Infração

Condutores cometem irregularidades para driblar o trânsito

Mesmo com a sinalização, motoristas não respeitam as leis de trânsito e burlam as regras

Igor Linhares / O Estado

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h31
Condutor comete infração ao fazer retorno irregular na MA-201.
Condutor comete infração ao fazer retorno irregular na MA-201. (retorno irregular)

SÃO LUÍS - O Estado flagrou na manhã de on­tem, 10, diversos condutores motoristas cometendo infração na MA-201 (Estrada de Riubamar), que dá acesso ao município de São José de Ribamar. Os condutores aproveitam o retorno irregular para se livrarem do trânsito que frequentemente fica congestionado pelo gran­de fluxo de veículos que utilizam a rodovia.

O retorno aderido pelos condutores fica em frente ao Shopping Pátio Norte. Não bastasse a confusão que se forma no trecho, eles fazem a conversão irregular nos dois sentidos da via.

Quem transita pela área diariamente disse que a situação é assim há muito tempo. Luciene Farias, que trabalha em uma venda de lanches, próximo ao retorno irregular, afirmou que acidentes já aconteceram e que a situação é ainda pior em horários de pico. “Muitos acidentes já aconteceram e muitos palavrões e discussões também”, disse.

Luciene Farias ressaltou, ainda, que os motociclistas são os que mais cometem infrações e também os que mais excedem a velocidade permitida na rodovia estadual.

A prática é perigosa e não oferece condições mínimas de segurança para o condutor, que pode se envolver em graves acidentes por conta do limite de velocidade ultrapassado e para os pedestres, que se arriscam para atravessar sobre a faixa que está apagada.

População

Quem transita pela área reclama que já faz muito tempo que a faixa está apagada e a travessia tornou-se cada vez mais complicada. Disseram ainda que, se o semáforo estivesse funcionando desde o momento em que foi instalado no trecho, a situação seria melhor e, consequentemente, haveria mais se­gurança. “A situação é complicada para atravessar. Tem motorista que para, mas outros não respeitam. Eles [os motoristas] não têm consciência”, declarou o pedestre Edy Aires.

Aires afirmou que presenciou diversos acidentes na época em que trabalhava às margens da via e que em uma das ocorrências uma mulher, que estava em uma moto, teve a perna quebrada.

O Estado manteve contato com o Governo do Maranhão, mas até o fechamento desta edição não obteve resposta.

SAIBA MAIS

Acidentes

Os acidentes de trânsito ainda são responsáveis por mortes no estado e na capital. A maioria deles é por irresponsabilidade dos condutores que excedem o limite de velocidade, dirigem ao telefone, além de conduzir veículos sob o efeito de álcool.

Infração

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), executar retorno em local proibido é infração gravíssima. O motorista pode perder sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e ainda pagará multa de R$ 191,00.

Estatísticas

Em 2017, 22.185 infrações foram registradas por transitar em velocidade superior a permitida nas vias públicas da capital e região metropolitana.

Em 2018, só nesses primeiros cinco meses, quase o mesmo número de autuações, 21.313, já foram realizadas, de acordo com as estatísticas do Departamento de Trânsito do Maranhão (Detran– MA), e, até agora, 53 autuações foram feitas por condutores que executaram operação de retorno em locais proibidos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.