Dragão Fashion Brasil

Moda, sociedade e economia criativa no 2º dia do DFB

Maior evento de moda autoral da América Latina está sendo realizado no Terminal Marítimo de Passageiros de Fortaleza

Liliane Cutrim / Enviada Especial

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31
A dupla formada pelas marcas Elo.Collab e Fábio Caracas trouxe o conceito do upcycling e o debate sobre o empoderamento feminino
A dupla formada pelas marcas Elo.Collab e Fábio Caracas trouxe o conceito do upcycling e o debate sobre o empoderamento feminino (moda)

Fortaleza – A noite de quinta-feira, 10, foi de muitas cores e ritmo efervescente no maior encontro de moda autoral da América Latina, o Dragão Fashion Brasil (DFB Festival). Um evento que reúne cultura, dança, formação, música e gastronomia, com entrada gratuita para o público em geral.

Uma das programações mais prestigiadas são os desfiles, que sempre da trazem inovações no cenário da moda autoral. E abrindo o segundo dia de desfiles, a Hand Lace, marca estreante no Festival, lançou na passarela do DFBeach Club, um olhar sobre a floresta, trazendo o espírito da flora e da fauna selvagem com peças desenvolvidas em handmade, dando enfoque nas cores da terra e nos entrelaçados.

O segundo desfile ficou por conta de outra esterante no DFB, a paulistana minimalista D-Aura, a qual marcou a passarela com a coleção Chemia, trazendo formas fluidas, drapeadas e plissadas que imprimiram o conceito do processo de transformação.

O estilista André Sampaio também marcou o público do DFB Festival, ao levar para a passarela uma reflexão sobre a velocidade do tempo, subvertendo códigos conhecidos a partir de uma alfaiataria esperta e adulta. Já a dupla formada pelas marcas Elo.Collab e Fábio Caracas trouxe o conceito do upcycling e o debate sobre o empoderamento feminino para o centro das atenções. E outra veterana, a notável estilista Gisela Franck apresentou um trabalho atemporal, marcado pela sutileza dos tecidos de fibras naturais, abrindo espaço para a reflexão sobre o consumo consciente.

E um dos momento mais marcantes da noite foi o desfile da grife Rendá, da estilista Camila Arraes. Pelo segundo ano consecutivo, a renda renascença da Rendá ganhou todos os olhares, com um delicado trabalho inspirado nas riquezas naturais do Nordeste, traduzindo a valorização regional em peças leves e despojadas. Ao som de O Mar Serenou de Clara Nunes, as modelos brilharam na passarela com 33 propostas de looks inspirados nas belas paisagens do litoral nordestino, destacando as cores dos verdes mares, dos tons celestes e a mistura de tonalidades da areia das praias.

Outro estilista que marcou o festival foi o Weider Silveiro, o qual privilegiou o artesanato em suas peças, apresentando coleções sazonais voltadas para o segmento da moda jovem feminina, unindo o design contemporâneo com a matéria prima experimental. E fechando a segunda noite, o talentoso Iury Costa apresentou a coleção Astúcias, mostrou elementos de altíssima qualidade e requinte, traçando um paralelo entre o moderno e o regional.

Shows
No Palco Ceará Sobe o Som, subiram grandes nomes do cenário local e nacional, como Camila Marieta, As Bahias e a Cozinha Mineira e a banda Tome Batom Vermelho, animando o público com shows gratuitos e uma pluralidade de estilos. Já no Palco Moda, a cantora cearense Nayra Costa apresentou-se em pocket shows durante os intervalos entre os desfiles. Por último, o Palco Atlântico Sul contou com a apresentação da Banda Duetos.

DPM
Firmando mais um ano de uma parceria de sucesso, o DFB Festival e o Senac/Ce realizaram o segundo dia de programação do Dragão Pensando Moda (DPM). Na pauta das palestras e oficinas do projeto, a temática do Universo Masculino foi o centro dos debates e reflexões. Os estilistas Mario Queiroz, David Lee, o designer Erico Gondim, a consultora de produtos educacionais do Senac/CE, Eveline Costa, foram os palestrantes do segundo dia, trazendo diferentes abordagens sobre a moda masculina, no pavimento superior do Terminal Marítimo.

O Dragão Fashion Brasil está sendo realizado no Terminal Marítimo de Passageiros de Fortaleza até este sábado (12). Segundo o idealizador do evento, Cláudio Silveira, a multidisciplinaridade do festival promove a união entre todos os setores da sociedade e da economia circular e criativa, abrindo espaço para as mais diversas formas de criação e expressão e, a cada ano​ ​, projetando ainda mais novos talentos.

Moda autoral
A moda autoral aborda criações minimalista, contemporânea, handmade, cool, retrô, sofisticada, entre outras, se apresentando como oposição às peças massificadas.Esse tipo de moda traz a essência de cada estilista, transpõe uma expressão cultural, transmite personalidade e é fruto de um trabalho minucioso carregado de estilo que não se encontra em qualquer lugar. Com peças autênticas e genuínas, a moda autoral apresentada no Dragão Fashion Brasil tem levado a brasilidade a um novo patamar.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.