Medicina

Hospital São Domingos realiza I Simpósio de Radioterapia

Evento científico acontece neste sábado, 12, no Hotel Luzeiros, das 9h às 13h, com palestras de renomados médicos do Maranhão e do Brasil

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31

SÃO LUÍS - As novidades e atualizações da área de Radioterapia no Brasil e no mundo estarão sendo apresentadas e debatidas no I Simpósio de Radioterapia do Hospital São Domingos, neste sábado,12, no Hotel Luzeiros, das 9h às 13h. O evento científico contará com palestras de renomados médicos do Maranhão e do Brasil. A radioterapia é o mais novo serviço prestado pelo Hospital São Domingos à população e conta com equipe de especialistas, formada por radioterapeutas, físicos e profissionais de apoio à assistência em um ambiente moderno e acolhedor, fazendo o que há de melhor em tratamento radioterápico para câncer.

O simpósio será aberto com a mini-conferência “Câncer de próstata, otimizando o tratamento com radioterapia. Onde estamos e para onde vamos?”, proferida pelo médico Cássio Pellizon, chefe da Radioterapia do Hospital AC Camargo, de São Paulo, sob a presidência do urologista do Hospital São Domingos, Erivaldo Sousa dos Santos.

Em seguida, ocorrerá a Mesa sobre Câncer de Mama, presidida pelo médico José Pereira Guará, composta de três palestras. A primeira tem como tema “Otimizando o tempo em Radioterapia. Hipofracionamento e radioterapia parcial. Onde estamos e para onde vamos?”, a ser proferida pelo presidente da Sociedade Brasileira de Radioterapia, Arthur Accioly Rosa. Depois, o assunto em debate será “Cirurgia conservadora x adenomastectomia x mastectomia radical: quais os limites para uma cirurgia segura?”, com palestra proferida pelo médico Carlos Manoel Bulcão. O terceiro tema em debate na mesa será “Estado da arte da quimioterapia neoadjuvante”, proferido pelo médico Klayton Ribeiro.

Após a mesa, o médico Bráulio Galdino de Araújo presidirá a Mini-conferência sobre “Tumores do Sistema Nervoso Central: IMRT, SRC e SFRC”, que terá como tema de palestra: “Implicações clínicas e impacto na rotina do serviço”, proferida pelo radioterapeuta do Hospital Albert Einstein, Ícaro Thiago de Carvalho.

Às 11h40, ocorrerá a Mesa sobre “Tumores de cabeça e pescoço”, sob a presidência do médico Júlio César Sá Silveira Lima, que terá três subtemas. A primeira palestra será proferida pelo médico Cássio Pellizzon, que falará sobre “Radioterapia como Gold-standart para tumores de cabeça e pescoço”. A segunda, pelo médico Flávio Marcondes, que discorrerá sobre “Cirurgia como Gold-standart para tumores de cabeça e pescoço”. E o terceiro tema de palestra será “Avaliação loco-regional e estadiamento de tumores de cabeça e pescoço. Quais as indicações da avaliação ao PET-CT?”, a ser proferida pela médica Aline Santos Farias.

SERVIÇO

O QUE: I Simpósio de Radioterapia do Hospital São Domingos

QUANDO: Neste sábado,12 de maio, das 9h às 13h

LOCAL: Hotel Luzeiros, na Ponta do Farol

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.