Nua e crua

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31

O governo Flávio Dino (PCdoB) investe pesado para vender uma ideia de segurança no Maranhão, mas uma realidade se impõe a ele: o aumento considerável da violência em seu mandato.
São assassinatos, latrocínios, roubo a bancos e caixas eletrônicos, explosões de carros-fortes, tráfico de armamentos pesados e de drogas e até balas perdidas fazendo vítimas nas comunidades. E isso não é contrapropaganda. É a realidade nua e crua do dia a dia do maranhense.
Os números não mentem, jamais, diria o professor. E eles mostram que o índice de homicídios cresceu 16% durante o mandato do comunista. A propaganda esconde esta realidade e fala de investimentos.
A realidade nua e crua é vista diariamente pelo cidadão; a esposa de um prefeito foi sequestrada, um delegado de polícia federal foi morto após assalto, outro só não morreu porque reagiu contra os bandidos, que agiam em plena luz do dia. Um empresário está internado após receber um tiro no rosto, durante assalto à casa de sua mãe. E duas vítimas de bala perdida foram registradas nos últimos dias.
São números da violência que Dino não pode esconder.

Inversão...
As quase 50 vagas de capelão criadas por Flávio Dino - para trocar por apoio de evangélicos - garantiriam pelo menos o mesmo número de policiais treinados nas ruas do Maranhão.
Levando em conta a média de cinco policiais por município, o comunista garantiria policiamento a nada menos que 10 cidades hoje assoladas pela violência.
Além disso, os capelães indicados por políticos levarão dos cofres públicos nada menos que R$ 9 milhões em salários até o fim de 2018.

...de valores
Outra inversão de valores na cultura da Segurança Pública de Flávio Dino é o uso de policiais à disposição de aliados políticos, secretários ou deputados.
Um exemplo é o policial civil João Sérgio Pimentel, que passou boa parte do seu tempo disputando eleições para o PCdoB ou a serviço do ex-secretário Márcio Jerry.
Outro que sempre esteve vinculado à família do deputado federal Rubens Júnior (PCdoB) é o coronel Heron Santos, flagrado tentando espionar adversários de Flávio Dino.

Criando caso
Rejeitado no PT e descartado como candidato a senador por Flávio Dino, o deputado Waldir Maranhão pode ser um problema para o PSDB.
Apesar de todas as declarações dos dirigentes tucanos, de que a chapa de candidatos a senador está fechada, Maranhão insiste em espalhar que será candidato.
A imprudência do parlamentar já começou a gerar atritos com o deputado estadual Alexandre Almeida, dono de uma das duas vagas no PSDB.

Emudecidos
O PSDB maranhense tem o controle do senador Roberto Rocha e do ex-prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, um dos seus líderes históricos.
Mas nenhum deles se posicionou até agora contra a insistência de Waldir Maranhão em tomar a vaga de Alexandre Almeida.
Detalhe: foram Rocha e Madeira os responsáveis por levar Almeida para o PSDB, com a garantia de que o jovem parlamentar seria candidato a senador.


Cheque em branco
Ex-colega de colégio de Edivaldo Júnior (PDT), e eleito na mesma chapa que ele, em 2012, o vereador Estevão Aragão (PSDB) tem sido uma pedra no sapato do prefeito.
O vereador votou contra o pedido de R$ 100 milhões em empréstimos feitos por Edivaldo - o quarto ou quinto de sua gestão.
O parlamentar disse que “não daria um cheque em branco para uma gestão que nunca disse a que veio”.

Tudo de novo
Com o trânsito totalmente reformulado há menos de dois anos, as avenidas Carlos Cunha e dos Africanos voltaram a apresentar os mesmos problemas de antes.
As caudas de congestionamento na Africanos vão desde o cruzamento do Coroado até próximo ao Parque Amazonas, maior do que eram antes das intervenções.
Na Carlos Cunha, o problema é o gargalo na saída da Bandeira Tribuzi, causado pelo estreitamento da via, graça a um confuso retorno no fim da ponte.

DE OLHO
50 mil é o número de apreensões de veículos com IPVA atrasado desde o início do governo Flávio Dino. No mesmo período, o governo leiloou 12 mil veículos.

E MAIS

• Constrangido com a fraude no Decreto do IPVA editado pelo governo Flávio Dino, o líder governista Rogério Cafeteira silenciou sobre o assunto nas redes sociais.

• O presidente da Assembleia Legislativa, Othelino Neto, comemora o primeiro pregão eletrônico, que ele vê como símbolo da chegada da Casa ao século XXI.

• Deputados de oposição e advogados renomados pretendem assinar ações civis públicas ou populares para que o governo comunista devolva os 12 mil veículos leiloados no Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.