Festival

Seminário discute animação brasileira no I Anima Ceará

O I Anima Ceará terá exibições de 23 e 26 de maio no Cinema do Dragão e o seminário será de 24 a 26 no Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura em Fortaleza

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h31

CEARÁ - Pela expansão da animação como gênero artístico, o I Anima Ceará – Festival Nordestino de Cinema de Animação, Games e Web reserva grande parte de sua programação para o seminário que abrange mesas-redondas, palestras, workshops e conversas sobre o amadurecimento da produção realizada em animação nas plataformas digitais.

O Anima Ceará começa no dia 23 de maio, às 19h30, no Cinema do Dragão, com estreia do filme “Blwarh”, curta de animação do cearense Levi Magalhães, homenagem ao arquiteto e cineasta cearense José Rodrigues Neto, um dos pioneiros da linguagem da animação no Ceará, de quem será exibido o curta “Evoluz” (1986), e início da "Mostra Brasileira de Curtas-Metragens de Animação”. No Auditório do Dragão acontecerá o seminário, de 24 a 26, data de encerramento do evento. Toda a programação é gratuita.

Para guiar as atividades, o festival trará profissionais e artistas de reconhecida atuação no mercado local e nacional para induzir reflexões sobre os temas presentes. Na mesa redonda sobre “As novas políticas para animação, game e web”, no dia 24, mediada por Wolney Oliveira, diretor da Casa Amarela Eusélio Oliveira/UFC,o seminário recebe Thiago de Freitas, da ABRAGAMES - Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais, Cândida Liberato, presidente da ABCA - Associação Brasileira de Cinema de Animação, João Batista da Silva, da Secretaria de Audiovisual do Ministério da Cultura, e Daniel Tonacci, da Ancine - Agência Nacional do Cinema.

A parceria entre animação e games é tema da mesa redonda do dia 25, que terá como participantes Jonas Brandão, do Split Studio, de São Paulo, que assina, como diretor,mais de 400 games e 20 comerciais publicitários em animação, entre os quais, “From love to Bingo”, vencedor de dois Leões no Festival de Publicidade de Cannes. Também na mesa, Fred Reis, do Estúdio gravidade Zero, de São Paulo, CEO da startup Monster Capture, que desenvolve animação de personagens em tempo real. A empresa participou da Rio Creative Conference dentro da Rio Content Market, na categoria Inovação. A mediação será de Ítalo Furtado, ilustrador, designer e animador do Estúdio Me’nU empresa de jogos que em sete anos de experiência em desenvolvimento de jogos já atendeu grandes estatais do Ceará.

A mesa redonda do dia 26 será focada na animação produzida na região CONNE (Centro Oeste, Norte e Nordeste), com a participação de Márcia Deretti, fundadora da EGDA - Escola Goiana de Desenho Animado e sócia da MMarte Produções, e da presidente da ABCA Cândida Liberato, que é sócia da empresa baiana Liberato Produções Culturais, fundada há 40 anos, tendo lançado, entre outros, o longa “Ritos de Passagem” que será exibido no encerramento do Anima Ceará, na homenagem ao cineasta Chico Liberato. No festival, Cândida será também membro do júri da Mostra Competitiva do Anima Ceará. A mediação desta mesa será do cineasta cearense Levi Magalhães.

Entre outras ações o seminário terá Conversas Animadas, promovendo diálogos entre realizadores e estúdios cearenses de animação. O propósito é discutir o gênero pela perspectiva de mercado, compartilhar trabalhos desenvolvidos, conquistas e demandas. São eles: Thales Ayala (Art&Cia e Fábula Studio), Daniel Valente (Valente Studio), Renan Rodrigues (Supernova Games), Ítalo Furtado (Estúdio Me’nU), Gustavo Belo (Núcleo de Cinema de Animação da Casa Amarela Eusélio Oliveira), Thiago Veras (Lunart Estúdio), Levi Magalhães (Truca Studio), Clayton Bochecha (Bochecha Studio), Neil Rezende (Lunart Estúdio) e Fernando Fernalf (Urubutrix Estúdio).

A programação de workshops terá foco na qualificação. Os temas são voltados para estruturação de projetos (com Andrea Midori, de São Paulo), técnicas para criação de personagens (com Fábio Yabu, da Beach Park Studios), produção de animação para cinema, tv, game e web (com Jonas Brandão, do Split Studio) e produção de séries para web (com Combo Estúdio, do Rio de Janeiro).

O mercado dos games na animação será abordado nas três palestras que completam a programação do seminário. Thiago de Freitas, da Kokku, empresa pernambucana que oferece de artes em 3D até desenvolvimento completo de jogos, discutirá a inclusão do game na experiência audiovisual. A formação profissional em games será abordada pelo professor universitário Nilbio Thé. E o panorama dessa plataforma no Ceará será abordado por Izequiel Norões, da União Cearense de Gamers, e Vicenzo Pegado, da ASCENDE - Associação Cearense de Desenvolvimento de Jogos.

O I Anima Ceará

Festival Nordestino de Cinema de Animação, Games e Web é uma promoção da Universidade Federal do Ceará (UFC), através do Núcleo de Cinema de Animação da Casa Amarela Eusélio Oliveira. Apoio institucional: Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura, por meio do X Edital Mecenas do Ceará. Patrocínio VIP do Beach Park Studios. Parceria: Associação Cultural Cine Ceará, CONNE (Conexão Audiovisual Centro-Oeste, Norte e Nordeste) e Câmara Setorial do Audiovisual. Realização: Parabelum Produções e Fórum Cearense de Animação. Agradecimento: Enel Distribuição Ceará.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.