Pergentino Holanda

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h31
ADIGITAL Influencer Thaynara OG comemorou o Dia das Mães com a família. Na foto, ela com a mãe, Antonieta, e a irmã, Marcinha
ADIGITAL Influencer Thaynara OG comemorou o Dia das Mães com a família. Na foto, ela com a mãe, Antonieta, e a irmã, Marcinha
O cineasta Arturo Saboia está na França, onde participa do Festival de Cannes, representando o Maranhão com o filme “Farol”. Na foto, ele em frente ao Palais du Festival, onde ocorrem as exibições de todos os filmes
O cineasta Arturo Saboia está na França, onde participa do Festival de Cannes, representando o Maranhão com o filme “Farol”. Na foto, ele em frente ao Palais du Festival, onde ocorrem as exibições de todos os filmes

Lenita em SP
Está confirmada a participação da escritora maranhense Lenita Estrela de Sá no sarau “As Mulheres Poetas”, no próximo dia 26, na Casa das Rosas, em São Paulo.
O evento terá curadoria do poeta Rubens Jardim e, na oportunidade, Lenita apresentará poemas de seu livro intitulado “Antídoto”.
O sarau é resultado do trabalho de Rubens Jardim, que coleta a poesia brasileira contemporânea produzida por mulheres e publica em seu blog literário. Trabalho este que se transformará numa série de livros digitais para veiculação dessa produção poética.

Feirão do Imposto
Vem aí o Feirão do Imposto, dia 19 de maio, das 10h às 22h, no São Luís Shopping.
O objetivo é disseminar informação tributária de forma simplificada à população acerca dos fatores impeditivos ao retorno dos tributos em prol da sociedade.
Atualmente capitaneado pela Confederação Nacional dos Jovens Empresários, o Feirão do Imposto acontecerá em 24 estados da federação e em mais de 100 cidades do Brasil.

Feirão do Imposto 2
Além de abordar a quantidade de tributos incidentes sobre produtos e serviços, a iniciativa tratou, na campanha do ano passado, sobre aplicação dos recursos públicos, ou seja, como tem ocorrido o retorno desses tributos em prol da população.
O tema da campanha deste ano antecipa a reflexão: “Fazer parte é fazer a diferença: Pague 2 Leve 1 - Ação contra a corrupção e a favor da eficiência na gestão dos recursos públicos”.
Quem realiza o evento é a Associação das Mulheres Empreendedoras do Maranhão e a Faculdade ISL|WYDEN.

Prêmio internacional
O pesquisador maranhense Samuel Filgueiras venceu o prêmio “Henry de Witt Smith Scholarship Award 2018”, conferido pelo American Institute of Mining, Metallurgical and Petroleum Engineers (AIME).
O principal objetivo do prêmio é promover as indústrias de mineração, reconhecendo os mais destacados doutorandos dos departamentos de Mineração, Metalurgia e Petróleo de faculdades e universidades que conferem títulos em Engenharia de Minas, Metalurgia e materiais no Canadá, Estados Unidos e México.

Prêmio internacional 2
Samuel Filgueiras é professor do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e está concluindo o Doutorado em Engenharia de Materiais na McGill University, em Montreal, no Canadá. Ele recebeu o prêmio durante um congresso na cidade de Phoenix, no Estado do Arizona, nos Estados Unidos.
Além desse prêmio, o professor Samuel também foi reconhecido, no ano passado, pelo Departamento de Engenharia de Materiais da McGill University, com o Prêmio Yearly Achievement, com um valor monetário acompanhado de um certificado, por seu excelente desempenho e contribuição com aquele departamento.

3 ritmos no Rio Poty Hotel
Sertanejo, axé e música eletrônica. É essa a mistura que promete levar numeroso público para o Rio Poty Hotel, dia 2 de junho, quando do evento que reunirá Henrique & Juliano, Vintage Culture e Banda Eva. Vintage, aliás, é Lukas Ruiz, que já esteve em São Luís e vai apresentar
suas fortes influências de sonoridades antigas, misturando sons de grupos como Depeche Mode, New Order e Petshop
Boys. Em resumo: a ideia do projeto é misturar o novo com o velho

TRIVIAL VARIADO

Será rezada hoje, às 19h, na Igreja São Luís Rei de França, no Calhau, a Missa de Sétimo Dia pelo falecimento de Plínio Ferreira Marques, que muito contribuiu junto ao quadro de professores da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e deixou viúva a senhora Camélia Leitão Marques.

A partir de hoje, pré-candidatos às eleições de outubro poderão iniciar a busca por financiamento coletivo de campanha. Nove entre cada dez dos tradicionais patrocinadores de campanhas ficarão na retranca. Acreditam que não dá para ir atrás de trapalhadas.

Levantamento da Gazeta do Povo, de Curitiba, publicado na edição de ontem, mostra que o Maranhão é o estado que paga a remuneração inicial mais alta do país para professor de 40 horas. São 5 mil e 750 reais.

Políticos experientes costumam dizer aos candidatos novatos e com chances: nunca tripudiem do jacaré antes de terminar a travessia do rio.

Em 2019, a aprovação da lei que restabeleceu o pluripartidarismo no país completará 40 anos. Será uma boa oportunidade para avaliar o papel das 35 legendas registradas no Tribunal Superior Eleitoral, denunciando as que existem apenas para se beneficiar com favores e receber dinheiro público do Fundo Partidário.

Em tempo: desde 1979, houve mais de 140 tentativas de registrar partidos. Naufragaram na busca de atingir apoio de 0,5 por cento dos votos válidos (excluídos brancos e nulos) da última eleição à Câmara dos Deputados, como manda a lei. Foi neste momento que a ilusão se esvaiu.

Com o descrédito da Política, a meta se torna inatingível. Desapareceram as mesinhas com folhas para colher assinaturas em esquinas de grandes e pequenas cidades. Na maioria das últimas tentativas, os voluntários ouviram ofensas.

Partido político que tem um pouco de tudo acaba tendo muito de nada. Vira um aglomerado de tendências e interesses particulares. Uma espécie de sistema minado por sintomas de deficiência imunológica.

Pré-candidato à Presidência da República, Jair Bolsonaro, em post do Dia das Mães anunciou no twitter: “Um presente verdadeiro é possibilitar que durmam mais tranquilas sabendo que seus filhos voltarão seguros para suas casas além de um estado com menos interferência em muitas esferas. É possível termos força para começarmos isso a partir de 2019!”.

DE RELANCE

Dança festeja a vida
O Baile da Vida, sem dúvida o evento mais esperado do ano pela sociedade maranhense, pretende dar uma dimensão maior ao prazer da dança. E pautará a programação da noite em pocket-shows voltados para a dança de salão, desde os grupos locais aos internacionais haverá todo um clima voltado para o incentivo da dança romântica. É nesse clima que pretendemos celebrar, no próximo sábado, no Palazzo Eventos, os 50 anos de jornalismo, os 48 anos de colunismo social e
os 70 anos de idade deste Repórter PH.

Dança festeja a vida 2
O Baile da Vida, como todos sabem, é orquestrado por Teresa Martins, que responde pela lista de convidados e confirmação dos nomes que irão garantir o sucesso dessa celebração ambientada com engenho, arte e talento pela maior decoradora do Maranhão, a designer Cintia Klamt Motta. Esta, por sua vez, está compondo um ambiente que faz alusão aos grandes momentos que proporcionamos à nossa sociedade em meio século de atividades na imprensa maranhense.

Dança festeja a vida 3
Vale lembrar que os portões do Palazzo Eventos para o Baile da Vida serão abertos às 20h, com os convidados usando traje passeio completo, sendo as mulheres (preferencialmente) de vestidos longos e os homens, de terno escuro. Embora a abertura dos salões esteja prevista para as 20h, vale lembrar que a programação musical, que será aberta com o espetáculo que dá nome à festa, “O Baile da Vida”, começa rigorosamente às 20h30. Ou seja: para não perder alguns dos momentos mais bonitos da noite, que será marcada por grandes shows internacionais de canto e dança, é importante chegar no horário marcado.

Oftalmo com novo conceito
O grupo Oftalmo Centro inaugura hoje, no fim da tarde, a sua mais nova unidade: a Oftalmo Prime, instalada no Pátio Jardins, no Cohafuma. A Oftalmo Prime conta com instalações confortáveis, equipamentos de última geração e uma equipe altamente capacitada. A inauguração da nova unidade faz parte das comemorações do grupo que completa 22 anos de atendimento oftalmológico em São Luís.

Didática Universitária
Um dos cursos mais procurados por quem tem uma graduação e pretende lecionar em instituição de ensino superior chama-se Didática Universitária. Esse curso é oferecido em São Luís também pela Faculdade de Negócios Faene. E, recentemente, foi realizado sob o comando da pedagoga Elaine Souza, também consultora e que desenvolve projetos nessa área para várias instituições, inclusive para a Universidade Estadual do Maranhão, no interior do Estado. O curso é oferecido duas vezes por ano e as inscrições para o próximo abrirão em junho. As aulas terão início em setembro.

Procurador-geral reeleito
O Ministério Público do Maranhão realizou ontem, eleição para procurador-geral de justiça. O mandato é para o biênio 2018-2020. O atual procurador-geral de justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho, foi candidato único e reeleito para o cargo com 318 votos. A Comissão Eleitoral esteve composta pelas procuradoras de justiça Themis Maria Pacheco de Carvalho (presidente), Maria Luíza Ribeiro Martins e Lize de Maria Brandão de Sá Costa, como titulares, e Iracy Martins Figueiredo
Aguiar, como suplente.

Venceu o desafio
No próximo sábado, dia 19, serão assinalados 25 anos da nomeação de Fernando Henrique Cardoso para o cargo de ministro da Fazenda. Tinha o compromisso de derrubar a inflação e conseguiu com o lançamento do Plano Real. Estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, publicado no final de 1995, afirmou que “ao contrário da maioria dos planos anteriores, o Real partiu de um diagnóstico correto acerca das origens do processo inflacionário: o desequilíbrio
das contas públicas”.

Para escrever na pedra:
“Pensar é fácil. Agir é difícil. Agir conforme o que pensamos, isso ainda o é mais”. De Johann Goethe.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.