Solenidade

Diretorias do Crea/MA e Senge são empossadas

Evento aconteceu na semana passada no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31

SÃO LUÍS - No auditório da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) foi realizada a posse solene das diretorias do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Maranhão (Senge-MA) e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (Crea-MA), que também empossou seus inspetores. O evento aconteceu na semana passada. As diretorias, que já haviam tomado posse administrativamente, foram eleitas para o triênio 2018-2020.

Estava prevista também a posse da diretoria da Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea, mas os membros tiveram uma reunião em Brasília e não puderam comparecer ao evento.

Durante a solenidade, o presidente do Crea-MA, Berilo Macedo, informou que, para aperfeiçoar principalmente os serviços de fiscalização em todo o estado do Maranhão, o Conselho protocolou junto ao Confea, projetos do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Sistema Confea/Crea/Mútua (Prodesu) no valor de aproximadamente R$ 750 mil.

Os programas já foram elaborados pelo Crea-MA e estão sendo analisados pelo Confea. Desde 2011 a entidade maranhense não acessava os recursos do Prodesu por causa de inadimplência.

Serão investidos recursos no Plano de Fiscalização, treinamento e aquisição de equipamentos e veículos, Representação Institucional - que irá permitir maior participação dos conselheiros do Crea-MA nas coordenadorias nacionais das câmaras especializadas do Confea, na estruturação tecnológica da sede e das inspetorias do Crea-MA e na estruturação física de parte do mobiliário.

Compareceram à solenidade de posse, o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Joel Krüger, o presidente da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), Murilo Pinheiro, o vice-reitor da Uema, Valter Santana, o diretor Interino da Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea, José Baracuhy, o presidente da Fiema, Edilson Baldez, o deputado federal Pedro Fernandes, o presidente da Caema, Carlos Rogério, o ex-presidente do Crea-MA, Cleudson Anchieta e o presidente do Sinduscon, Fábio Nahuz, o presidente do Crea-PI, Ulisses Filho, além de estudantes, profissionais e outros dirigentes de entidades.

Em seu discurso, o presidente do Confea afirmou que é necessário fazer uma defesa da soberania nacional, do capital tecnológico, valorizar os profissionais, as empresas de engenharia e do agronegócio e que, para isso, precisa de uma engenharia unida em torno dos interesses maiores da sociedade brasileira. “A indústria nacional precisa ser valorizada e não devemos deixar a entrada disseminada de empresas estrangeiras. O Confea se posicionou contrário à privatização da Eletrobras para evitar a desnacionalização de uma empresa estratégica para o setor de energia”, informou Joel Kruger.

O presidente do Senge, Antônio de Pádua, ressaltou que vai lutar pelos profissionais. “Toda a estrutura física, administrativa, jurídica, financeira e política do sindicato maranhense, está voltada para a defesa da categoria dos profissionais da engenharia, mantendo a seriedade da instituição e a luta pela a defesa da engenharia no Maranhão”, afirmou ele.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.