Reunião

Kim Jong-un se encontra com Xi Jinping em 2ª viagem secreta

A China tem destacado sua influência na redução das tensões na Península Coreana; o líder norte-coreano se prepara para um encontro histórico com o presidente americano Donald Trump, ainda sem data definida

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31

PEQUIM - A China confirmou que o presidente Xi Jinping se encontrou com o líder norte-coreano Kim Jong-un em uma cidade portuária chinesa na segunda e ontem,8. A reunião ocorreu em Dalian e foi a segunda do ditador de Pyongyang desde que assumiu o poder, há seis anos.

A reunião entre Xi e Kim chega no momento em que o líder norte-coreano se prepara para um encontro histórico com o presidente americano Donald Trump, ainda sem data definida, mas pré-anunciada para fim de maio ou início de junho. A China tem destacado sua influência na redução das tensões na Península Coreana. O presidente Donald Trump anunciou que conversaria ontem com o presidente chinês.

"Os tópicos primários serão comércio, onde boas coisas acontecerão, e Coreia do Norte, onde as relações e a confiança estão se construíndo", disse Trump no Twitter.

Em sua visita, Kim disse a Xi que espera que as partes relevantes adotem medidas graduais e sincronizadas para implementar a desnuclearização e implementar a paz na Península Coreana. Ele indicou que sua posição quanto ao assunto é "constante e clara", destacando a necessidade de construir uma confiança mútua entre Coreia do Norte e Estados Unidos.

"Contanto que as partes relevantes eliminarem as políticas hostis e ameaças de segurança contra a Coreia do Norte, a Coreia do Norte não tem necessidade para sua capacidade nuclear, e a desnuclearização pode ser implementada", disse Kim, segundo a agência de notícias chinesa Xinhua.

O canal estatal chinês CCTV exibiu imagens de Xi e Kim na cidade de Dalian, durante uma conversa próxima ao mar. Xi realizou um banquete e reiterou seu apoio a "mudança estratégica em direção ao desenvolvimento econômico", disse a agência: "A China apoia a manutenção da Coreia do Norte pela desnuclearização da Península, e apoia a Coreia do Norte e os Estados Unidos para resolver a questão através do diálogo e de consultas", afirmou Xi.

A mídia oficial norte-coreana disse que o líder estava "muito contente" com a relação com os chineses em seu nível mais elevado, e indicou que a Coreia do Norte vai cooperar com a China à medida que a situação da Península Coreana mudar.

A especulação sobre a nova viagem de Kim à China cresceu diante do aglomerado policial que se posicionou no aeroporto de Dalian. Um avião de companhia norte-coreana estava no local. Em março, Kim também chegou ao aliado em uma operação secreta, revelada ao fim do encontro com Xi. A agência japonesa "Kyodo News" informou que a aeronave decolou nesta terça-feira.

O gabinete presidencial da Coreia do Sul disse que o governo chinês notificou Seul sobre o encontro entre Xi e Kim com antecedência.

Kim Jong-un visitou Pequim em março, em sua primeira viagem oficial desde que assumiu o poder em 2011. A China é a principal aliada da Coreia do Norte, embora o comércio entre os países tenha despencado em meio às sanções econômicas das Nações Unidas contra Pyonyang. A comunidade internacional fechou o cerco à economia norte-coreana como resposta aos testes balísticos e nucleares do regime.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.