Transtornos

Sem transporte e asfalto, moradores da Vila Brasil sofrem

Há mais de 20 anos sem serviço de pavimentação, nem ônibus circulam mais na Avenida Tiradentes, principal do bairro, prejudicando moradores

Monalisa Benavenuto / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31

Com pavimentação precária e sem transporte público há meses, moradores da Avenida Tiradentes, no bairro Vila Brasil, sofrem para se locomover. Segundo eles, motociclistas e pedestres já caíram na via, onde o asfalto foi completamente tomado por buracos.

Onde havia asfalto, hoje só há buracos, lama e entulhos. Os moradores afirmam que há mais de 20 anos nenhum serviço de pavimentação foi feito no local. Ainda de acordo com os residentes da Avenida Tiradentes, equipes da Prefeitura foram ao local para medir e analisar alguns trechos, mas até o momento nenhum serviço efetivo foi feito.

Conforme ressaltou o aposentado João Paulo Cruz, de 84 anos, os moradores que possuem carros, não conseguem trafegar pela avenida. “Tem gente aí que está com o carro dentro de casa e não pode sair na porta mais, senão quebra o carro”, contou.
Ele disse ainda que já houveram acidentes devido à falta de estrutura na via. “Outro dia uma vizinha que vinha da feira caiu aí, coitada. Foi olhar para o lado e caiu numa quina dessa, está até cortada”, lembrou.

Além de veículos pequenos, os ônibus do bairro não trafegam mais pela Avenida Tiradentes, há mais de dois meses. “Agora, os ônibus só vêm até a Rua do Norte, pegam a feira e vão para o Parque Sabiá, mas o trajeto deles era pela Avenida Principal da Vila Brasil”, informou o motorista Expedito Junior.

Os moradores da avenida, que precisam do transporte público, têm de se deslocar até a Feira do São Bernardo, onde fica o ponto de ônibus mais próximo. Alguns moradores tentam preencher os buracos com sobras de obras, para conseguir passar pela via.

“A situação aqui está precária demais. Só não está pior, porque o meu marido e o meu pai colocaram umas quatro carradas de entulho aí, senão nem gente passava. Nem ônibus está passando mais. Quem quiser tem que pegar lá perto da feira”, contou a estudante Adriana Santos.

Apesar do que foi apontado pelos moradores, a Prefeitura de São Luís, em parceria com o Governo do Estado, iniciou em 2017 o programa “Asfalto de Rua”, uma ramificação do “Mais Asfalto”. De acordo com o programa, R$ 20,6 milhões teriam sido destinados para a recuperação de mais de 100 km de vias na capital.

O Estado manteve contato com a Prefeitura, para saber quais providências estão sendo tomadas para resolver os problemas de infraestrutura da Avenida Tiradentes, e a Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semosp) informou, por meio de nota, que a via já consta no roteiro de serviços da secretaria e deve receber melhorias nos próximos dias.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.