Medidas dos EUA

Tesouro americano anuncia novas sanções a iranianos

Medidas afetam seis indivíduos ligados a força especial iraniana e três instituições

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31

WASHINGTON - O Departamento do Tesouro anunciou ontem sanções a seis indivíduos ligados à força especial Quds da Guarda Revolucionária do Irã e três instituições do mesmo país.

Israel, aliado dos EUA, acusa a força Quds da Guarda Revolucionária de ter lançado 20 foguetes contra suas bases militares na quarta-feira,9, nas Colinas de Golã e diz ter reagido, menos de 24 horas depois, atacando depósitos de armas, bases logísticas e centro de inteligências do Irã em território sírio.

As sanções vêm dois dias depois de Donald Trump anunciar que decidiu abandonar o acordo nuclear firmado com o Irã, retomando as sanções contra o país.

Durante o anúncio, Trump afirmou que "o Irã é o principal Estado patrocinador do terrorismo" e que nenhuma ação desse país foi mais perigosa do que sua busca por armas nucleares.

Sanções

O acordo, negociado pelo antecessor de Trump, Barack Obama, fez o Irã se comprometer a limitar suas atividades nucleares em troca do alívio em sanções internacionais. A saída americana foi criticada pelos demais países envolvidos -- Reino Unido, Alemanha, França, China e Rússia.

O Departamento do Tesouro dos EUA já havia informado que iria iniciar períodos de desaceleração de atividades envolvendo o Irã em setores afetados pelas sanções. Ao final desses períodos, as sanções voltarão a ter efeito total.

Entre os exemplos, estão um período de 90 dias para a compra de dólares americanos pelo Irã, para as negociações prévias de metal, alumínio, aço e carvão e no setor automotivo.

O mesmo período será aplicado para aeronaves comerciais de passageiros, peças e serviços e licenças gerais e autorizações relacionadas a exportações do setor aéreo. Transações no setor petrolífero terão um prazo maior, de 180 dias.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.