Mesa Diretora

Osmar Filho é eleito novo presidente da Câmara de São Luís

Além dele, Astro de Ogum foi escolhido como primeiro vice-presidente e Chico Carvalho, 1º secretário da Mesa Diretora

Carla Lima/Subeditora de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31

O vereador Osmar Filho (PDT) foi eleito o novo presidente da Câmara Municipal de são Luís para o biênio 2019/2020. Depois de semanas de conversas, brigas judiciais e acordos, a eleição para mesa diretora da Casa ocorreu somente com um chapa inscrita. O atual presidente do Legislativo, Astro de Ogum (PR), será o novo vice-presidente.

Conversas que iniciaram ainda em 2016 foram finalizadas ontem na eleição da mesa diretora da Câmara. Há cerca de dois anos, um acordo firmado entre Astro de Ogum e Osmar Filho previa que seria o pedetista o próximo presidente da Casa.

Até chegar a este resultado, conversas, ações judiciais, mais conversas e acordos entre os vereadores ocorreram. E todo o diálogo foi finalizado no fim da noite de terça-feira, 8, quando a chapa com os nove membros da futura mesa diretora foi definida.

Além de Osmar como presidente e Astro como primeiro vice, foram eleitos para o próximo biênio com 28 votos a favor e um contra Nato Júnior (PP) para 2ª vice-presidência e Josué Pinheiro (PSDB) para a 3ª vice-presidência. O vereador Chico Carvalho (PSL) será o próximo 1º secretário da mesa e Francisco Chaguinhas (PP) será o 2º secretário. Beto Castro (Pros) é o 3º secretário, Concita Pinto (PEN), 4ª secretária e Afonso Manoel, 5º secretário.

Votação – Estavam presentes em plenário 30 vereadores. Somente Honorato Fernandes (PT) não compareceu à sessão devido a compromissos partidários.

Deste total, apenas Estevão Aragão (PSDB) decidiu votar contra a única chapa inscrita na eleição. O vereador não aceitou a composição da chapa encabeçada por Osmar Filho.

Votou a favor da chapa de Osmar, mas fez um discurso forte o vereador Aldir Júnior (PR), que pediu mais transparência na execução dos recursos da Casa. Sem citar nomes, Aldir reclamou de diferenças de tratamento dado a cada vereador.

Experiência

Em seu discurso, Osmar Filho garantiu que as experiências que teve como secretário de Articulação Política de São Luís o credencia para comandar a Câmara já que a função requer abertura e diálogo com os demais membros da Casa.

“Eu tive uma experiência der exercer a função de secretário de Articulação Política na gestão do prefeito Edivaldo e tive uma experiência de liderar a Prefeitura na Câmara e isto faz com que a gente se sinta capacitado para conduzir a Câmara nos próximos dois anos”, disse.

Sobre a relação que tem com o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) que Osmar tem, o presidente eleito da Casa garante que os princípios constitucionais garantirão que haja equilíbrio.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.