Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31
MILITANTE DO DEM desde quando ainda era UDN, passando por Arena, PDS e PFL, o prefeito de Cedral, Jadson Passinho Gonçalves, já conquistou cinco mandatos naquele município. Outro dia, em visita a este Repórter PH na redação de O ESTADO (foto), Jadson falou da grande festa que estava preparando para o Dia das Mães, e que foi realizada ontem com farta distribuição de brindes para homenagear as mães cedralenses. Jadson, que até já colocou seu nome como uma opção para o Governo do Estado, diz que desde 1965, quando José Sarney se candidatou e venceu a eleição para governador, nunca mais se pensou num projeto de esenvolvimento para o Maranhão, ou seja, os governadores vêm se alternado numa mesmice de favorecer grupos e fazer obras pontuais e não estruturantes
MILITANTE DO DEM desde quando ainda era UDN, passando por Arena, PDS e PFL, o prefeito de Cedral, Jadson Passinho Gonçalves, já conquistou cinco mandatos naquele município. Outro dia, em visita a este Repórter PH na redação de O ESTADO (foto), Jadson falou da grande festa que estava preparando para o Dia das Mães, e que foi realizada ontem com farta distribuição de brindes para homenagear as mães cedralenses. Jadson, que até já colocou seu nome como uma opção para o Governo do Estado, diz que desde 1965, quando José Sarney se candidatou e venceu a eleição para governador, nunca mais se pensou num projeto de esenvolvimento para o Maranhão, ou seja, os governadores vêm se alternado numa mesmice de favorecer grupos e fazer obras pontuais e não estruturantes

Baile da Vida
Estamos na semana mais esperada do ano pela sociedade maranhense.
É que no próximo sábado, serão celebrados com uma grande festa no Palazzo Eventos, os 50 anos de jornalismo, os 48 anos de colunismo social e os 70 anos de idade
deste Repórter PH.
Orquestrada por Teresa Martins, que elaborou a lista de convidados e confirmou nome a nome para a sucesso da celebração, a festa está sendo ambientada com engenho, arte e talento pela maior decoradora do Maranhão, a designer Cintia Klamt Motta, que está compondo um ambiente que faz alusão aos grandes momentos que proporcionamos à nossa sociedade em meio século de atividades na imprensa maranhense.

Baile da Vida 2
O evento de sábado está marcado para as 20h, com os convidados usando traje passeio completo, sendo as mulheres (preferencialmente) de vestidos longos e os homens, de terno escuro.
Embora a abertura dos salões esteja prevista para as 20h, vale lembrar que a programação musical, que será aberta com o espetáculo “O Baile da Vida”, começa rigorosamente às 20h30.
Ou seja, quem chegar muito tarde vai perder alguns dos momentos mais bonitos da noite, que será marcada por grandes shows internacionais
de canto e dança.

Nocaute literário
O procurador do Estado Bruno Tomé Fonseca, adjunto para Assuntos Estratégicos da Procuradoria Geral do Estado do Maranhão, acaba de anunciar que fará, por via literária, uma justa homenagem a uma das figuras mais emblemáticas
do esporte brasileiro.
É que o escritor, e também professor, tem no prelo o livro “Rei Zulu: a Majestade Bárbara”, uma biografia do ex-lutador de vale-tudo maranhense Casimiro de Nascimento Martins, que, sob os holofotes da mídia, ficou conhecido pela referência escolhida para a composição do título da obra.
Ainda sem data para ser lançado, o livro reunirá, pelo menos, 200 páginas, nas quais também constarão diversas fotografias, para ajudar a contar a história marcante do atleta.
Toda a renda obtida com a comercialização dos exemplares será entregue nas mãos do próprio homenageado. Por ora, o procurador cuida dos detalhes editoriais e busca apoio para agregar ao projeto.

Nocaute literário 2
É que, atualmente, o Rei Zulu passa por dificuldades financeiras e enfrenta problemas de saúde. Ele, inclusive, prepara-se para uma cirurgia na região dos quadris, razão pela qual se locomove com a ajuda de uma cadeira de rodas.
Após uma sequência de vitórias em ringues, Zulu seria nocauteado pela própria vida e, hoje, guarda na memória as recordações dos tempos áureos.
Pai do também ex-lutador Zuluzinho, Casimiro de Nascimento Martins, à beira de completar 72 anos, era especialista na luta tradicional maranhense conhecida como Tarracá e ficou famoso por viajar pelo Brasil e pelo exterior desafiando outros lutadores.
Na década de 1980, o lutador maranhense foi considerado invicto após nada mais, nada menos, do que 150 combates.

Queda contínua
O Comitê de Política Monetária se reunirá terça e quarta-feira. A expectativa é de que haverá novo corte de 0,25 ponto porcentual na Selic, levando a taxa anual dos atuais 6,5 para 6,25 por cento. Esse patamar equivale a pouco mais da metade da Selic cobrada um ano atrás. Em maio de 2017, estava em 10,25 ao ano.

Bagagem
Cidadãos brasileiros podem entrar em 160 países sem a necessidade de visto, o que nos coloca na 17ª posição no ranking dos passaportes mais poderosos do mundo.
Estamos logo à frente da Argentina e logo atrás de Hong Kong e do Chile. Os passaportes mais aceitos são os do Japão e de Cingapura - 180 países sem necessidade de visto. A liderança era da Alemanha, que caiu para segundo - 179 países.
Os menos aceitos são os do Iraque e do Afeganistão - 27 e 24 países apenas.
O levantamento é da Henley & Partners, empresa especializada em planejamento de residência e cidadania.

Trégua
A tendência é de que, com a proximidade da Copa do Mundo, o debate eleitoral esfrie, pelo menos na esfera pública.
Enquanto a bola rolar na Rússia, as campanhas organizarão suas munições.
Para serem usadas umas contra as outras.

Sai de cena um grande líder politico
O Maranhão perdeu ontem um de seus políticos mais emblemáticos dos últimos 60 anos: o ex-prefeito de São Luís, ex-deputado federal, ex-governador do Estado e ex-senador Epitácio Cafeteira Afonso Pereira. Um grande líder popular e uma figura ímpar, não somente pelo seu desempenho político como nome de grande alcance popular, mas principalmente pelas adversidades que teve de superar para construir uma carreira incomparável no cenário político do Maranhão.

TRIVIAL VARIADO

Há dez anos – no dia 13 de maio de 2008 –, Marina Silva anunciou sua saída do Ministério do Meio Ambiente. O motivo foi a sucessão de choques com integrantes do governo, entre os quais a chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. Sem o respaldo do presidente Lula, abandonou o cargo.

A desvalorização dos deputados estaduais invade também a campanha eleitoral. Eles preveem que vão ficar com migalhas na partilha dos recursos de campanha. A lei é benevolente com os federais. Com eles...

Um varredura sem precedentes e que pode ser um recorde mundial da desconfiança: a direção da Petrobras pede devassa no patrimônio de 62 mil funcionários.

Quem desembarca hoje na cidade é Elvira Bona, que será hóspede de Rosário e Fernando Albuquerque. Seu marido, Murilo Albuquerque, chega na sexta-feira. Eles vêm especialmente para a festa dos 70 anos do amigo PH.

Noveli Menezes Sereno, amigo de infância em Presidente Dutra, já mandou avisar que desembarca sábado no Palazzo Eventos. Na festa, ele será certamente um dos raros amigos de minha geração que vai poder dizer que ainda lembra do meu rosto quando criança.

O expediente no Ministério da Fazenda tem ido além do normal para compor um esquema de prevenção. Os engasgos na economia mundial são cada vez mais frequentes, pondo em risco o plano de reaquecimento projetado por Henrique Meirelles.

Entra governo, sai governo, os vícios se repetem e poucos percebem que o populismo sai muito caro.

Ana Lúcia e Mauro Fecury iniciam a semana viajando para São Paulo, onde ele fará novos exames médicos. De lá, seguem no fim de semana para Nova York, onde ele fará uma cirurgia
no quadril.

Cai o manto de proteção. Com a restrição do foro, apenas 5 por cento das ações penais contra autoridades que tramitaram de 2007 a 2016, permanecerão no Supremo Tribunal Federal.

O Banco Central da Argentina foi obrigado a aumentar a taxa básica de juros para 40 por cento ao ano. A maioria dos países com economias emergentes estão em torno
de 6 a 8 por cento.

DE RELANCE

Era pós-Dilma
O Instituto Paraná perguntou a 2.002 brasileiros dos quatro cantos do País se a vida deles melhorou ou não após o impeachment de Dilma. O resultado: 56,2% disseram que permaneceu igual, 34,3% disseram que piorou e 8,3%, que melhorou. Lógico que muitas das respostas foram embaladas pela satisfação primeira, a do estômago; mas na banda política o conjunto da sociedade mais ganhou. Não pela troca de Dilma por Temer em si, mas por escancarar a bandalheira, mostrando que os salvadores da pátria eram santos do pau oco, como tantos que hoje posam de heróis e precisam ser testados.

Na frente da luta
Num esforço gigantesco para curar as feridas da Lava Jato, a Odebrecht parece ter percebido que, além de convencer a opinião pública que abriu o jogo para a justiça com a intenção de virar a página da Lava Jato, vai enfrentar também os que ainda não deixaram aquela vida de lado. Sexta-feira, a Odebrecht, junto com a Camargo Corrêa, a Queiroz Galvão e a espanhola Acciona, pediu na Justiça a impugnação do edital de licitação da nova fase do metrô de Fortaleza, obra de R$ 1,7 bilhão. Alegam que o edital foi direcionado para a mineira Ferreira Guedes e a espanhola Sacyr Construcion, duas empresas médias.

O que falta
Se o atual governo quiser contrariar o costume de gastar mais em ano de eleições, precisará tornar transparente a planilha de determinadas despesas. Não adianta dizer que as informações estão disponíveis na internet. As dificuldades de acesso são tantas que os interessados desistem antes de chegar à metade da busca.

Junho se aproxima
O Rio Grande do Sul saiu na frente. Está tramitando na Assembleia gaúcha projeto apresentado em 2015, determinando que a compra e a venda de fogos de artifício sejam exclusividade de pessoas jurídicas com registro. É a forma de evitar os clandestinos. Acrescenta que os shows pirotécnicos precisam ser realizados por empresas ou técnicos capacitados, com registro junto ao órgão fiscalizador. Mais: fica proibido o uso ou a queima de fogos de artifício a menos de 500 metros de distância de hospitais, escolas, parques ou praças. Se a moda pega...

Gaspar em Lisboa
O empresário Carlos Gaspar está disposto a viver intensamente o seu período pós-aposentadoria. Esta semana ele vai a Lisboa, visitar parentes e amigos e aproveita para participar da 88.ª edição da Feira do Livro de Lisboa, que este ano, irá decorrer entre os dias 25 de maio (sexta-feira) e 13 de junho (quarta-feira), no Parque Eduardo VII.

Morre Jesus Itapary
A sociedade maranhense tem sofrido duros golpes nos últimos dias. Ontem foi o falecimento, em São Paulo, do ex-secretário da Fazenda no governo Epitácio Cafeteira, Jesus Itapary. Ele era irmão de Violeta e do escritor Joaquim Itapary. O corpo chegou no fim da tarde de ontem e está sendo velado na Pax União. O enterro será realizado hoje.

Relações do exagero
O Brasil tem 240 embaixadas, consulados e vice-consulados espalhados pelo mundo. Poucos perguntam se há necessidade de tantos. Do orçamento do governo federal, o Ministério das Relações Exteriores consome 0,11 por cento. Para Cultura não passa de 0,04 por cento; Desporto e Lazer também 0,04 e Direitos da
Cidadania 0,03 por cento.

Ainda distantes do principal
Sugestões para pauta durante a campanha eleitoral ao Planalto: prioridade à contenção do gasto como forma de conter a dívida pública; melhoria administrativa; racionalização da política orçamentária, transparência e redução da carga tributária. A última medida aliviaria produtores e consumidores, permitindo o surgimento de condições para o crescimento econômico.

Para escrever na pedra:
“Só existe uma coisa melhor do que fazer novos amigos: conservar os velhos”. De Elmer G. Letterman.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.