Expectativa

Governo deve aguardar PIB do 1º trimestre para revisar estimativa de crescimento

Mudança nas previsões geralmente ocorre nos relatórios bimestrais de receitas e despesas do orçamento

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31

Brasília

A equipe econômica deve aguardar o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre, a ser divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 30 de maio, para revisar sua estimativa de crescimento para o ano de 2018. A declaração foi dada pelo ministro do Planejamento, Esteves Colnago.

"A gente deve esperar sair o PIB [do primeiro trimestre] para fazer uma revisão", declarou o ministro a jornalistas. Deste modo, ele indicou que, no próximo relatório de receitas e despesas do orçamento deste ano, a ser divulgado pelo governo até o dia 22 de maio, a previsão de alta do PIB, atualmente em cerca de 3%, deve ser mantida.

A expectativa de crescimento do governo para a economia neste ano está acima do que preveem os analistas do mercado financeiro. Em pesquisa realizada na semana passada com mais de 100 instituições financeiras, o BC informou, que o mercado prevê uma alta de 2,75% para o PIB neste ano. Quatro semanas antes, a estimativa de crescimento era maior, de 2,84%.

Uma mudança para baixo na estimativa de crescimento do governo para este ano tende a influenciar a previsão que consta no orçamento de 2018 e reduzir as receitas de impostos e contribuições federais, o que pode gerar uma contenção futura de gastos. Para este ano, o governo busca cumprir uma meta de déficit primário (despesas maiores do que receitas, sem contar juros da dívida pública) de até R$ 159 bilhões.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.