Futebol sul-americano

Maranhense é reeleito como representante da Conmebol no Conselho da FIFA

Fernando Sarney foi confirmado no cargo durante o 69° Congresso Ordinário da entidade, realizado, nesta sexta-feira (11), no Paraguai

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31
Fernando Sarney (primeiro à direita) com os representantes da Conmebol e o presidente da Fifa, Gianni Infantino (centro)
Fernando Sarney (primeiro à direita) com os representantes da Conmebol e o presidente da Fifa, Gianni Infantino (centro) (CONSELHO DA FIFA )

LUQUE - O Conselho da Conmebol realizou, nesta sexta-feira (11), o seu realizou 69° Congresso Ordinário, no Centro de Convenções da Confederação, na cidade de Luque, no Paraguai. Na ocasião, por votação unânime dos 10 presidentes das Associações Membro, Alejandro Domínguez foi reeleito como presidente da entidade. Na oportunidade, também foram escolhidos os três vice-presidentes e confirmada a reeleição do maranhense Fernando Sarney como representante da Conmebol no Conselho da FIFA. Ele é o único brasileiro atualmente na entidade.

A cerimônia contou com a presença do presidente da Fifa, Gianni Infantino, que destacou a unidade e transparência da direção esportiva da América do Sul para o desenvolvimento do futebol.

Reeleito para o cargo, Fernando Sarney trabalhará ao lado de Ramón Jesurún (Colômbia), Wilmar Valdez (Uruguai) e María Sol Muñoz (Equador) no Conselho da FIFA.

Os escolhidos como vice-presidentes da entidade foram: Laureano González da Venezuela, Claudio Tapia da Argentina e Arturo Salah do Chile, nas vice-presidências primeira, segunda e terceira, respectivamente.

Sede nova

Um dia ante do 69° Congresso Ordinário, a Conmebol reinaugurou sua sede em Assunção, no Paraguai. O prédio que abriga a entidade passou por reforma com duração de seis meses.

O prédio de seis andares passou por ampla reforma, a primeira desde que ficou pronto em 1998. "Esta é a nova casa dos 10 países membros da Conmebol", disse Domínguez durante a cerimônia que contou com a presença de mais de 80 dirigentes esportivos.

A reforma custou cerca de 2,3 milhões de dólares (R$ 8 milhões), de acordo com o secretário-geral da entidade, José Astigarraga. Ele também informou que trocaram os pisos de todos os andares, foi implementado novo sistema de ar condicionado, novas instalações elétricas e novos banheiros. "Não foi necessário fazer empréstimos bancários. Foram fundos aprovados em congressos anteriores", informou Astigarraga.

Mais – Quadro da Conmebol

Presidente: Alejandro Domínguez

Vice-presidente 1º: Laureano González

Vice-presidente 2º: Claudio Tapia

Vice-presidente 3º: Arturo Salah

Representantes da CONMEBOL no conselho da FIFA: Fernando Sarney, Ramón Jesurún, Wilmar Valdez

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.