Criminalidade

Índice de mortes violentas aumenta 16% no Maranhão

Dados foram obtidos pelo Monitor da Violência criado pelo G1 para acompanhar a evolução dos crimes mês a mês no país

Ismael Araújo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31
Ilustração.
Ilustração. (Violência)

SÃO LUÍS - O índice de mortes violentas ((homicídios dolosos, latrocínios e lesões corporais seguidas de mortes) no Maranhão aumentou 16% nos três últimos anos em relação ao triênio de 2011 a 2014, que registrou uma média de 26,07 por mil habitantes. Dados foram obtidos pelo Monitor da Violência e divulgado ontem pelo site noticioso G1/Globo. Em menos de um mês em São Luís, três pessoas foram assassinadas por bala perdida e entre as vítimas duas eram crianças.

O Monitor da Violência criado pelo G1 permite acompanhar os dados de vítimas de crimes violentos mês a mês no país. O trabalho é feito em parceria com o Núcleo de Estudos da Violência da USP e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

O último caso registrados em São Luís ocorreu na noite de terça-feira, 8, no bairro Cidade Olímpica e a vítima foi identificada como Luciele Nádia de Brito Ferreira, de 10 anos. A polícia informou que Luciele Nádia estava em companhia de sua mãe, nome não revelado, retornando de uma igreja evangélica, quando levou um tiro na cabeça. Há informações de que nesse momento estava ocorrendo no bairro, um tiroteio entre facções criminosas e uma bala perdida atingiu a criança.

A vítima ainda foi levada por populares primeiramente para o Hospital Socorrão II, de onde foi transferida para o Socorrão I, no Centro, mas morreu antes de ser submetida a tratamento cirúrgico. O corpo da criança foi removido para o Instituto Médico Legal (IML), no Bacanga, para ser periciado e na manhã de ontem foi liberado para os familiares.

O caso está sendo investigado pela delegacia de Polícia Civil da Cidade Olímpica com apoio da Superintendência Estadual de Homicídios e Proteção a Pessoas (SHPP). Até o período da tarde de ontem não havia registro de identificação do autor do tiro.

Outros casos

Outros dois casos ocorreram no Bairro de Fátima. Segundo a polícia, a guerra entre facções criminosas na capital maranhense ocasionou a morte trágica de Pedro Matias Reis Martins, de 6 anos, na manhã do último domingo, 6, na Rua da Fofoca, naquele bairro.

Segundo a polícia, Edgleyson Ray Garcia, de 26 anos, membro de uma facção, chegou à Rua da Fofoca atirando contra Djavan Estefânio Lopes que seria membro de uma facção rival. Edgleyson Ray foi preso no mesmo dia e apresentado na SHPP, na Avenida Beira-Mar. Ele estava com a arma usada no crime, com oito munições.

O tiro perfurou um dos olhos de Pedro Martins, que retornava da igreja por volta das 10h40 ao lado de sua mãe. Outro tiro atingiu o tórax de Djavan Lopes, que estava com o seu filho, de 2 anos, no colo. Ele foi levado para o Socorrão I, onde se submeteu a uma cirurgia e ao receber alta médica foi apresentado na SHPP.

Também foi assassinada por bala perdida foi Josiane Costa Maranhão, de 34 anos. Esse crime ocorreu dentro de uma casa de show, nas proximidades da Praça do Coxinho, no Bairro de Fátima, no dia 8 de abril deste ano. O acusado teria sido expulso da festa pelos seguranças, mas retornou portando uma arma de fogo e conseguiu entrar no clube, passando, então, a fazer disparos a esmo.

Um dos tiros atingiu a cabeça de Josiane Costa, que ainda foi levada para o Socorrão I, mas morreu antes de ser submetida a tratamento cirúrgico. No local do tiroteio houve tumulto. Muitas pessoas correram com receio de serem baleadas. O crime está sendo investigado pela SHPP, que até ontem não tinha conseguido localizar o criminoso.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.