Luto

Morre, aos 93 anos, o ex-governador do Maranhão Epitácio Cafeteira

Sua eleição como governador, em 1986, foi uma das mais tranquilas na história do Maranhão: apoiado pelo então presidente da República José Sarney (MDB)

Gilberto Léda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31
Cafeteira foi também prefeito de São Luís, entre 1965 e 1969, deputado federal (1975-1987) e já havia sido senador na década de 90 (entre 1991 e 1999).
Cafeteira foi também prefeito de São Luís, entre 1965 e 1969, deputado federal (1975-1987) e já havia sido senador na década de 90 (entre 1991 e 1999). (cafeteira)

BRASÍLIA - Morreu na tarde de ontem, aos 93 anos, o ex-governador do Maranhão Epitácio Cafeteira (PTB). Ele estava internado em casa, em Brasília, numa UTI residencial, em virtude do seu delicado estado de saúde, que vinha se agravando desde os últimos anos do seu mandato de senador, finalizado em 2014, quando ele já andava em cadeira de rodas.

Cafeteira foi também prefeito de São Luís, entre 1965 e 1969, deputado federal (1975-1987) e já havia sido senador na década de 90 (entre 1991 e 1999).

Sua eleição como governador, em 1986, foi uma das mais tranquilas na história do Maranhão: apoiado pelo então presidente da República José Sarney (MDB), ele obteve 81,03% dos votos, contra apenas 16,52% de João Castelo, então no PDS.

Em outra ocasião, em 2006, também ao lado de Sarney – como companheiro de chapa da ex-governadora Roseana -, voltou a derrotar Castelo, na disputa pelo Senado. Essa eleição, por sinal, marcou o definitivo estreitamento dos laços entre o ex-senador e o ex-presidente da República.

Natural da Paraíba e filho de José Justino Pereira do Café e Eudóxia Afonso Pereira, Cafeteira era contabilista e bancário, tendo sido funcionário do Banco do Brasil.

Foi dele, à frente do executivo Estadual, a obra de revitalização da Praia Grande, no Centro Histórico de São Luís. O chamado “Projeto Reviver” alicerçou o processo que levou a capital do Maranhão, anos mais tarde, a ser reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade.

Pesar – O presidente estadual do MDB e atual vice-presidente do Senado, João Alberto, declarou a O Estado que, tão logo soube da morte do ex-senador, entrou em contato com a presidência da Casa para garantir apoio na agilização dos trâmites para traslado do corpo até o Maranhão.

Em nota, assinada pelo senador, o MDB ressaltou que Cafeteira foi membro do partido e um “aliado valoroso”.

“Neste momento de pesar, o MDB expressa o sentimento da classe política pela perda de uma das mais importantes lideranças políticas do Maranhão. Cafeteira foi sempre um aliado nosso, um aliado valoroso, um homem de visão e de posições firmes. Vai-se com ele um pedaço da história do nosso estado”, diz o comunicado.

De Nova York, onde acompanha a esposa, Marly – que passou recentemente por procedimento cirúrgico -, o ex-presidente José Sarney comentou, por telefone, a perda do aliado.

“Recebi comovido a notícia da sua morte”, declarou. Ele também emitiu uma nota de pesar (veja íntegra ao lado).

“O meu pensamento logo elevou-se a Deus, rogando para que o acolha em sua companhia, e pedindo que console sua dedicada esposa Dona Isabel, que lhe ofereceu tanto amor, apoio e carinho nos seus momentos de sofrimento, assim como a filha Janaína e todos os seus familiares, aos quais envio o meu abraço pesaroso”, afirmou Sarney.

Em comunicado distribuído ainda na noite de ontem, o deputado Rogério Cafeteira (DEM) expressou o pesar da família pela perda e destacou a origem paraibana do tio, que chegou muito cedo ao Maranhão.

“É com imenso pesar e tristeza profunda que comunico a todos o falecimento do meu tio, ex-governador e ex-senador, Epitácio Cafeteira. Ele encontrava-se enfermo e inspirava cuidados, em UTI residencial, decorridos de seu delicado estado de saúde. Natural da Paraíba, Cafeteira veio ainda pequeno para o Maranhão, onde construiu uma admirável história política, dedicando a maior parte de sua vida a este estado, onde constituiu sua família”, disse.

MAIS

Morreu também no domingo Jesus Itapary, que foi secretário de Estado da Fazenda na gestão de Epitácio Cafeteira à frente do Governo do Estado.

Sarney lamenta morte de Cafeteira

Em nota emitida na noite de ontem, o ex-presidente José Sarney – que está em Nova York acompanhando a esposa, Marly -, manifestou profundo pesar pela perda do aliado, a quem vinha prestando assistência em Brasília, desde que se agravou o seu quadro de saúde, após o fim do mandato de senador, em 2014.

Com o falecimento do governador Epitácio Cafeteira, o Maranhão perde uma de suas maiores lideranças políticas e uma das mais marcantes personalidades de sua história contemporânea.

Como prefeito de São Luís, deputado federal, governador do Estado e senador da República, Cafeteira deixou a marca de uma personalidade forte, um líder popular e um bom administrador.

Começamos juntos em 62, depois tivemos desencontros, mas em seguida retomamos essa amizade, que só cresceu e se fortaleceu com o tempo, e juntamos esforços em benefício do Maranhão quando estive na Presidência da República e no Senado Federal.

Recebi comovido, aqui em Nova York, onde me encontro, a notícia da sua morte. E o meu pensamento logo elevou-se a Deus, rogando para que o acolha em sua companhia, e pedindo que console sua dedicada esposa Dona Isabel, que lhe ofereceu tanto amor, apoio e carinho nos seus momentos de sofrimento, assim como a filha Janaína e todos os seus familiares, aos quais envio o meu abraço pesaroso.

O Maranhão está de luto com a morte de Cafeteira.

Roseana Sarney destaca “amigo e correligionário”

"Foi com profunda emoção e tristeza que recebi a notícia do falecimento do ex-prefeito de Sao Luís, ex-deputado, ex-governador e ex-senador da República, Epitácio Cafeteira, meu amigo e correligionário.

Cafeteira era uma grande liderança popular do nosso Estado, onde ocupou um lugar de destaque na política maranhense. Nos últimos anos estivemos estreitamente ligados, em favor das causas do Maranhão e do Brasil.

Neste momento triste, quero enviar o meu abraço a Isabel, a quem muito admiro por sua dedicação e grande carinho devotados ao esposo, e a Janaína, minha amiga e colaboradora, sua filha querida, bom como todos os demais membros da família. Neste momento, estamos, juntas, comungando da mesma tristeza"

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.