Arte

Maranhense na Bienal de Artes

Artista Hiorlando é selecionado para a Bienal Naïfs do Brasil 2018, que ocorrerá em agosto em São Paulo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31
Hiorlando expôs pela primeira vez em abril deste ano
Hiorlando expôs pela primeira vez em abril deste ano

SÃO LUÍS- Hiorlando será o único representante do Maranhão, ao lado de 106 representantes de 21 estados. O artista foi selecionado dentre mais de 583 artistas inscritos, de todas as regiões do país. De acordo com a organização do evento, a exposição contará com 155 obras. Hiorlando teve duas obras selecionadas: Besouro e Cachorro.

Foi no Centro Cultural Vale Maranhão, que Hiorlando realizou a primeira exposição e foi a curadoria do centro que realizou sua inscrição no processo seletivo da Bienal, escolhendo duas obras bastante especiais.

Para Paula Porta, curadora da exposição “Hiorlando’, exibida no CCVM até 20 de abril, “ser selecionado para uma mostra tão qualificada leva o artista a outro patamar de reconhecimento e lhe dará visibilidade nacional. A equipe do Mapearte, que primeiro identificou Hiorlando em Água Doce do Maranhão, e a equipe do CCVM, que preparou e cuidou de sua exposição por quatro meses, estão vibrando muito. A obra de Hiorlando enche os olhos de quem ama e também de quem conhece a arte popular, é uma conquista merecida e o Maranhão pode se orgulhar desse artista”.

A edição de 2018 tem abertura prevista para o dia 17 de agosto, na unidade do Sesc em Piracicaba, localizada na Rua Ipiranga, 155, Centro. Possivelmente a mostra seguirá também para São Paulo.

Trajetória

O artista foi descoberto em Água Doce do Maranhão, pelos pesquisadores do Mapearte, projeto realizado em parceria com o Governo do Estado e patrocínio da Vale, dedicado a mapear e registrar os artesãos em atividade no estado. Até então, suas peças eram destinadas apenas para presentear amigos e vizinhos.

Sua primeira exposição intitulada Hiorlando foi realizada no CCVM entre os meses de dezembro de 2017 a abril de 2018, e mostrou cerca de 80 peças esculpidas em madeira, bichos da água e do seco.

Nascido em 1963, o artista começou a esculpir há pouco mais de 10 anos, quando um acidente o afastou do trabalho de estivador marítimo e acabou permitindo que seu talento artístico se desenvolvesse.

Exposição de Hiorlando que foi montada no Centro Cultural Vale
Exposição de Hiorlando que foi montada no Centro Cultural Vale

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.