capelães

Com exemplo a Flávio Dino, Geraldo Alckmin declara que extinguiu capelania em São Paulo

ex-governador e candidato do PSDB a presidente diz que o seu estado tem uma das polícias mais efetivas do país e atua e seus próprios membros cuidam da espiritualidade

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31
Geraldo Alckmin participou de eventos em São Luís.
Geraldo Alckmin participou de eventos em São Luís. (Diego Chaves)

SÃO LUÍS - O ex-governador de São Paulo e pré-candidato do PSDB a presidente, Geraldo Alckmin, comentou, em sua passagem por São Luís, o excesso de capelães no sistema de Segurança Pública do Maranhão no governo Flávio Dino (PCdoB). Segundo Alckimin, com q1uase 150 mil policiais militares, São Paulo não tem capelães.

“Nós extinguimos a capelania, não existe mais em São Paulo. Temos 84 mil policiais militares e mais polícia civil e científica em torno de 30 e poucos mil, dá um total de quase 130 mil”. Disse o ex-governador.

Geraldo Alckmin disse que a assistência espiritual dos PMs de São Paulo é feita pelos próprios membros da corporação, muitos com treinamento de pastores e padres.

A resposta de Geraldo Alckmin foi um claro recado ao governador Flávio Dino (PCdoB), que vem sendo denunciado por suposta prática de aparelhamento da Polícia Militar em favor da Igreja Assembleia de Deus.

No Maranhão, com pouco mais de 12 mil PMs, Flávio Dino criou 36 vagas de capelães, com cargos que vão de tenente a coronel e salários que superam os R$ 20 mil. O Maranhão é hoje o estado com o maior número de capelães no país, com um contingente 10 vezes maior que os estados em segunda posição.

Ministério Público

O procurador eleitoral Pedro Henrique de Oliveira Castelo Branco, da Procuradoria Regional Eleitoral do Maranhão, deu prazo para que até o próximo domingo, 6, o governador Flávio Dino (PCdoB) se manifeste a respeito da nomeação de 36 capelães na estrutura da Segurança Pública do estado.

O ofício com o pedido de esclarecimentos foi emitido no bojo do Procedimento Preparatório Eleitoral instaurado pelo procurador, que apura denúncia formulada pelo Partido Republicano Progressista (PRP) a respeito da nomeação de capelães na Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e no sistema penitenciário do estado, sem a realização de concurso público, em troca de apoio político-religioso para as eleições de outubro.

Um vídeo veiculado na reportagem da TV Mirante, que mostra Flávio Dino (PCdoB) em um evento político-religioso, em Chapadinha, aponta para a troca de favores entre o chefe do Executivo e lideranças religiosas. Uma clara troca de cargos na estrutura do sistema de Segurança por apoio eleitoral ao comunista.

No vídeo, gravado em dezembro do ano passado por cinegrafista amador, Flávio Dino aparece num discurso na igreja Assembleia de Deus daquele município, destacando a nomeação de pastores da denominação como capelães.

Na gravação, Flávio Dino revelou o envolvimento de pastores da Assembleia de Deus na campanha eleitoral de 2014, a pedido da deptuada federal Eliziane Gama (PPS). E cita também o ex-vice-governador pastor Luiz Carlos Porto, hoje seu assessor na região tocantina

Mais

O Estado tem buscado constantemente o contato com o Governo do Maranhão para obter um posicionamento sobre a questão dos capelães. À TV Mirante, na quarta-feira, o Governo informou que o número de cargos criados de capelão da PM, manteve-se na média das gestões anteriores, totalizando 6 vagas. O Executivo também informou que na Polícia Civil, no Corpo de Bombeiros e no sistema prisional, a criação de cargos de capelania, conforme previsto na constituição federal, atendeu igualmente à necessidade de oferta da assistência a esses servidores, que tiveram seus quadros ampliados na atual gestão em 50%. Já o pastor Daniel Matos, uma das lideranças da Assembleia de Deus, disse que a igreja não vai dar nenhuma posição sobre o tema.

Geraldo Alckmin confirma

chapa com Roberto Rocha,

Alexandre Almeida e José Reinaldo

Chapa do PSDB pretende protagonizar o embate eleitoral no Maranhão contra o governador Flávio Dino

O ex-governador de São Paulo e pré-candidato à Presidência da República pelo PSDB, Geraldo Alckmin, esteve em São Luís, neste final de semana, onde participou de uma série de eventos com o presidente estadual da sigla no Maranhão, o senador Roberto Rocha, que é pré-candidato ao governo do Estado, e com os pré-candidatos ao Senado, os deputados Alexandre Almeida e José Reinaldo Tavares.

Durante sua passagem pelo Maranhão, Geraldo Alckmin participou de uma reunião com estudantes universitários, de um encontro com empresários e, na manhã deste sábado (5), da inauguração da nova sede do PSDB, e do evento Maranhão Presente, que contou com centenas de representantes de todo o Estado, além de lideranças tucanas como o ex-governador e atual deputado federal, José Reinaldo, do deputado estadual Alexandre Almeida; o deputado federal Waldir Maranhão, os deputados estaduais Wellington do Curso e Graça Paz, o ex-prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, o vereador de São Luís, Estevão Aragão, entre outras lideranças políticas de norte a sul do Estado.

Geraldo Alckmin afirmou que “saio daqui com a convicção de que o Brasil e o Maranhão vão mudar e mudar para melhor”. O presidenciável destacou que o maior desafio que tem pela frente é o de “gerar emprego e renda”, e com isso fazer o Brasil crescer para melhorar a vida das pessoas. Geraldo Alckmin, Roberto Rocha, Alexandre Almeida e José Reinaldo estavam com o discurso alinhado e destacaram sempre “na política a primeira coisa que se deve fazer é dizer a verdade”.

Para o senador Roberto Rocha, pré-candidato a governador “este é um momento de reafirmação de uma necessidade política, necessidade de devolvermos o Maranhão e o Brasil ao seu povo, recolocando-os nos trilhos do desenvolvimento”. Alinhado com o discurso dos demais oradores destacou que, “o PSDB é um partido que fala a verdade, que tem o compromisso de falar a verdade, não é um partido de fanfarrões, por isso eu tenho muito orgulho de ser político no meu estado e no meu país. E apesar do momento político que estamos vivendo, temos que vencer, que construir caminhos, sempre com a verdade”.

Alexandre Almeida ressaltou que a população maranhense, ao ligar a televisão, se depara com um enorme contraste: o Maranhão que se vê hoje, real, e o Maranhão da propaganda. “Por isso, o nosso desafio é abrir uma porta para o povo maranhense, mostrar que o futuro pode ser melhor, que no amanhã os maranhenses poderão sorrir. Peço a você Roberto, e a você Alckmin, que continuem falando a verdade, porque o povo maranhense cansou de ser enganado”, concluiu.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.