Pesquisa no forno

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31

O governo Flávio Dino (PCdoB) já se prepara para a possibilidade de um revés na primeira pesquisa eleitoral registrada em 2018.
Realizada de forma independente pela MBO Publicidade, Marketing e Pesquisa, a consulta estará liberada para divulgação na próxima segunda-feira, 14.
Temendo o resultado, os comunistas não hesitaram em lançar mão do já notório Data Ilha e mandaram registrar uma segunda pesquisa, a ser divulgada na terça-feira, 15.
O Data Ilha, como se sabe, é aquele instituto que apareceu do nada e, durante todo o ano de 2017, divulgou sempre números que davam folgada liderança a Dino na corrida sucessória.
A MBO Publicidade, por outro lado, foi a empresa que acertou o resultado da eleição em Caxias, quando o atual prefeito Fábio Gentil (PRB) contrariou as previsões e venceu o candidato do governo, Léo Coutinho (PSB).
Segundo o registro da MBO, foram ouvidos mais de 10 mil eleitores, entre os dias 26 de março e 4 de maio, em 32 municípios, todos do interior do estado.
Já o Data Ilha diz que ouviu 2.137 eleitores em apenas dois dias: 9 e 10 de maio. Quem contratou a pesquisa, neste caso, foi a Rádio e TV Difusora do Maranhão Ltda., atualmente sob o controle do deputado federal Weverton Rocha (PDT).

Resultados
Jornalistas ligados ao Palácios dos Leões já comemoravam em grupos de WhatsApp, na quinta-feira, 10, os resultados de “uma pesquisa qualitativa analisada na manhã desta quinta-feira”.
Não se sabe se essa declaração tem relação com a pesquisa Data Ilha, mas o fato é que o questionário registrado tem 10 questões destinadas a avaliar a gestão Flávio Dino.
São apenas quatro sobre a sucessão eleitoral.

Ricardo fora
Outra curiosidade da pesquisa Data Ilha já registrada diz respeito ao cenário montado para avaliação.
Segundo o questionário entregue à Justiça Eleitoral, o ex-deputado Ricardo Murad, pré-candidato a governador pelo PRP, foi excluído.
Constam do levantamento apenas Roseana Sarney (MDB), Flávio Dino (PCdoB), Roberto Rocha (PSDB), Maura Jorge (PSL) e Eduardo Braide (PMN).

Waldir insiste
O deputado federal Waldir Maranhão (PSDB) é um homem insistente: segue apresentando-se em suas bases como pré-candidato a senador.
Mesmo depois de todas as lideranças do PSDB haverem confirmado que os companheiros de chapa de Roberto Rocha serão José Reinaldo Tavares e Alexandre Almeida.
Analistas da cena política local avaliam que, ao persistir na tese de candidatura ao Senado, Maranhão diminui cada vez mais suas chances de reeleger-se deputado.

Harmonia
Recém-eleito presidente da Câmara Municipal de São Luís, o vereador Osmar Gomes (PDT) já tem uma estratégia para conseguir fazer uma gestão tranquila.
“A palavra de ordem é harmonia”, disse à coluna um vereador aliado, que pediu para não ser identificado.
Segundo ele, o pedetista tem reafirmado que não perseguirá ninguém e buscará estabelecer diálogo com todas as correntes do Legislativo municipal.

Intervenção
Um aditivo ao pedido de intervenção no Maranhão foi protocolado em Brasília durante a semana.
Assinado pelos deputados estaduais Andrea Murad e Sousa Neto, e pelo presidente do PRP, Severino Sales, o documento será juntado à representação que denuncia espionagem.
O aditivo inclui na denúncia a chamada “farra de capelães” e também relembra o caso da notória “Milícia 36”, da campanha eleitoral de 2012.

Posse
O juiz Clodomir Reis tomou posse na quinta-feira, 10, como membro substituto do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, na categoria de juiz federal.
O magistrado substituirá na Corte Eleitoral o juiz Magno Linhares, em razão do término de seu biênio. Ele atuou no TRE como membro efetivo durante o biênio 2014/2016.
Clodomir fará parte da comissão de juízes auxiliares, que é composta pelo desembargador Tyrone José Silva e pelo juiz estadual Alexandre Lopes de Abreu.

DE OLHO

R$ 240 milhões foi quanto o governo Flávio Dino já arrecadou em 2018 com o pagamento de Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

E MAIS

• O desembargador João Santana Sousa é o plantonista de 2º Grau da Justiça do Maranhão desde sexta, 11, até domingo, 13.

• Pais de estudantes de Lago do Junco reclamam da qualidade da merenda escolar servida na rede municipal de ensino.

• O deputado federal Sarney Filho (PV) segue bem-articulado em todo o estado para entrar na disputa pelo Senado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.