Moda

Marca maranhense expôs na Loja Conceito do SPFW

Marca teve sua coleção aprovada pela curadoria da Cartel/INMOD (Instituto Nacional de Moda e Desing) para expor e comercializar suas peças na Loja Conceito da São Paulo Fashion Week durante os dias do evento

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31
Marca maranhense  foi sucesso na Loja Conceito do  SPFW
Marca maranhense foi sucesso na Loja Conceito do SPFW (Desfile)

Em atuação há 10 anos no mercado, a marca Lizzi, da estilista Lisyane Arize, expôs peças na Loja Conceito do São Paulo Fashion Week (realizada no fim do mês passado), espaço do evento desenvolvido em parceria com o Sebrae. A marca teve sua coleção LE DEUXIEME SEXE “Au pays du coup d'état” aprovada pela curadoria da Cartel/INMOD (Instituto Nacional de Moda e Desing) para expor e comercializar suas peças na Loja Conceito da SPFW. A coleção foi a mesma desfilada na Paris Fashion Week e rendeu à estilista o Prêmio Tiffanny - primeiro lugar como estilista revelação do Salão de Moda francês, em 2017.

A Loja Conceito da SPFW apresentou ao público peças de moda e design, incluindo em seu mix uma curadoria de nove marcas indicadas pelo Sebrae em parceria com o SPFW. O espaço mesclou moda e lifestyle, com marcas inovadores e cheias de atitude. Os selecionadas para esta edição foram: Kalline (SC), LED (MG), Tatiane Marques (MG), Nuu Shoes (MG), Novello (GO), Diwo (MG), Mariah Dória (AL), Lizzi (MA) e Carlos Penna (MG).

O Sebrae promoveu visitas exclusivas com os 200 microempreendedores que estavam em missão no evento. Os empresários conheceram o espaço do Cartel 011 para entenderem a proposta da loja, podendo assim, reforçar o networking e fazer propostas de parceria para as outras edições do maior evento de moda da América Latina, quebrando o tabu de inacessibilidade desse segmento para os pequenos negócios.

Proposta
Segundo a diretora de administração e finanças, Rachel Jordão, que prestigiou a exposição, a proposta é fortalecer os pequenos negócios do setor de moda, formalizadas e sediadas no estado do Maranhão. “Nosso papel, enquanto instituição que fomenta o desenvolvimento dos pequenos negócios é incentivá-los a melhorar seus processos de produção, gestão e venda, quando surge a oportunidade de ampliar a rede de contatos, possibilitando que este empresário possa vender e divulgar seus produtos em outros estados e países, temos que aproveitar e apoiá-los nessa iniciativa”, relatou Jordão.

A marca Lizzi vem colecionando reconhecimento nacional e internacional e essa é a primeira vez que expôs a marca no SPFW. “Nossa expectativa era ampliar o contato com público consumidor, realizar um networking maior com os atacadistas de todo o país, afim de termos maior representação em multimarcas do país e, sem dúvidas, compreender o caminho e percurso que poderá nos levar às passarelas desse renomado evento”, frisou Lisyane Arize.

A estilista também elogiou a iniciativa do Sebrae no Maranhão em proporcionar a valorização e a visibilidade dos pequenos negócios, segundo ela, tão importantes para quem atua no segmento da moda.

“A marca Lizzi tem recebido todo o apoio do Sebrae. Ano passado, fomos uma das 20 finalistas do programa Contextualizar Moda II. A seleção que contou com a participação de mais de 200 estilistas de todo o país integra o Programa de Aceleração do Sebrae e o Instituto Nacional de Moda e Design (In-Mod). Na grande final, os estilistas selecionados apresentaram as coleções inscritas para uma banca avaliadora. Depois tivemos mais uma vez o apoio da instituição para podermos participar da Paris Fashion Week”, complementou Arize.

Moda francesa feita no Maranhão
A Lizzi, marca da estilista Lisyane Arize, produz alta-costura e vende para a Europa, mais precisamente para a França, hoje seu maior mercado consumidor. As roupas feitas aqui atendem aos requisitos europeus e são peças de alta-costura e conceituais. Algumas feitas de forma exclusiva para cada cliente.

A Lizzi tem uma parte da confecção aqui em São luís e outra em Salvador (BA) e um escritório de negociação em Bourdeaux - França, que segundo a estilista é responsável pela negociação dos produtos nas lojas multimarcas, que revende a sua marca.

“Fazemos peças conceituais voltadas basicamente para o público europeu. Ainda estamos em fase de adaptação para trabalharmos com conceitos nacionais. Hoje a Lizzi está presente em várias lojas multimarcas, principalmente na França. No Brasil, a marca já é revendida em 12 lojas no país. As peças foram de fato pensadas, para o comércio europeu, mas estamos também trabalhando adequações para peças que iremos apresentar ao mercado local”, informou.

Hoje a estilista já oferta em todo seu processo de produção e comercialização cerca de 20 empregos diretos e indiretos.

Missão Técnica
Além de indicar empreendedores para participar da loja pop up, o Sebrae também proporcionou a ida de um grupo de 200 pequenos empresários e gestores técnicos do Sebrae de todo o Brasil, que participaram de uma missão técnica ao SPFW que ajudará as empresas a descobrirem como se tornarem mais competitivas neste mercado de alto valor agregado.

Durante o evento, eles tiveram acesso aos ambientes de exposição, áreas de convivência e desfiles, tanto as áreas abertas ao público convidado, quanto aquelas de acesso restrito, como a sala de imprensa, salas de desfiles e todos os seus anexos de backstage. A ideia dessa imersão era permitir que pequenos negócios pudessem se inspirar a partir do trabalho e das referências de designers estabelecidos, identificando processos que pudessem ser adaptados e incorporados ao seu modelo de negócio.

A gestora do projeto Cadeia de Valor da Moda, Marisa do Amparo, participou da Missão e destacou que o objetivo é levar inovação para as ações da Unidade Regional do Sebrae em São Luís, na área da moda, por meio do processo de Benchmarking.

“Essa missão técnica tem realizado a imersão desses empreendedores no SPFW, com visitas guiadas aos backstages, participação nos desfiles, desfiles comentados no Espaço Sebrae e palestras com especialistas em comportamento de consumo, tendências e gestão”, destacou Amparo.

SAIBA MAIS

Projeto Cadeia de Valor da Moda

O trabalho desenvolvido pelo Sebrae no Maranhão tem o objetivo de fazer com que os empresários desse segmento possam otimizar fatores como tempo e custo para maximizar os ganhos com sua produção, o que consequentemente terá aumento da produtividade das empresas participantes do projeto.

“A proposta é fortalecer e reposicionar a cadeia produtiva da moda maranhense e para isso, o Sebrae tem investido na capacitação e em consultorias individuais junto às empresas que participam do projeto. O apoio a missões técnicas e a participação desses empresários em grandes eventos, como a São Paulo Fashion Week, também faz parte de nossas ações voltadas para o incentivo das empresas do setor”, conclui o diretor técnico do Sebrae no Maranhão, Antônio Garcêz.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.