelo Ministério da Saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) informou, em nota, que foi registrado um problema na bomba de água do Centro de Saúde Paulo Ramos, e que já estavam sendo adotadas providências para normalizar o abastecimento de água na unidade de saúde. A Semus ressaltou ainda que o atendimento ao público voltará ao normal hoje, 15.

SAIBA MAIS

A gripe é responsável por grande parte das internações hospitalares. A febre é um dos sintomas mais evidentes e comuns da enfermidade e dura, normalmente, em torno de três dias. Além deste sintoma, a gripe também pode vir acompanhada de tosse, dor de garganta e dor de cabeça.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.