Ser Mãe

Dia das Mães: por filhos mais saudáveis, com leite materno

Ato de amamentar, além dos muitos benefícios para o bebê, reduz riscos de hemorragia e de anemia no pós-parto da mãe e diminui a possibilidade de câncer de útero e ovário após a menopausa

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31
Aleitamento influencia no desenvolvimento emocional, cognitivo
Aleitamento influencia no desenvolvimento emocional, cognitivo (amamentar)

São Paulo - Neste domingo, 13, é celebrado o Dia das Mães. Na ocasião, a figura materna recebe todas as homenagens por sua plena dedicação na complexa, mas mágica tarefa de educar seus filhos e formarem bons cidadãos. O momento também é oportuno para exaltar um ato que nem sempre recebe merecido destaque, mas que representa a primeira grande ação de amor e de saúde para o bebê: a amamentação.

Estima-se que em todo o mundo, somente 40% dos bebês são alimentados exclusivamente com leite materno e em livre demanda até os seis meses de vida, como indicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A meta global é ampliar esse índice para 50%. No Brasil, de acordo com dados do Ministério da Saúde, 41% das mães praticam esse tipo de alimentação com seus filhos. Apesar de ser o dobro da taxa registrada em países como os Estados Unidos, China e Reino Unido, ainda é considerada baixa. A falta de informação é um dos principais fatores que explicam o índice insuficiente.
Se a divulgação do poder existente na amamentação não é realizada de modo que a informação alcance todos os lares e mães, sob o aspecto da ciência, os benefícios desse tipo de alimentação, considerado o mais completo e equilibrado do ponto de vista nutricional para o bebê, são inquestionáveis.

Estudos conduzidos tanto dentro quanto fora do Brasil identificaram que a amamentação está diretamente ligada à redução de óbitos de bebês. O aleitamento também influencia no melhor desenvolvimento emocional, cognitivo e intelectual da criança, ajuda a reduzir a probabilidade do desenvolvimento de doenças como diabetes, infecções respiratórias, do trato urinário e por parasitas, além de reduzir número de casos de desnutrição, diarreia e até de cáries, entre tantos outros benefícios.

“Para as mães, também há diversas vantagens. O ato de amamentar reduz riscos de hemorragia e de anemia no pós-parto, diminui a possibilidade de câncer de útero e ovário após a menopausa, bem como de doenças cardíacas e diabetes. Isso, sem deixar de destacar o aumento da autoconfiança, da autoestima e da melhor adaptação ao bebê”, alerta a presidente do Conselho Regional de Nutricionistas de São Paulo, Denise de Augustinis Noronha Hernandez.

Benefícios
Tais benefícios são explicados pela composição do leite materno. Ele possui cerca de 250 componentes que agem com ações anti-inflamatórias, bactericidas e protetoras. Rico em proteínas, gorduras, carboidratos e outros nutrientes necessários para o desenvolvimento do bebê, ele também contém anticorpos, que atuam como um verdadeiro escudo contra diversos tipos de doenças e infecções.

As mães precisam ter mais acesso a essas informações. Devem saber as vantagens, os benefícios da escolha pela amamentação, bem como os riscos e desvantagens ligados a escolha de outro tipo de alimentação para seus filhos que não o leite materno.

Para isso acontecer, é fundamental o trabalho de políticas públicas. Um exemplo é o Agosto Dourado, instituído no ano passado com o objetivo de promover em todo o país, durante o mês, campanhas de promoção e esclarecimentos a respeito da amamentação. Vale lembrar que no mesmo período também acontece em mais de 120 países a Semana Mundial de
Aleitamento Materno, com a mesma missão de conscientização.

Com mais acesso às informações, não há dúvidas de que conseguiremos aumentar o índice de mães que amamentam, alcançando a taxa mínima indicada pela OMS.

Antes, porém, de aguardar a chegada do Mês Dourado, que se possa usar esse Dia das Mães também como oportunidade de difusão da importância que o leite materno tem no desenvolvimento de crianças bem como de mães mais saudáveis. A informação, então, vem como grande homenagem nesse dia mais que especial. Os pequenos e elas merecem.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.