Reconhecimento

Empresário conquista a Ordem Industrial

Atuando nos ramos de incorporação imobiliária e serviços de construção civil de habitação, Parmênio Carvalho, dono da Canopus, foi reconhecido pela CNI

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31
Parmênio de Carvalho entre Edilson Baldez e Robson Andrade
Parmênio de Carvalho entre Edilson Baldez e Robson Andrade

O empresário Parmênio Mesquita de Carvalho, proprietário do Grupo Canopus, recebeu - em solenidade realizada na quinta-feira (10) no Hotel Blue Tree Towers (antigo Pestana) - a Ordem do Mérito Industrial, considerado o maior reconhecimento do setor no país. O prêmio, que é oferecido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), faz parte da programação alusiva ao mês da indústria e aos 65 anos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Maranhão (Senai). Além da entrega da honraria para o dono da Canopus, a direção da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema) também homenageou o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, com o grande colar da Ordem do Mérito Industrial da Federação.

Autoridades públicas e empresários em geral estiveram presentes na solenidade, que serviu como oportunidade para que representantes do segmento industrial comemorassem o fato do país sair, aparentemente, de um período grave de recessão financeira. Empresários de diferentes segmentos lembraram a saída da crise e fizeram alerta para a necessidade de um crescimento equilibrado, em especial, nos estados da Região Nordeste do país. “É de se comemorar a retomada no crescimento, porém, é importante que haja um desenvolvimento regular, ou seja, em todos os estados, para que a população como um todo seja beneficiada”, ressaltou a O Estado o presidente da CNI.

Antes de ser agraciado com a honraria concedida pela Fiema, o dirigente declarou que o Maranhão apresenta bons resultados no crescimento econômico. Ele ressaltou a importância, neste caso, da classe empresarial. “Vejo o Maranhão com números que apontam para melhorias na ordem de investimentos. Para manter esta evolução, é fundamental a participação dos investidores em consonância com o poder público”, enfatizou.

Questionado sobre o presente e perspectivas para o futuro, o empresário Parmênio de Carvalho, disse estar tranquilo com o momento de sua empresa e também destacou a aparente melhoria no cenário econômico do país. “Particularmente, deixei as atividades mais diretas da empresa com meus filhos, que tem muita competência para isso. O que posso dizer é que a Canopus tem um nome de credibilidade no mercado e prega sempre o respeito e a fidelidade para com os nossos clientes”, destacou.

Sobre o prêmio, em discurso oficial, o empresário agradeceu ao CNI e a Fiema. “Quero fazer uma menção à Confederação Nacional da Indústria e à Federação das Indústrias [do Maranhão]. Não tenho palavras para descrever o quanto estou feliz com este momento”, disse. No fim, Parmênio mencionou a família. “Agradeço ao apoio, durante este tempo todo, de minha família, que justifica o prazer do trabalho e garante a continuidade genética”, finalizou.

Outras ações

Além do prêmio para o empresário Parmênio, a programação especial referente ao mês da indústria também contou com sessão solene, na manhã de quinta-feira (10) no plenário Manuel Beckman, na Assembleia Legislativa do Maranhão, para a entrega do título de Cidadão Maranhense ao presidente da CNI, Robson Braga de Andrade. Na tarde do mesmo dia, foi inaugurado o novo Centro de Educação Profissional e Tecnológica Cristiana Parisi de Andrade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Maranhão (Senai) na cidade maranhense de Rosário.

Frase

“O que posso dizer é que a Canopus tem um nome de credibilidade no mercado e prega sempre o respeito e a fidelidade para com os nossos clientes. [...]Agradeço ao apoio, durante este tempo todo, de minha família, que justifica o prazer do trabalho e garante a continuidade genética”

Parmênio Mesquita de Carvalho, proprietário do Grupo Canopus

Peça

Natural da cidade de Castelo do Piauí (PI), o empresário Parmênio Mesquita de Carvalho se tornou, rapidamente, um dos homens mais bem sucedidos do Maranhão no ramo da construção civil. Pai de cinco filhos, Parmênio inaugura, há 42 anos, a Canopus Empreendimentos, negócio consolidado nos dias de hoje.

Sobre a Canopus

Atualmente dirigida por Parmênio Carvalho Júnior e atuando nos ramos de incorporação imobiliária e serviços de construção civil de habitação e comercial, a partir do início da década de 1980, a Canopus se estabelece de forma mais contundente em São Luís. Em parceria com a Caixa Econômica, a empresa atua em negócios voltados para o segmento popular. Ainda na década de 1980, a Canopus executa o projeto Cohatrac II, que alavanca o nome do negócio com a construção de mais de 800 unidades. Atualmente, várias obras da Canopus estão presentes na cidade, possibilitando o sonho da casa própria para boa parte da população.

Mais sobre a honraria

Criada em 1958, a Ordem do Mérito Industrial, de acordo com informações da Confederação Nacional da Indústria (CNI), é concedida a personalidades e instituições que contribuem significativamente para o desenvolvimento da indústria brasileira e do país. Personalidades, como os ex-presidentes Juscelino Kubitschek e Fernando Henrique Cardoso; o ex-vice-presidente José de Alencar e os industriais Jorge Gerdau, Antônio Ermírio de Moraes, Eliezer Batista e Ivo Hering também foram contemplados com a honraria. A escolha do nome que receberá a Ordem do Mérito é feita por uma comissão, composta por cinco representantes. Posteriormente, os nomes são levados ao conhecimento do Conselho da Ordem do Mérito.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.